Mais um dia, mais uma visita de um membro do ptAnime a um restaurante de inspiração japonesa. Desta feita o local escolhido foi o Hanami Sushi, um franchise que está presente em centros comerciais um pouco por todo o país: na zona da Grande Lisboa temos no C.C. Alegro de Alfragide, no Tivoli Fórum e no Almada Fórum, e mais a norte no Braga Parque, no Fórum Coimbra e no C.C. Leiria Shopping.
Pessoalmente já por várias vezes “visitei” o de Coimbra e o de Almada. Mesmo estando geograficamente distantes, a preparação da comida e apresentação é rigorosamente a mesma, pelo que se pode concluir que, independentemente do sítio a que forem, a experiência há-de ser muito semelhante.
Hanami Sushi | Informações gerais

Dado que esta cadeia está presente em centros comerciais, foge um pouco ao estilo dos restaurantes avaliados até agora. Tem um regime de balcão, onde a partir do menu as pessoas escolhem o que desejam comer e pagam adiantadamente (pelo que se pôde perceber pelas fotos do Facebook do restaurante, apenas o Hanami Sushi do Braga Parque possui uma zona própria com mesas). É dado aos clientes um pequeno aparelho, que apita quando a sua comida está pronta. Isto permite-lhes, enquanto a comida é confecionada, encontrar uma mesa onde se possam sentar e ir buscar o seu pedido quando este estiver pronto. É um engenho bastante prático, muito usado no próprio Japão, e é uma excelente ideia a aplicar em centros comerciais, pois todos sabemos que a certas alturas encontrar uma mesa nestes sítios é uma missão quase impossível!
O atendimento ao balcão na altura do pedido foi sempre de grande afabilidade. Um ponto interessante é que, por detrás das caixas, é possível ver os cozinheiros a dar os toques finais na comida e podemos confirmar que os ingredientes e utensílios são manipulados e usados de forma higiénica (pelo menos, assim o era de todas as vezes que fui aos dois sítios mencionados anteriormente).
O preço é muito acessível, geralmente ficando abaixo de 10€ por pessoa. Os menus combinados são uma boa opção para quem quer uma refeição com variedade a um custo convidativo.
Hanami Sushi | Alimentação
Como o nome indica, o Hanami privilegia o sushi em vários formatos, como se pode constatar pelo menu acima (menu completo aqui). O maior ponto positivo é a presença dos “quentes” e das entradas, que permitem satisfazer o apetite dos que não apreciam peixe cru. As bebidas “caseiras”, como os chás, também conferem ao Hanami um factor que o diferencia não só de outros restaurantes japoneses como também de outros balcões de fast food.
Entradas
Os gyoza são, sem dúvida, a melhor das entradas. Ao contrário do que é servido na maioria deste tipo de restaurantes, os gyoza do Hanami não são apenas cozidos: são levemente fritos, o que lhes dá uma textura levemente crocante e permite que a água que está no recheio evapore. Quando estes são apenas cozidos, muitas vezes ainda se encontra água no seu interior, que acaba por amolecer demasiado o gyoza e até verter, causando nódoas ou mesmo queimaduras quando se come acabado de sair do lume. Isto não acontece, de todo, com os do Hanami!
Destaque também para a sopa miso, que se consegue aproximar bastante do sabor japonês. Tem o defeito de ser ligeiramente salgada (isto aconteceu tanto em Almada como em Coimbra), e ser servida numa tigela demasiado grande para uma entrada. Ideal quando é para ser partilhada, mas para uma pessoa apenas é demasiada quantidade.
Quentes
Tanto o teriyaki como o yakisoba são uma absoluta delícia. A dose é generosa e os ingredientes são cozinhados na perfeição. No caso particular do teriyaki, ao chegar ao fim, o molho acaba por ensopar o arroz e este perde a sua consistência pegajosa, tornando-se difícil de comer com pauzinhos. O restaurante também oferece talheres, pelo que tirar um garfo para aproveitar os últimos bocadinhos deste prato é uma boa ideia!
Por vezes o yakisoba aparenta estar com um pouco de gordura a mais, dependendo da pessoa que o confecionou. Isto não perturba em nada o sabor do prato e não lhe causa nenhum mau aspecto visualmente, mas fica aqui a ressalva.
Sushi
(Aqui tive de contar com o expertise da minha irmã, grande apreciadora de sushi e companhia nas idas ao Hanami, dado que eu não sou grande fã de comida crua…)
Escolher um preferido é uma tarefa bastante difícil. Para algo que é fast food, é incrível como pode ser dos melhores que já se comeu nestes restaurantes mais económicos. A quantidade de arroz usada e a maneira adequada da sua confeção fazem com que uma pessoa não se sinta cheia após ter comido poucas peças: há sempre espaço para mais! De notar também a qualidade do salmão, que quase parece manteiga derretendo na nossa boca. A forma como este é cortado e servido no sushi é perfeita para a sua degustação. O Super Califórnia é uma recomendação interessante, dado que é servido com uma salada de delícias do mar por cima.
Não há perigo de uma pessoa “enjoar” com a aparentemente pouca oferta, pois ao longo do tempo vão aparecendo novidades que refrescam o menu. O único aspecto negativo: o facto de as porções estarem mais pequenas do que eram ao início.
Hanami Sushi | Veredicto Final
Para quem gosta de comer regularmente sushi de boa qualidade a preços acessíveis, esta é a escolha ideal. Mesmo os que, como eu, não sejam apreciadores desta iguaria, há outras opções igualmente deliciosas. Aqui nos “quentes” é que poderia haver um pouco mais de variedade, como um prato de tempura, tonkatsu (costeleta de porco panada) ou yakitori (espetadas de frango), por exemplo. Mesmo assim, já é bastante bom haver excelentes (e deliciosas!) opções fora do sushi, que é de facto o cerne da cozinha do Hanami.
Recomenda-se vivamente a visita ao Hanami Sushi mais próximo (e também à sua página oficial e Facebook)!