O mundo está de luto com a perda de um dos pioneiros da banda desenhada, e um dos maiores ícones da cultura pop. No início desta semana faleceu, o irreverente, o adorado e o incrível Stan Lee. Tinha 95 anos. Lee desbravou todo um novo mundo de entretenimento na Marvel Comics, como o criativo por detrás de Iron Man, X-Men, Spider-Man, Black Panther, The Mighty Thor, The Fantastic Four, The Incredible Hulk, Daredevil, Doctor Strange e Ant–Man. As suas intemporais personagens heróicas inspiraram tantos ao redor do mundo e o Japão não é excepção.
STAN LEE – Criadores Japoneses reagem ao seu Falecimento:
Melhor que qualquer foto… As palavras de um incrível criador:

It sure can Stan… It sure can. You did! Thank you so much!!
Criativos da indústria anime e manga, partilharam as suas memórias e condolências relativas a esta triste notícia.
O seiyuu, Junichi Suwabe, escreveu “Stan Lee faleceu… Expresso as minhas condolências.”
スタン・リーさんが亡くなったのか…
心より哀悼の意を表します pic.twitter.com/8BLiAUsS53— 諏訪部順一 Junichi Suwabe (@MY_MURMUR) 13 de novembro de 2018
Kohei Ashiya, o diretor de animação de JoJo’s Bizarre Adventure, escreveu: “Obrigado por todos os sonhos, esperanças e heróis, Mr. Stan Lee! Suponho que vai estar a olhar pelos heróis que concebeu a partir do céu. Sorrindo às cameos.“
スタン・リー先生、沢山の夢と希望とヒーローを有り難うございました‼️
きっとこれからも、天国で自分の生んだヒーローたちの活躍を見守ってくれるんじゃないかな?カメオで笑
R.I.P. …God bless you, Thank you Stan Lee.#stanlee #StanLeeRIP #MARVEL pic.twitter.com/yRBHJEenTq— アしや(芦谷)耕平 黄金の風 ✨&ゴールデンカムイ (@asikoh009) 13 de novembro de 2018
Hirona Murata, seiyuu e idol na série anime de Stan Lee e Hiroshi Nagahama, The Reflection, escreveu: “Obrigado por trabalhar ao nosso lado e nos dar esperanças e sonhos. Nós, nas 9nine, vamos sempre estimar como o conhecemos através do anime THE REFLECTION”.
スタン・リーさん
希望や夢を与えてくれたこと、
一緒にお仕事ができたこと、
本当に感謝しています。そして、THE REFLECTION というアニメに出会えたことは
私たち9nineの、一生の宝物です。#RFLC_anime #stanlee pic.twitter.com/mUHjtXevp2— 村田寛奈 9nine (@lespros_hirona) 13 de novembro de 2018
Masato Hayate, artista manga e antigo assistente de Shotaro Ishinomori, escreveu: “Ah, Stan Lee faleceu… Eu pendurei a ilustração de Spider-man que recebi dele no quarto de Ishinomori-sensei… Rezo pela felicidade de Stan Lee no outro mundo”.
ああ、スタン・リーさんがお亡くなりに…。この時に頂いたスパイダーマンのイラストボードが、石ノ森先生の部屋に飾ってありました…。この対談の続きをあちらでして欲しいですね。スタン・リーさんのご冥福をお祈りします。 https://t.co/RNoxkxpEnC
— 早瀬マサト@幻魔大戦R連載中 (@hayasemasato) 12 de novembro de 2018
O aclamado diretor de videojogos de Metal Gear Solid e Death Stranding, Hideo Kojima, partilhou uma fotografia do seu estúdio, Kojima Productions.
— 小島秀夫 (@Kojima_Hideo) 13 de novembro de 2018
Kia Asamiya, artista manga de Silent Möbius e Nadesico, escreveu “O meu coração afundou-se com as notícias do falecimento de Stan Lee. Lembro-me como se fosse ontem quando o conheci, por coincidência, num jantar Californiano e ele encorajou-me a dar o meu melhor. Isto foi antes do meu trabalho em Uncanny X-Men. Obrigado. Expresso as minhas condolências”.
#スタン・リー 氏の訃報に心が沈む。アンキャニィXメンの仕事の前。偶然カリフォルニアのダイナーでお会いした時に「がんばれ!」と言って励ましてくれたことを昨日のように思い出す。ありがとう。心より哀悼の意を。R.I.P. #StanLee.
アメコミの巨匠スタン・リー氏死去 https://t.co/zPOr45WfLw pic.twitter.com/Gehzs9xkfP— 麻宮騎亜™@11月24日(土) 天橋立「シエナヒルズ」GO-TAN トークイベント (@kia_asamiya) 12 de novembro de 2018
Tsukasa Kotobuki, designer de personagens em Saber Marionette J, partilhou artwork que ele desenhou de Stan Lee sentado no ombro de Leopardon, da série televisiva Japonesa live-action de Spider-Man, pela Toei.
R.I.P. Stan Lee… pic.twitter.com/9C1Em5lYi6
— ことぶきつかさ (@t_kotobuki) 13 de novembro de 2018
Muitas das franquias da Marvel Comics que Stan ajudou a criar, foram adaptadas para televisão e filmes, incluindo algum anime. A Madhouse produziu adaptações anime de X-Men, Iron Man, Wolverine e Blade. A Toei Animation produziu o anime Marvel Disk Wars: The Avengers, para o mercado Japonês. Spider-Man e X-Men inspiraram ainda adaptações manga, e Spider-Man inspirou uma série tokusatsu pela Toei, em 1978.
Como é mais que sabido, Stan marcou presença em muitas das adaptações em ecrã dos comics da Marvel, nas suas famosas e incríveis cameos.
https://www.youtube.com/watch?v=HnByuUqMeko
Stan Lee fundou a Pow! Entertainment a par de Gill Champion e Arthur Lieberman, em 2001. A empresa colaborou com editoras Japonesas e Americanas, assim como estúdios anime, para produzir conteúdo.
Colaborou com a Shueisha e Viz Media para produzir o manga Ultimo, de Hiroyuki Takei, que terminou em 2015. Colaborou com a Bones e Wowmax Media para desenvolver o anime e manga Heroman, em 2010. Mais recentemente, colaborou com a Studio DEEN para desenvolver o projeto anime The Reflection, o qual estreou no verão passado.
Apesar da sua avançada idade, a verdade é que o seu sorriso por debaixo daquele icónico bigode dava a ideia que nunca nos iria deixar. Se estamos “neste mundo”, no “nosso mundo”, sem dúvida que Stan Lee foi uma peça determinante para a nossa entrada nele e para a paixão que sentimos. Ocidente e oriente unem-se no adeus a um ícone da narrativa desenhada, a um homem que marcou gerações e que agora vai ocupar o seu posto como Watcher do nosso universo. Obrigado por tudo Stan!
Baseado no artigo pela Anime News Network