ptAnime
  • Home
  • Anime & Manga
    • Textos/Opinião
    • Análises
    • Indústria Anime e Manga
    • Notícias
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
    • Análises Videojogos
  • TOPs
  • Contactos
Não foram encontrados resultados
Ver todos os resultados
ptAnime
  • Home
  • Anime & Manga
    • Textos/Opinião
    • Análises
    • Indústria Anime e Manga
    • Notícias
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
    • Análises Videojogos
  • TOPs
  • Contactos
Não foram encontrados resultados
Ver todos os resultados
ptAnime
Zelda: Link’s Awakening/DX – O primeiro jogo portátil da Franquia

Zelda: Link’s Awakening/DX – O primeiro jogo portátil da Franquia

Roberto Filho por Roberto Filho
15/06/2019
em Análises Videojogos, Slider, The Legend Of Zelda, Videojogos

Junho trás-nos sempre muitas expectativas, a E3 proporciona-nos emoções únicas nos seus anúncios! Este ano a Nintendo caprichou de forma particular e aproveitando essa hype dos dois novos Zelda que estão a chegar vamos para mais uma análise!

 

Zelda: Link’s Awakening/DX – O primeiro jogo portátil da Franquia

Finalmente chegamos a 1993 e estava na hora da franquia Zelda aventurar-se em território desconhecido. Em 1989 a Nintendo havia lançado o Gameboy, uma consola portátil com capacidade semelhante ao NES. E em 93 Zelda teve o seu primeiro jogo da linha portátil!!

The Legend of Zelda: Link’s Awakening ou O Despertar de Link, mostrou que a fórmula de Zelda poderia ser facilmente usada nos portáteis. Link’s Awakening ganhou em 1998 uma versão remake chamada Link’s Awakening DX, mesmo jogo porém colorido para o GameBoy Color. Prontos para entrar em mais essa aventura?

 


Nota

Iremos ter como estrutura destas análises a seguinte ordem: Informações Técnicas – Enredo/História – Gameplay – Gráfico – Banda Sonora.


 

Zelda: Link’s Awakening/DX – O primeiro jogo portátil da Franquia

 

Compacto, porém caprichado

Link’s Awakening (LA) foi lançado no dia 6 de Junho de 1993, completou seus 26 anos agora neste mês! Tendo Shigeru Miyamoto como produtor e Takeshi Tezuko como diretor. Desta vez Koji Kondo foi orientador de som, Kazumi Totaka, Minako Hamano e Kozue Ishikawa compuseram a trilha.

A versão DX teve uma equipa própria a revisar o conteúdo do jogo, Yoshinori Tsuchiyama foi o Diretor e Takashi Tezuka foi Supervisor, já a banda sonora ficou por conta de Yuichi Ozaki. O jogo não teve somente uma melhoria gráfica e sonora, mas também uma Dungeon extra.

 

Zelda: Link’s Awakening/DX – O primeiro jogo portátil da Franquia - gif

 

A menina e a ilha misteriosa

Eu sei que parece nome de livro de Júlio Verne, mas estamos a falar de Zelda! Enquanto navegava Link foi apanhado por uma forte tempestade, fazendo com que sua embarcação virasse. Ele então é arrastado até uma praia e salvo por Marin, uma moradora da ilha. Ao acordar Link descobre que está na Ilha Koholint.

Link é informado que a única forma de sair da Ilha é encontrando os Oito Instrumentos das Sereias e acordando Peixe do Vento (Wind Fish) no topo da Montanha Tamaranch. Desta forma Link entra em uma nova jornada, com novos inimigos e desafios ao explorar a Ilha Koholint.

 

Zelda: Link’s Awakening/DX – O primeiro jogo portátil da Franquia - Animação

 

Chaves e fechaduras

Lembram que eu falei: “O que difere de um para o outro é a mecânica chefe e a história.”  Então LA segue o mesmo padrão de gameplay de A Link to the Past. Mudam poucos detalhes, principalmente os itens, em LA temos a Roc’s Feather que nos permite saltar. Há um sistema de troca de itens, após trocar todos os itens conseguimos a Magnifying Lens e depois o Boomerang.

A mecânica chefe em LA são as Chaves para entrar nas Dungeons. Cada uma das Dungeons do jogo precisa ser aberta, para isso é necessário realizar um tipo de Puzzle externo e conseguir a chave. Algo muito interessante em LA é que o mundo está vivo, há acontecimentos que mudam os personagens de lugares. Após liberar uma ponte, Marin muda de vila e depois volta para a dela. Isso traz uma vida e dinâmica pouco vista na época.

 

Zelda: Link’s Awakening/DX – O primeiro jogo portátil da Franquia - Arte pixel

 

Cores por favor! 

Já viram um Gameboy de verdade? Não o Color nem o Pocket, o Original? Ele é gordo, não muito confortável na mão, e a sua tela… bem, pequena e escura. Ele não reproduzia o jogo em “preto e branco” como alguns emuladores fazem, ele reproduzia o jogo num inconfundível amarelo queimado. Tirando isso o jogo era bonito!

 

Zelda: Link’s Awakening/DX – O primeiro jogo portátil da Franquia — ptAnime

 

Se compararmos A Link to the Past com Link’s Awakening, fica óbvio a superioridade do Super Nintendo, porém, comparando Zelda I com LA, vemos que o Gameboy permitia uma finalização muito mais cuidada aos jogos. O jogo é lindo e carismático, conseguimos diferenciar bem os NPCs e suas características, como nariz grande, barba, e outras coisas. Eu diria que o maior problema de LA é a limitação de cor, que realmente não tinha o que ser feito.

Link’s Awakening DX pegou o que era bom e deixou lindo! Uma versão totalmente colorida, e BEM colorida! Agora sim parecia que a Ilha Koholint tinha vida! E não somente isso, mas diversos detalhes foram mudados, estátuas e até um pequeno redesign de alguns itens.

 

Zelda: Link’s Awakening/DX – O primeiro jogo portátil da Franquia - cores vs sem cores

 

Não há limitações

Quando pensamos que é necessário adaptar o que existia de Zelda até então e “comprimir” para caber no GB, logo pensamos que as músicas iriam sofrer muito. Felizmente isso não acontece, como para Zelda a banda sonora é um dos pontos mais importantes eles tiveram muito cuidado para trazer personalidade a todas as músicas.

Eu considero a versão de LA da Overworld a melhor da franquia! A melhor forma de entender uma banda sonora é ouvindo-a! Então aproveitem:

 

 

 

 

 

Como observação, esta banda sonora, de forma especial, utiliza muito uma técnica chamada Motivic Development, onde uma mesma sequência de notas ou melodias é repetida em várias músicas. Isso faz com que toda a banda esteja interligada e dá a sensação de desenvolvimento enquanto mudamos de um lugar para outro e exploramos o jogo.

 

Zelda: Link’s Awakening/DX – O primeiro jogo portátil da Franquia Julgamento final

Link’s Awakening é um ótimo título para iniciar a jornada da franquia nos portáteis. Link’s Awakening é tão amado pelos fãs que está para receber um Remake para Switch, e convenhamos, está lindo!

Acho que de todo o jogo, existe um ponto em que eu tenho que criticá-lo, ele pode vir a ser um pouco perdido. Calma que eu explico! Por diversas vezes na minha primeira tentativa de terminar o jogo eu fiquei preso, travado procurando em todo canto o que fazer. Claro que isso faz parte da dificuldade do jogo, mas em alguns momentos isso pode se tornar ingrato!

 

Zelda: Link’s Awakening/DX – O primeiro jogo portátil da Franquia — ptAnime

 

Para os amantes do jogo há uma versão do LA DX para Virtual Console no 3DS, essa que eu tenho e sempre jogo! Vou ficar por aqui, mas quero saber de vocês! Gostam de Link’s Awakening? Acham merecido esse novo remake? Vemo-nos na próxima análise!

 

 

Análises

The Legend of Zelda: Link’s Awakening/DX – O primeiro jogo portátil da Franquia

90% Pontuação

Após ser varrido por uma tempestade Link encontra-se na misteriosa Koholint Island. Ele precisará de encontrar os Oito Instrumentos das Sereias e acordar o Peixe do Vento.

Os Pros

  • Banda sonora
  • Personagens
  • História

Os Contras

  • Fácil de ficar empancado
  • Algumas mecânicas com gameplay pouco amigável

Análise

  • Pontuação Final 0%
Tags: AnálisesNESNintendoSNESThe Legend of ZeldaThe Legend of Zelda: A Link to the PastVideojogosZelda: Link’s Awakening
PartilharTweetPinEnviarPartilharPartilhar
Roberto Filho

Roberto Filho

Opa! Prazer! Sou o Beto ;) Sou brasileiro, viciado em animes e mangas desde 1995 e de video-jogos desde 1997. Gosto de distribuir minha opinião sobre quase tudo, então sinta-se livre para seguir-me nas redes! Meu MAL: https://myanimelist.net/profile/RobertoMCF

Artigos Recomendados

Pokémon TCG Scarlet & Violet - Expansões Black Bolt e White Flare Anunciadas
Notícias

Pokémon TCG Scarlet & Violet – Expansões Black Bolt e White Flare Anunciadas

por António Barreiro
07/05/2025
ptAnime High Score – Novidades Mario Kart World
ptAnime High Score

ptAnime High Score – Novidades Mario Kart World

por António Barreiro
20/04/2025
Mickey 17 - Um filme de culto 'in the making'
Análises

Mickey 17 – Um filme de culto ‘in the making’

por Inês Paredes
15/04/2025
ptAnime High Score – Street Fighter 6 e Zenless Zone Zero
ptAnime High Score

ptAnime High Score – Street Fighter 6 e Zenless Zone Zero

por António Barreiro
13/04/2025
Cinema Neo-Noir Asiático - Um beijo é mais do que um beijo, e uma arma é mais do que uma arma
Análises

Cinema Neo-Noir Asiático – Um beijo é mais do que um beijo, e uma arma é mais do que uma arma

por Inês Paredes
07/04/2025
Próximo Artigo
BLACKFOX – Anime Original revela Terceiro Vídeo Promo

Blackfox – Filme Anime revela Data de Estreia

Maou-sama, Retry! – Anime revela novas Informações

Maou-sama, Retry! – Anime revela novo Vídeo Promocional

Spirited Away - Assim foi a Estreia do Filme na China

Spirited Away - China lança Posters Espetaculares para Estreia

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Segue-nos!

Anúncio

Recomendamos...

Conhece o Hentai que surpreendeu com uma excelente animação destaque
Curiosidades

Conhece o Hentai que surpreendeu com uma excelente animação

30/07/2023
O que significa Yamete Kudasai destaque
Curiosidades

O que significa Yamete Kudasai?

26/08/2023
Overflow - Anime revela Vídeo Promocional [Aviso +18]
Anime

Overflow – Anime revela Vídeo Promocional [Aviso +18]

11/12/2019
Overflow - Manga recebe Anime [Aviso +18]
Anime

Overflow – Manga recebe Anime [Aviso +18]

22/11/2019
Usa o cupão ptanimemeshi no website da Prozis

Últimas Análises

Mickey 17 - Um filme de culto 'in the making'

Mickey 17 – Um filme de culto ‘in the making’

15/04/2025
Cinema Neo-Noir Asiático - Um beijo é mais do que um beijo, e uma arma é mais do que uma arma

Cinema Neo-Noir Asiático – Um beijo é mais do que um beijo, e uma arma é mais do que uma arma

07/04/2025
Momo e no Tegami – Análise do Filme

Momo e no Tegami – Análise do Filme

ptAnime

© 2024 ptAnime. Todos os direitos reservados.

  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos & Condições
  • Contactos

Bem vindo de volta!

Iniciar Sessão

Esqueceste a tua password?

Recuperar password

Por favor, introduz o teu username ou email para recuperares a tua password

Iniciar Sessão

Adicionar nova playlist

Não foram encontrados resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Anime & Manga
    • Textos/Opinião
    • Análises
    • Indústria Anime e Manga
    • Notícias
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
    • Análises Videojogos
  • TOPs
  • Contactos

© 2024 ptAnime. Todos os direitos reservados.

AdBlocker detetado!

Pedimos que apoies a escrita independente do ptAnime através do visionamento dos anúncios que exibimos.

Só assim conseguimos manter este conteúdo grátis para todos.