16 Músicas Retro de Kpop lançadas em 2020

A indústria da música aparenta estar numa fase de throwbacks ultimamente e o K-Pop não é exceção. Temos visto bastantes conceitos retro, talvez por causa de 2020 se tratar de ano tão difícil. Qual a melhor altura para nos deixarmos imergir em sons e estilos passados? Desde um swing jazzy de 1920, ao disco e sintetizadores dos anos 80 até ao mais recente hip hop dos anos 90, o Kpop deste ano explorou conceitos e sons de várias décadas. Aqui ficam 16 músicas estilo retro para alegrar o vosso dia.

Este top foi escrito por hgordon do site Soompi. O artigo abaixo é uma tradução do mesmo.

 

16 Músicas Retro de Kpop lançadas em 2020

 

1. Park Jin Young e Sunmi – When We Disco


Desde a sua altura nas Wonder Girls, a Sunmi nunca foi estranha ao estilo retro. Esse é um estilo que ela revisitou em 2020 com o lançamento de “pporappippan“. Já o fundador da JYP Entertainment, Park Jin Young, tem feito música há várias décadas. Os dois juntaram-se para o dueto “When We Disco“, que, tal como o nome indica, abraça a moda de dança dos anos 80 assim como o estilo trot da Coreia.

 

2. EVERGLOW – LA DI DA


As EVERGLOW afirmam que não têm tempo para haters com a viciante “LA DI DA”, uma faixa eletropop com um instrumental dos anos 80. Uma afirmação ousada e experimental mas que também coincide com este grupo feminino aguerrido, demonstrando a sua habilidade de se mostrarem numa variedade de conceitos.

 

3. SEVENTEEN – HOME;RUN


Enquanto que a maioria dos grupos optam pelas décadas mais recentes, os SEVENTEEN recuam até aos anos 20 com “HOME;RUN“, um som ao estilo swing que serve que nem uma luva ao som do grupo. No MV, os membros usam roupa de estilo retro e dançam em vários cenários vintage, desde um comboio antigo, até um salão de bowling.

 

4. GFRIEND – MAGO


As GFRIEND assumem o conceito disco com a glamorosa “MAGO”, uma faixa sobre assumir controlo da própria vida. Tanto na música como no MV, as mulheres mostram-se imponentes e confiantes com os seus movimentos disco em vários cenários de festas retro e em roupas vintage muito classy.

 

5. YooA das Oh My Girl – Diver


A YooA fez a sua estreia a solo com “Bon Voyage” mas também se deve realçar a música “Diver“. A cantora demonstra o seu lado mais ousado com esta faixa funky retro que tem uma percussão old-school.

 

6. Golden Child – Pump It Up


Pump It Up” é uma faixa de dança com uma vibe retro subtil pois parece-se tão clássica e intemporal. Faz-nos lembrar um pouco dos anos bubblegum pop mas também oferece algo refrescante que fará com se torne uma música que deixa vontade de ser ouvida durante vários anos.

 

7. MAMAMOO – Dingga


A frase “dingga dingga” representa o som de cordas de uma guitarra e é usada o que é descrito como “passar um bom bocado” de uma forma preguiçosa. “Dingga” tem sintetizadores retro, uma batida funky e um dance break fantástico.

 

8. BTS – Dynamite


Dynamite” não precisa de introdução. A faixa é uma diversão disco-pop com roupas em tema disco e uma coreografia a condizer. O êxito em inglês trouxe-nos ânimo muito necessário em 2020 e os BTS chegaram a lançar um remix dos anos 70 com um MV em estilo retro.

 

9. Brave Girls – We Ride


As Brave Girls levam-nos numa viagem no tempo com “We Ride“, uma faixa city pop que usa o som dos anos 80. Esta música é uma viagem relaxante, bastante fácil de ouvir, com um MV com um tema retro que combina bem.

 

10. Jongup dos B.A.P e YUNHWAY – HEADACHE


Mesmo sendo chamada “HEADACHE” esta música do Jongup é muito divertida e fácil de ouvir. A sua batida groovy e um som retro, com um MV e roupa vintage, que o cantor faz funcionar sem qualquer esforço, apenas acrescentam a um bom lançamento. É uma estreia a solo menosprezada e altamente viciante do Jongup.

 

11. Yukika – SOUL LADY


Se andam à procura pela moda retro no K-Pop, devem ouvir a Yukika. A cantora não é estranha a sons vintage e prova disso é o seu álbum de 2020, “Soul Lady”. A faixa principal, “SOUL LADY” é uma música city pop que parece que foi feita nos anos 80.

 

12. SSAK3 – Beach Again


O grupo projeto com o tema dos anos 90, SSAK3, que foi formado no programa da MBC, “How Do You Play?”, e que conta com o Yoo Jae Suk, a Lee Hyori e o Rain, lançou a música “Beach Again” que é pura diversão retro de verão que vos vai deixar a sentir nostálgicos. Para além disso, através do MV podemos ver um guarda-roupa vintage que vos vai dar vontade de usar neon!

 

13. EXO-SC e MOON – 1 Billion Views


O Sehun e o Chanyeol dos EXO são a definição de chill com esta faixa retro refrescante. “1 Billion Views” combina o hip hop old-school com batidas disco, tudo junto num MV vintage e psicadélico. Desde o som funky da guitarra até ao cantar do duo, isto é “música para os nossos ouvidos”.

 

14. APRIL – LALALILALA


As APRIL mantêm o equilíbrio entre retro e refrescante com “LALALILALA”. O instrumental dos anos 80 não é poderoso o suficiente para se chamar um autêntico throwback mas os sintetizadores retro combinam com a melodia contagiante para criar uma música nova e entusiasmante.

 

15. NCT U – 90’s Love


Sabemos perfeitamente a que década é que os NCT U estão a referir-se, graças ao título “90’s Love“, e esta música não desaponta! O  grupo descreveu a música como “newtro“, uma combinação entre elementos retro dos anos 90 com sons mais contemporâneos, no entanto, são os scratches de DJ e a percussão vintage que tornam esta música tão nostálgica.

 

16. TWICE – I CAN’T STOP ME


Esta música das TWICE abraça o synthwave pop dos anos 80 com um sentimento imersivo retro. Este é um som mais maduro para as TWICE, que o atuam como se nada fosse.

 

Menções honrosas: 

  • Lee Suhyun (AKMU) – Alien;
  • fromis_9 – Feel Good (SECRET CODE);
  • TXT – Blue Hour;
  • LOONA – Voice;
  • Apink – Dumhdurum;
  • B1A4 – Like A Movie;
  • DONGKIZ I:KAN – Y.O.U.

 

>> Para mais notícias sobre K-pop, clica AQUI!

 

Para saberes todos os Comebacks de Janeiro de 2021, clica AQUI! <<

 


Artigos relacionados:

TOP 25 de MVs Mais Vistos de 2020 – KPOP

Coreanos votam Músicas e Artistas mais Notáveis de 2020


 

Fonte: Soompi

 

Artigos Relacionados

Shaman King – Novo Anime recebe 3º Vídeo Promocional

The Blue Period. – Anime antevê Opening em Novo Vídeo

Vanitas no Carte – 2ª Parte do Anime Estreia em 2022