Esta é a quarta curta do evento Japan Animator Expo. Mais uma bela relíquia para maravilhar os amantes de animação!
Carnage | A História
Apenas o cadáver restou. Uma mulher armada, caminha à frente de um passado assombroso. Começa a vingança, por tudo o que lhe foi feito. Um a um, a aldeia será mergulhada em sangue, até à vingança final!
Carnage | Um enredo promissor!
O enredo de início ao fim não nos entrega nada de novo. No entanto, o bom desenvolvimento da personagem principal eleva a narrativa a algo mais, a algo que nos prende e que quase não conseguimos explicar o porquê. Talvez seja pela partilha da dor possível pela qual esta passou, ou pela transmissão de toda a agonia diária que esta atravessa.
O rápido desenvolvimento da ação, impede que a construção fresca do enredo eleve o tema vingança, a outro patamar. Não dá tempo suficiente para criar ligações emocionais, não dá tempo para sentirmos satisfação pela morte de um vilão, não dá tempo para sentirmos o desejo de querer ver a personagem a aniquilar um a um. Este afastamento impede-nos a nós público, de sentir a vingança no seu sentido mais literal.
Por outro lado, toda a gestão narrativa encontra-se muito bem executada, preenchida de metáforas visuais de modo a poupar algum tempo de ecrã.
Carnage | Aguarelas e carvão?
Os materiais usados, ajudam a criar com arte e profissionalismo duas coisas muito importantes nesta curta-metragem: ambiente e tema. A época leva-nos a viajar no tempo do velho-oeste, onde as cidades sem lei eram domínio dos mais fortes. Deste modo, os materiais utilizados fazem com que no pouco tempo a que somos expostos ao visual, sejamos facilmente integrados naquele universo.
Este ponto leva-nos então ao tema. A vingança é o veículo narrativo da obra, sendo esta quem conduz as motivações da personagem e quem produz a história. Aguarelas, carvão e materiais semelhantes, são tudo técnicas de desenho mais cruas e “menos polidas”, esculpindo assim a problemática da obra. Afirmar: “vingança é um prato que se serve frio”, deixa então de ser algo apenas transmitido por palavras e ações, passando a ser algo também transmitido, com mestria, através da linguagem visual.
Carnage | Juízo Final
Com tantas histórias sobre vingança, torna-se atualmente complicado escrever algo revigorante nesta temática. É ainda mais complicado, arriscar desenvolver algo sobre este assunto em meia dúzia de minutos. Um dos elementos que considero principais, para que uma história com esta fórmula funcione, é a ligação emocional. Em 6 minutos não é possível apresentar um universo, personagens, razões, histórias e conclusão.
A arte é incrível, cada frame é uma pintura clássica digna de ser contemplada. A composição sonora, está ao mais alto nível, sendo um dos elementos que carrega às costas a história, escondendo muitos dos vazios narrativos. É facilmente visível que todo o departamento artístico visual e sonoro, brilham com qualidade.
Por fim, isto mostra-nos um belo exemplo de uma obra que tem asas promissoras, mas não consegue voar.
Análises
Carnage
Carnage leva-nos a viajar no tempo do velho-oeste, onde as cidades sem lei eram domínio dos mais fortes.
Os Pros
- Uma incrível e original criação do ponto de vista técnico que não deverão perder!
Os Contras
- Pouco tempo para executar a forte temática