Na culinária oriental, são encontrados diversos pratos feitos com massas.
O yakisoba, originário do Japão, é amplamente apreciado em vários países do mundo e consiste numa combinação de ingredientes, como cebola, frango, legumes, molho de soja e macarrão específico. Apesar do seu sucesso, a Ásia apresenta um extenso cardápio de estilos de massas que enriquecem ainda mais a culinária oriental.
Conhece a variedade de massas na Culinária Oriental
Bifum
Produzido a partir de arroz, o Bifum é uma massa cortada em tiras finas e delicadas.
Originária da China, esta massa é também consumida em diversos países, como Índia, Vietnam e Indonésia. A sua versatilidade na culinária permite a preparação de diversos pratos, sendo também uma opção para aqueles que sofrem de intolerância a glúten, pois é livre dessa proteína.
Entre as receitas tradicionais que utilizam o Bifum, destacam-se saladas, opções com frango e legumes, sopa de miso e rolinho vietnamita. Este último é elaborado com sumo de limão, pimenta, alho, gengibre, molho de soja, caldo de peixe e a própria massa como recheio.
Dangmyeon
Conhecido também como macarrão de vidro, o Dangmyeon é uma massa feita à base de batata-doce originária da Coreia.
O seu apelido deriva da sua característica transparente. Muito versátil, esta massa é utilizada no preparo de diversos pratos, inclusive opções vegetarianas.
Na culinária coreana, o Dangmyeon é a base da receita do Japchae, um prato que combina a massa com carne, legumes, molho de soja, óleo de sésamo e açúcar. Em versões vegetarianas, a carne é substituída por cogumelos regionais.
Udon
Feita a partir de trigo, a massa Udon apresenta uma textura espessa e é bastante popular na culinária japonesa.
A sua origem é incerta, embora se acredite que o Udon tenha sido criado no Japão pelo sacerdote budista Kobo Daishi, por volta do início do século IX, possivelmente inspirado nas suas experiências durante uma viagem à China.
O Udon é muito versátil, sendo utilizado em uma variedade de pratos, tanto quentes durante o inverno quanto frios no verão. Além disso, a sua preparação muitas vezes inclui ingredientes sazonais, adaptando-se às particularidades regionais e climáticas do local.
Soba
De origem japonesa, o Soba é uma massa feita a partir do trigo sarraceno (também conhecido por trigo-mourisco), podendo algumas variedades incluir algas e matcha na sua composição. Este macarrão é apreciado tanto em preparações quentes quanto frias, sendo frequentemente acompanhado de tofu, ovos, tempura de legumes e molho de peixe.
No Japão, acredita-se que o consumo de Soba traz prosperidade, longevidade e felicidade. Em virtude dessa crença, o prato é tradicionalmente servido durante as celebrações de passagem de ano e como gesto de boas-vindas a novos vizinhos, simbolizando a prática da boa vizinhança e proximidade.
Harussame
Assim como o Dangmyeon, o Harussame é um tipo de macarrão de aparência translúcida.
Originário da culinária chinesa, esta massa é produzida a partir de feijão moyashi, batata e água. Frequentemente encontrado em sopas e saladas, também é utilizado em pratos que incluem peixes e vegetais. A sua característica de ser isento de glúten e de baixo teor calórico faz dele uma escolha popular para quem busca opções mais leves em suas dietas.
De modo geral, a culinária oriental tem como um dos objetivos proporcionar sabor e equilíbrio nutricional em suas refeições.
Os pratos que têm como base massas são enriquecidos com diversos tipos de ingredientes e temperos, incluindo legumes, carnes e caldos. A combinação desses elementos resulta em refeições saborosas que também representam fontes de nutrientes, como vitamina E, vitaminas do complexo B e proteínas.