Apostamos que tu, tal como nós, não eras nascido na altura em que os nomes que te trazemos hoje estavam em voga, mas sabias que foram eles que desbravaram caminho para os teus ídolos? Vamos falar da primeira geração!
Pouco esclarecido? Não te preocupes! A K-Pop Covers Portugal, em parceria com o ptAnime, traz-te hoje uma introdução aos tempos quase pré-históricos do k-pop.
Nos próximos quatro meses, a nossa equipa irá enaltecer as variadas gerações do género musical, de forma a demonstrar a sua evolução e impacto na comunidade de fãs — tema central da sétima edição da nossa gala anual de prémios, “K-Pop Covers Awards Portugal”, a realizar-se no dia 2 de março de 2023, no Auditório Francisco de Assis, no Porto (bilhetes já disponíveis!).
Damos-te, portanto, as boas-vindas ao STUDIO K-POP de NOVEMBRO. Descobre connosco dois dos artistas que enriqueceram o panorama deste género que tanto gostas.
Conhece os Mestres da Primeira Geração do Kpop – STUDIO K-POP
Yoo Young Jin
Conhecido por ser o pai da música da SM Entertainment, Yoo Young Jin, nasceu dia 10 de abril de 1971, em Gochang, na Coreia do Sul. Embora seja menos conhecido pela sua carreira como cantor que de compositor, produtor e escritor, o artista entrou na SM Entertainment nos anos 90 e lançou o seu primeiro álbum, Blues in Rhythm, em 1993.
Antes do seu início de carreira na SM Entertainment, Yoo Young Jin foi dançarino para o canal coreano MBC, onde se deixou inspirar pelas artes do espetáculo. Cedo concluiu que, para si, a música ultrapassa os limites do audível e se mistura com a magia do observável, criando uma relação inseparável entre as duas formas de perceção. Esta mistura é crucial para entender todo o percurso do compositor que te trazemos hoje.
Não só vingou como cantor na SM, tendo-se estreado em 1993 e lançado, desde então, três álbuns, como viu o seu talento ser reconhecido pelo próprio fundador da mesma empresa, Lee Soo Man. Este reconhecimento deu a Yoo Young Jin o poder de se tornar aquilo que é presentemente: o pai da música desta companhia.
Desde “Mirotic” dos TVXQ a “Regular” dos NCT 127 e passando por outros êxitos, como “Savage” das aespa, “Sorry, Sorry” dos Super Junior e “Genie” das Girls’ Generation — muitos deles (ou até todos!) nossos conhecidos —, o que não mencionámos ainda foi que Yoo Young Jin escreveu, compôs e produziu a música de estreia dos H.O.T, em 1996, considerados hoje um dos grupos que fundou e liderou a primeira geração do k-pop. O seu trabalho multiplicou-se a partir desse ano, tendo nascido muitos outros hits desde então.
Ao aliar a sua visão da música como uma arte performativa, realçada não só no que ao trabalho instrumental e vocal diz respeito, mas expandindo também à vertente coreográfica, Yoo Young Jin idealizou os primeiros passos de dança que figuraram em coreografias dos H.O.T. Assim, quando produz música, o artista tenta considerar todos os aspetos da performance, para melhor chegar ao espetador. Não é por acaso que a SM tem sido das maiores e mais inspiradoras “fábricas” de música pop sul-coreana!
Yoo Young Jin conta com mais de 2000 músicas escritas e 180 publicadas ao longo do seu percurso na SM. Porém, o trajeto nesta companhia chegou ao final este ano, quando seguiu os passos de Lee Soo Man e abandonou a empresa após venda e troca de gestão da mesma.
Kim Jae-duck
Natural de Busan e nascido a 7 de Agosto de 1979, Kim Jae-duck é um dos membros fundadores do grupo masculino Sechs Kies, da DSP Media. Ao lado dos H.O.T, os Sechs Kies são considerados pioneiros na primeira geração do k-pop.
Antes da estreia dos Sechs Kies, em abril de 1997, Kim Jae-duck e um amigo seu de Busan, Lee Jai-jin, formaram um grupo de dança chamado Quicksilver. Ambos, como crew, treinaram na empresa de Lee Juno, um dos membros dos famosos Seo Taiji and Boys. Contudo, após recomendação a superiores da Daesung Entertainment, tanto Kim Jae-duck como Lee Jai-jin se tornaram membros do grupo que a companhia fundou, os Sechs Kies, vendo as suas habilidades ao nível da dança reconhecidas.
Considerados dançarinos altamente talentosos, após a mudança de Busan para Seul para integrar os Sechs Kies, tanto Jae-duck como Jai-jin tiveram a tarefa de coreografar os diversos êxitos do grupo musical a que pertenceram.
Muitas vezes considerados rivais dos H.O.T, o sexteto tornou-se um grupo de referência, com músicas a habitar as tabelas de êxitos da altura. Observava-se, além do mais, uma tendência geral para serem os membros dos grupos da primeira geração os coreógrafos dos seus próprios hits.
Todo este trabalho deu destaque à Daesung Entertainment, tornando-a uma das maiores empresas de entretenimento da Coreia do Sul. Hoje conhecida como DSP Media e subsidiária da RBW, a empresa é casa de artistas como Fin.K.L, KARA, Rainbow, April e KARD, e deve o sucesso dos artistas posteriores a Jae-duck, Jai-jin e aos restantes Sechs Kies.
Porém, a carreira do grupo de Kim Jae-duck na primeira geração foi curta, durando apenas 3 memoráveis anos. Já fora dos Sechs Kies foi convidado pela empresa onde esteve com o seu grupo para se tornar instrutor de dança, mas acabou por se juntar a um dos seus ex-colegas, Jang Su-won, e formou o duo J-Walk numa nova companhia.
Jae-duck esteve de volta aos palcos com o grupo de origem, em 2016, agora sob alçada da YG Entertainment. Tem participado, na última década, em programas de entretenimento e foi apontado, em 2014, como diretor na TN Nation Entertainment em parceria com Tony An, que foi um dos seus antigos rivais dos H.O.T.
Com grupos tão marcantes como H.O.T e Sechs Kies, não é à toa que todos os anos vemos artistas das gerações mais recentes a prestar tributo aos que antes deles vieram. Temos, por exemplo, grupos como NCT Dream a lançarem o seu atual remake do êxito “Candy” dos H.O.T., mas certamente poderás ver outros.
Esperamos que tenhas gostado do STUDIO K-POP deste mês. Em dezembro, a K-Pop Covers Portugal regressa para mais músicas e danças de k-pop, com todas as informações, detalhes e curiosidades sobre os mestres que as criaram. Aproveita e segue-nos nas nossas redes sociais, para ficares a par de todas as nossas novidades. Todos os nossos links encontram-se disponíveis aqui.
Artigos Relacionados:
Conhece os Mestres por trás das IVE e LE SSERAFIM – STUDIO K-POP
Conhece os Mestres por trás de KEP1ER e TXT – STUDIO K-POP
Conhece os Mestres por trás de ATEEZ e MAMAMOO