Deadman Wonderland | Análise

por Tiago Fonseca
Anime Deadman Wonderland

O ano de 2011 tem sido vasto em animes de qualidade. A fasquia está alta. Porém, mesmo assim, ainda há quem se destaque entre os melhores. Hoje o ptAnime analisa um desses casos, Deadman Wonderland.

 

Deadman Wonderland | A História

Deadman Wonderland conta-nos a história de um aluno de 14 anos, Ganta Igarashi, e como, de um momento para o outro, a sua vida dá uma volta de 180 graus e se torna num verdadeiro caos. Num dia que nada de anormal tinha, Ganta e os seus colegas de turma são atacados por um misterioso homem de vermelho. Não houve aviso, não houve tempo de pensar e muito menos de reagir. A destruição foi tal que no meio das ruínas da sala de aula só dois corações batiam. O de Ganta, que batia com muito mais força ao ver todos os seus amigos mortos, e o daquele estranho homem, partindo do princípio que mesmo tendo cometido tal crime, tinha coração. Isto porque durante tal carnificina nem um pingo de remorsos demonstrou, nem uma palavra proferiu, apenas deixou um fragmento vermelho no peito de Ganta e sorriu.

Sendo Ganta o único sobrevivente, naturalmente se torna o suspeito principal do homicídio dos vários jovens e, após um julgamento algo manipulado, é condenado a pena de prisão perpétua. A sentença deverá ser cumprida na prisão mais vistosa do Japão. Deadman Wonderland! Uma prisão privada, tornada numa atracão turística onde os prisioneiros são bonecos num jogo de marionetas comandado pelos directores.

Aqui começa uma dupla batalha para Ganta. Uma luta física, inerente a uma prisão que abriga os mais perigosos criminosos que não têm hipóteses de reabilitação, e uma luta psicológica contra a sua mente e consciência, sobre o que fazer agora que a sua vida lhe foi tirada.

 

Deadman Wonderland

Ganta Igarashi

 

Deadman Wonderland | Ambiente e Enredo

Deadman Wonderland passa-se num futuro próximo, por volta de 2020. Em 2007, um enorme acidente devastou a cidade de Tóquio. A capital japonesa ficou irreconhecível e é agora conhecida por Saitama. Do acidente pouco se sabe, as suas causas ou os factos que levaram a que ele acontecesse são desconhecidos, portanto, é referido apenas por Red Hole (Buraco Vermelho).

Na agora capital foi construída a Deadman Wonderland, uma prisão que esconde muita coisa e à primeira vista passa bem por um parque de diversões. Os prisioneiros são obrigados a participar em espectáculos para ganharem dinheiro que necessitam para sobreviver. Estes espectáculos lembram um pouco o tempo em que os Romanos iam ao coliseu ver batalhas até à morte. Aqui fazem-se desde corridas a lutas mano a mano, com milhares de espectadores, de todas as classes, onde os prisioneiros são vistos como animais cujas vidas não têm valor.

Mas este lugar tem mais segredos. Divisões e celas secretas, onde habitam aqueles prisioneiros mais violentos que não podem voltar à sociedade e que possuem poderes capazes de grande destruição. Algo que devem descobrir por vocês mesmos.

 

Deadman Wonderland | Relação Manga/Anime

A manga de Deadman Wonderland, criada por Jinsei Kataoka e desenhada por Kazuma Kondou foi publicada na Shonen Ace em 2007. Quatro anos mais tarde foi feita a adaptação da manga para anime. O problema neste caso é que o lançamento de capítulos não é semanal e assim sendo, mesmo tendo a manga estreado em 2007, ainda não chegou aos 50 capítulos.

Isto pode ser visto como uma boa ou má notícia. Por um lado é muito bom, porque se a história continua a ser lançada no manga existe a forte possibilidade de ser lançada uma segunda temporada do anime. Por outro lado, o baixo ritmo a que os capítulos são lançados pode querer dizer que a ser lançada uma segunda temporada vai ser preciso esperar algum tempo.

 

Anime Deadman Wonderland

 

Deadman Wonderland | Juízo Final

Vamos começar pelos pontos negativos deste anime. Primeiro, o anime é curto. Doze episódios é muito pouco. Principalmente quando o comparamos com outros que têm para cima de 20 e não têm metade do interesse. No entanto, pode-se justificar pelos factos explicados na relação Manga/Anime. E já não há segundo, estão ditos os pontos negativos.

A partir daqui é só dizer bem. Este anime começa com um ritmo altíssimo e teima em não abrandar. Muita acção, personagens de grande nível, quer em personalidade como em habilidades, mistério, suspense, e muito mais. Melhor que ler esta análise, só mesmo ver a série.

Nós por cá no ptAnime recomendamos vivamente esta produção. Uma coisa é certa. O último episódio vai deixar vontade de saber o que vem a seguir. Mas lembrem-se! Antes de irem a correr ler o manga, passem por cá e digam-nos o que acharam.

 

 

 

 

 

Comentários via Facebook
0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.