Na base de toda a contestação e discussão à volta da milionária figura da Vocaloid Hatsune Miku está uma conferência dada por Hiroyuki Itoh, diretor da Crypton Future Media, empresa por trás da criação a famosa figura, a 23 de agosto.
A palestra apresentada na OngaCREST Symposium 2014, relativa à pesquisa musical foi, na sua maioria, encorajadora, reforçando a popularidade e crescente número de visualizações dos famosos vídeos musicais da franquia Vocaloid no site Nico Nico Douga. No entanto, um artigo do prestigiado centro de informações J-Cast, contestou ativamente o majorativo discurso do diretor: de 77 músicas lançadas em 2012, a produção ficou reduzida para umas meras 7 músicas neste ano da franquia Vocaloid-Hatsune Miku. J-Cast vai mais longe ainda, afirmando que o inspirador estilo da Vocaloid está aquém das produções anteriores e a qualidade musical está em declínio. A conspiração está lançada: estará a empresa a livrar-se lentamente de uma das maiores e mais populares produções de animação musical?
A resposta não tardou, Itoh respondeu, pelo Twitter, aos provocadores comentários. Numa mensagem profundamente sentida, demonstrou-se ofendido com as palavras do site, reafirmando o poderio e as constantes visitas à obra Vocaloid no seu global. Apesar do declínio de visualizações (apenas 5 milhões no Nico Nico) das novas músicas da franquia, verifica-se um aumento de visualizações da playlist Vocaloid. Assim, o diretor termina reforçando uma ideia referenciada na conferência: quando existe uma obra tão extensa quanto esta há uma tendência irrevogável para a dispersão, daí o número de visualizações por vídeo estar a diminuir e no geral a franquia estar a aumentar a popularidade.
Resumindo: Hatsune Miku está de óptima saúde e recomenda-se. Resta saber se se manterá assim.
Fonte: Anime News Network