É com enorme pesar que noticiamos o falecimento de Akira Toriyama. O grande mestre manga faleceu no passado dia 1 de março, devido a um hematoma subdural agudo. Tinha 68 anos.
A cerimónia fúnebre decorreu de forma privada, organizada pela sua família. Esta não está a aceitar presentes, visitas, ofertas, não estando também a aceitar entrevistas.
O Bird Studio, estúdio de produção e design de Toriyama-sensei, planeia organizar um encontro fúnebre no futuro.
Faleceu Akira Toriyama o criador de Dragon Ball
Information ; Dear Friends and Partnershttps://t.co/85dXseckzJ pic.twitter.com/aHlx8CGA2M
— DRAGON BALL OFFICIAL (@DB_official_en) March 8, 2024
Akira Toriyama iniciou o seu primeiro manga serializado, Dr. Slump, em 1980, o qual inspirou duas séries anime e vários filmes. Seguiu-se, pois claro, Dragon Ball, cuja serialização se iniciou em 1984 e terminou em 1995, mas encontra-se ainda a inspirar várias sequelas e spinoffs manga e anime.
A adaptação anime de Dragon Ball, a sua sequela Dragon Ball Z e as suas numerosas sequelas e filmes são tão renomadas como o manga e o seu protagonista, Goku, é uma personagem reconhecida em todo o mundo.
A par de Dragon Ball, Toriyama-sensei é igualmente conhecido como o designer de personagens para os videojogos Dragon Quest, Chrono Trigger e Blue Dragon.
Recentemente, o mestre estava a trabalhar de perto com a produção do anime Dragon Ball Daima, o mais recente título da franquia, estando igualmente creditado com a história da série e os designs de personagem. O seu manga Sand Land também inspirou recentemente uma adaptação em filme anime, que estreou em agosto 2022, uma série anime com estreia marcada para 20 de março, e um jogo que será lançado a 26 de abril.
É com profunda tristeza que noticiamos este óbito e oferecemos os nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos de Akira Toriyama-sensei.
É impossível colocar por palavras o que sentimos ao tomar conhecimento desta notícia. Dragon Ball foi um manga formativo para tantos de nós e o seu impacto quer nos leitores, quer nos espectadores, sente-se até aos dias de hoje. Já para não falar de todos os fãs do mestre que mais tarde se tornariam eles mesmo criadores manga e anime e se inspirariam nas suas obras. Toriyama-sensei era uma lenda vida, e mesmo que tenha partido, tudo o que ele criou, tudo o que ele inspirou, e todo o seu simbolismo vão manter o seu espírito vivo no coração de todos os que adoram ou vão adorar as suas obras.
Que descanse em paz…. :'(