Na terça-feira, a autora Kazuki Sakuraba anunciou, no blog oficial para a sua série light novel Gosick, que a ilustradora Hinata Takeda faleceu em janeiro, devido a uma doença não especificada. A edição de junho da revista Dragon Age (Kadokawa) está igualmente a noticiar o falecimento de Takeda-sensei.
Faleceu Hinata Takeda – Ilustradora de Gosick:
「武田日向さん」
ゴシックブログ更新しました。https://t.co/zF3XMNWOKs pic.twitter.com/VEbuwdvN7b— 桜庭一樹 (@sakurabakazuki) 9 de maio de 2017
Takeda-sensei é talvez mais conhecida por ilustrar os novels de mistério de Sakuraba-sensei, Gosick, os quais inspiraram uma série anime em 2011. Takeda-sensei desenhou arte para os primeiros seis volumes, assim como os primeiros três volumes da série sequela, GosickS.
Ela desenhou e escreveu a série manga Yaeka no Karte, a qual foi serializada entre 2001 e 2003. Ela lançou, também, o manga Ikoku Meiro no Croisée (La croisée dans un labyrinthe étranger/Croisée in a Foreign Labyrinth) em 2007, que também inspirou uma série anime em 2011.
No blog, Sakuraba-sensei relembrou a sua experiência de trabalhar com Takeda-sensei, dizendo que foi o seu editor que a chamou a atenção sobre a ilustradora, depois de ter notado na arte de Yaeka no Karte. Sakuraba-sensei denotou que, desde que ficou pela primeira vez arrebatada pela arte que Takeda-sensei submeteu para o primeiro volume de Gosick, resolveu escrever a história de forma a que precisasse das ilustrações da mestre, mas admitiu que essas ilustrações facilmente suplantaram a sua própria escrita.
Sakuraba-sensei escreveu que Takeda-sensei desenhou a sua última ilustração para Gosick, em 2011. A ilustração foi para a arte da caixa destinada aos DVD de lançamento nipónico (imagem acima).
Disse, ainda, que Takeda-sensei não andava nas melhores condições de saúde, mesmo quando estava a desenhar essa ilustração, mas que mesmo assim a completou.
Fontes: Anime News Network / Otaku USA Magazine