Nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, a RTP2 irá contemplar os espetadores com três magníficos filmes de animação japonesa.
Filmes Anime na RTP2
A Família Yamada (Tonari no Yamada-kun)
Memórias de Ontem (Omoide Poroporo)
Pom Poko – A Grande Batalha dos Guaxinins (Heisei Tanuki Gassen Ponpoko)
Para os amantes de um bom filme em família embrenhados pelo espírito natalício, o canal público português RTP2 oferece 3 obras dos conceituados Studio Ghibli, cada uma delas com temáticas bem familiares ideais para maravilhosos serões atrás do pequeno ecrã.
Tonari no Yamada-kun (My Neighbors the Yamadas) – Dia 24 de dezembro – 22h47m
Takashi Yamada e a sua louca esposa Matsuko, que não possui talento para dona de casa, navegam por entre altos e baixos do trabalho, do casamento e da vida familiar. Com uma avó de língua afiada que vive com eles, um filho adolescente que gostaria de ter pais mais “fixes” e uma filha travessa cuja voz é incomum para alguém tão pequeno, até o cão da família tem problemas!
Omoide Poroporo (Only Yesterday) – Dia 25 de dezembro – 22h45m
Taeko Okajima é uma típica “mulher de negócios” de uma grande empresa, numa grande cidade. Quando tira férias para ir ao campo, no Distrito de Yamagata, a terra natal do seu cunhado, a viagem faz-la recordar-se do seu 5º ano de escola. Durante a sua estadia em Yamagata, ela trabalha muito e é feliz como uma agricultora, rodeada de amigos e vizinhos, trazendo consigo mais memórias passadas. A hospitalidade dos intervenientes fazem-na reconsiderar nas suas escolhas de vida.
Heisei Tanuki Gassen Ponpoko (Pom Poko) – Dia 26 de dezembro – 16h10m
Um grupo de tanuki (guaxinins), que vive nos arredores de Tóquio, enfrenta a destruição do seu habitat. Juntos decidem defender as suas casas usando talentos de transformação para travar o desenvolvimento. Dois deles, particularmente talentosos na arte de transformação, são enviados para Shikoku para pedir ajuda a três sábios. Enquanto isso, os restantes fazem o seu melhor para romper o canteiro de obras, causando acidentes, e até assombram o local. Contudo o humanos são muito persistentes e rapidamente os tanuki são forçados a usar mais medidas extremas para salvar a sua casa.
Fonte: RTP 2