Como já devem saber, a Golden Week é uma época particularmente especial no Japão. Se ainda não leram o nosso artigo sobre isto, podem fazê-lo aqui!

Resumidamente, trata-se de uma série de feriados quase consecutivos (29 de abril e os dias 3, 4 e 5 de maio) que resulta numa semana de “férias” para os japoneses. Muitos aproveitam esta época para visitar as suas famílias ou fazer turismo dentro e fora do Japão.
Golden Week 2019 – O que Muda?
No entanto, este ano esta ocasião vai ser ainda mais especial, pois coincide com a data de transição imperial.
No próximo dia 30 de abril, o atual Imperador Akihito abdicará do trono em favor do seu filho Naruhito. Este será oficialmente coroado no dia seguinte, 1 de maio, dando início à nova era Reiwa.
Assim sendo, o primeiro de maio vai ser celebrado como feriado apenas este ano, para comemorar este importantíssimo evento. Dado que a lei japonesa prevê que, se um dia útil estiver “entalado” entre dois feriados, este também deve ser considerado feriado, este ano os dias 30 de abril e 2 de maio também vão ser dias de descanso.
A acrescentar a isso, o dia 29 de abril calha a uma segunda-feira. Então, os japoneses poderão gozar de 10 dias consecutivos de feriado, desde 27 de abril (sábado) a 6 de maio. Este último, apesar de ser a uma segunda-feira, também está incluído nesta “cadeia” – também segundo a lei nipónica, se um feriado calha a um domingo, este é celebrado na segunda-feira seguinte.
À partida, parece uma semana de sonho, sobretudo para quem tem negócios na área do turismo! Contudo, existem vários problemas com esta super-Golden Week noutras áreas. Como nesta altura o Japão fica praticamente parado, podem surgir uma série de perturbações na vida quotidiana – filas maiores para aceder a multibancos ou constrangimentos nos hospitais e clínicas, como explica este artigo da Japan Times.
Apesar de eventuais conturbações, todo o mundo está ansioso por observar esta mudança de era no Japão. Apesar de ser um ato simbólico, é um evento único na vida de qualquer um!
Esperemos que a era Reiwa continue a trazer prosperidade ao país do Sol Nascente e, se possível, também à sua relação com Portugal 🙂
Hiroshima – Guia do Gaijin para o Japão
Artigos Relacionados com o Japão