A entidade supervisora de media japonesa, denominada grupo BPO recebeu queixas sobre conteúdo em anime. O referido grupo de Organização de Ética de Transmissão e Melhoramento de Programas (traduzido de Broadcasting Ethics and Program Improvement Organization) divulgou uma listagem dos comentários dos espetadores, recebidos durante o mês de julho, os quais incluem várias queixas sobre o conteúdo de certos animes. Apesar dos comentários negativos descreverem o conteúdo, os títulos das obras não foram divulgados.
Uma queixa refere-se a um anime que é transmitido ao final da noite que, embora use modificação sonora, tem falas que são reconhecíveis como termos vulgares para genitais. Adicionalmente “usa um gesto que sugere relações sexuais”. O comentário elabora ainda que a série vai longe de mais porque até crianças podem adivinhar o que as luxuriosas expressões significam.

O anime SHINOMETA: A Boring World Where the Concept of Dirty Jokes Doesn’t Exist (acima), que estreou ao final da noite em julho no japão, usa os gestos descritos assim como as palavras censuradas para genitais.
Outra queixa citou o ending de um anime para crianças que apresenta raparigas em fatos de banho. O comentador denotou que é “desnecessário” numa animação para crianças e que “mostra falta de consideração, uma vez que há vários predadores de crianças.”
A segunda sequência ending do anime de 2015, PriPara, incluía cenas de raparigas na praia em fatos de banho.
https://www.youtube.com/watch?v=wsJVCnWeXQg
O grupo BPO recebeu ainda uma queixa sobre um anúncio da lotaria que se serviu de personagens de um anime popular para crianças. O espetador que submeteu a queixa afirmou que ele não achava que os vendedores de bilhetes de lotaria deviam usar personagens infantis.
A respeito disto, personagens do popular anime de crianças, Chibi Maruko-chan apareceram num anúncio para promover os bilhetes da Raspadinha de Chibi Maruko-chan.
https://www.youtube.com/watch?v=jb9izQouPwI
A BPO havia divulgado anteriormente uma queixa sobre um anime na sua lista de abril. Esta, referia-se a um anime que era transmitido às 18 horas e que apresentava uma almofada enorme e “itens usados para sadomasoquismo”. Esta ocorrência passou-se no 4º episódio da série Gintama 2015.
Fonte: Anime News Network