Na passada quinta-feira (26 de março de 2020), a editora Hayakawa Shobo publicou o posfácio por Hiroshi Yamamoto na nova edição do seu romance (novel) Project Piano, no qual Yamamoto-sensei revelou que sofreu de um AVC pedindo aos seus leitores para tratarem a obra como o seu “último desejo e testamento” enquanto escritor do género “hard sci-fi”.
Hiroshi Yamamoto – Autor de sci-fi revela que sofreu AVC
Yamamoto disse no seu posfácio que teve um AVC em 2014 e, apesar de ter recuperado em termos físicos, as suas capacidades mentais de cálculo e lógica ficaram irreparáveis, ao ponto de ter dificuldade em calcular adições de números de dois dígitos. Ele comparou-se ao estado final da personagem Charlie Gordon, da história de ficção científica Flowers for Algernon. Contudo, a sua memória permanece intacta e até se consegue lembrar de detalhes específicos de certos objetos, lugares ou eventos que inspiraram as cenas de Project Piano.
O autor recontou o seu amor pelas obras fantasiosas de ficção científica de Murray Leinster, o qual imaginava dispositivos incríveis que conseguiam dobras e quebrar os limites da ciência de forma a possibilitarem viagens espaciais ou temporais, e previu uma enorme rede de computadores tipo Internet, na sua pequena história “A Logic Named Joe“.
Todavia, Yamamoto determinou que não pode mais escrever trabalhos como este. Embora ainda esteja sob tratamento, ele notou que não existem sinais de melhoria e conclui que embora ainda possa escrever novels, redigir exemplares de “hard sci-fi” (histórias de ficção científica baseadas em precisão científica e tecnologia alcançável), ou obras que usam matemática livremente como no Project Piano, é agora impossível. Afirmou que, apesar de tudo, continua a adorar profundamente a protagonista dos novels, Piano, e está orgulhoso de ter escrito uma personagem tão encantadora. O autor concluiu que os leitores devem tratar o romance como o último desejo e testamento de “Hiroshi Yamamoto, o escritor de “hard sci-fi“.
Sinopse:
Project Piano centra-se na protagonista Piano, uma cantora idol que é igualmente uma amante de ciência. Sendo um membro de um popular grupo idol, coleciona também várias máquinas e “bugigangas elétricas” do distrito de Akihabara, para realizar experiências na garagem dos seus pais. Ela tem dificuldades em conciliar a escalada do mundo do entretenimento, com o seu sonho de ir ao espaço.
Yamamoto-sensei e a Hayakawa Shobo publicaram o romance em 2014 e esta nova edição divide a obra em 2 livros (imagens acima), sendo que ambos foram postos à venda a 18 de março de 2020.
Para além deste projeto, Yamamoto-sensei fez parte do Grupo SNE, um grupo de criadores que desenvolveram a franquia de Record of Lodoss War. Pessoalmente, o autor interpretou o papel da icónica personagem, Deedlit, nas sessões do RPG de fantasia que constituíram o núcleo da história original da franquia.
Fonte: Anime News Network