Naoki Urasawa partilha brilhante Carreira em Exposição!

por Pedro Costa
Naoki Urasawa partilha brilhante Carreira em Exposição!

Qualquer fã de anime ou manga, mesmo que só esteja agora a entrar neste universo, já ouviu falar do extraordinário mangaka, Naoki Urasawa, ou, pelo menos, de uma das suas incríveis obras (Master KeatonMonster, 20th Century Boys ou Pluto), seja por referência direta ou por homage em outras franquias.

 

Naoki Urasawa

Naoki Urasawa

 

Naoki Urasawa-sama é sem dúvida um incontornável ícone Japonês cuja carreira de 30 anos em manga (e música!), é atualmente o tema de uma exposição no Setagaya Literary Museum, em Tokyo.

 

Naoki Urasawa partilha brilhante Carreira em Exposição! – Draw Like Crazy

 

 

Se não há forma, realista e imediata, de ir visitar a exposição, uma boa forma de entender o quão magnífica e significante ela é vê-la através dos olhos de um apaixonado fã que a visitou, desta feita, os parágrafos que se seguem tratam-se do ponto de vista de Matt Schley (@rhymeswithguy), o  editor eNews e correspondente da terra do sol nascente da Otaku USA Magazine (fonte desta notícia):

 

A exposição abrange dois andares. Na receção do museu, representações em cartão de personagens do manga de Urasawa, à escala real, ensombravam uma enorme quantidade de merchandise de Urasawa, incluindo cópias de virtualmente todos os seus livros, assim como posters, postcards, pins e T-shirts. 

Mas o prato principal estava no segundo andar, que era maioritariamente composto por páginas e páginas dos designs de Urasawa, esboços primários e originais páginas de manga. É sempre fascinante olhar para estas páginas, que são o último passo antes de manga impressa, e ser capaz de ver as marcas (e ocasionais white out) da pena do artista.

 

Naoki Urasawa partilha brilhante Carreira em Exposição!

Master Keaton

 

A exposição apresenta também alguns vídeos de Urasawa em trabalho e diversão, só para o caso de duvidarem que o artista, que por acaso é um músico muito decente, é um dos gajos mais fixes do planeta (um dos documentários de Uraswa da exposição está atualmente no YouTube legendado, pelo menos por enquanto…).

Se calhar, a parte mais fascinante da exposição foram as pilhas de livros de esboços que abrangeram os dias de escola de Urasawa. Começando desde os primeiros rabiscos na escola primária, estes livros mostram realmente a evolução de um grande artista. Os primeiros esboços não pareciam muito diferentes dos vossos e dos meus – uma boa lembrança de que uma certa quantidade de talento vem com o nascimento, mas a constante prática também conta muito.

 

Naoki Urasawa partilha brilhante Carreira em Exposição!

20th Century Boys

 

Esperem, posso ter mais uma parte favorita? Um dos cantos da galeria foi devoto a ilustrações singulares, sem relação com manga de Urasawa, e mostraram um lado dele que nunca antes tinha visto – posters de eventos ao vivo de amigos, capas de revistas, imagens de nús, etc.

 

Naoki Urasawa partilha brilhante Carreira em Exposição!

Monster

 

Outra coisa que não me havia apercebido sobre Urasawa: uma linha temporal na galeria enalteceu que, na grande maioria da sua carreira, ele teve duas obras em serialização simultânea. Tal facto deixou  a sua inevitável marca enquanto Urasawa estava simultaneamente a escrever 20th Century Boys e Monster, levando a uma breve hospitalização de Urasawa devido a exaustão. He voltou ao jogo das duas-séries em 2003, com Pluto e 20th Century Boys em desenvolvimento simultâneo.

Não admira que a exposição se intitule “Draw Like Crazy.”

 

Naoki Urasawa partilha brilhante Carreira em Exposição!

Pluto

 

A exposição, Urasawa Naoki-ten: Kaite Kaite Kakimakuru (“Naoki Urasawa Exhibition: Draw Like Crazy”), está em funcionamento até 31 de março no Literary Museum (fechado às segundas-feiras).

 

Fonte: Otaku USA Magazine

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.