Neste dia, a 28 de janeiro de 1999, ficava disponível Digimon World, primeiramente no Japão. Só nos anos seguintes foi lançado para outras regiões.
Foi lançado para a PlayStation original a 23 de maio de 2000 na América do Norte e a 06 de julho de 2001 na Europa. Segundo relatos na Internet, houve também um porte para PC do jogo, lançado apenas na Coreia do Sul a 27 de abril de 2002.
Digimon World foi o primeiro jogo 3D da franquia, recorrendo às capacidades da PlayStation para oferecer uma experiência que os desenvolvedores tinham esperança que conseguisse rivalizar com Pokémon. Apesar de não ter acontecido, o jogo conseguiu vender cerca de 250.000 unidades no Japão e, mais tarde, conseguiu alcançar o estatuto de Greatest Hits na América e Platinum na Europa. Os jogos que alcançavam este estatuto eram campeões de vendas no mercado, tendo a sua contra-capa um design específico que realçava este feito.
O jogo recebeu reviews medianas apesar do sucesso.
Neste dia, a 28 de janeiro de 1999 ficava disponível Digimon World
Digimon World apresentou uma proposta única ao permitir que os jogadores assumissem o papel de um DigiDestined, encarregado de explorar o Mundo Digital e treinar Digimon, a partir do momento em que este é sugado através do seu dispositivo, outrora usado apenas como diversão para interagir com os Digimon virtuais. Assim que a criança chega ao destino digital encontra Jijimon, o ancião de File City, que ordena uma missão de resgate a todos os Digimon que deixaram a cidade do centro da ilha.
Digimon World tem um ciclo de jogo focado na exploração e cuidado dos Digimon.
Os Digimon ficam com fome com regularidade e precisam dormir à noite, ou de dia (alguns Digimon são noturnos, então dormem durante o dia). E não esquecer o relógio fisiológico dos Digimon pois eles também precisam de ir à casa de banho, e se não estiverem perto de uma, lá terão que largar o seu poio onde quer que estejam. Todos esses detalhes levam a um sistema de felicidade que pode influenciar a ligação que o jogador terá com o seu Digimon.
Já a nível de exploração, a maior parte da ilha está disponível desde o início, incluindo áreas com Digimon que são impossíveis de vencer inicialmente. Algumas ações do jogador e o recrutamento de certos Digimon abrem mais áreas com inimigos mais fortes. Treinar os Digimon é essencial para que consigam sobreviver às batalhas que os esperam ao longo da ilha.
As batalhas acontecem em tempo real e os Digimon lutam por conta própria. O jogador tem apenas o papel de apoiar o seu monstrinho durante a luta, com itens de suporte sempre que necessário e a possibilidade de solicitarem movimentos mais poderosos, sempre que estes estiverem disponíveis.
Neste jogo, os Digimon têm acesso à Digivolução quando envelhecem com o passar do tempo em horas in-game. Existem 5 estados: Fresh; In Training; Rookie; Champion e Ultimate;
Para passar entre o estado Fresh para In-Training, é necessário passarem 6 horas; entre In-Training para Rookie, é necessário passarem 24 horas; entre Rookie para Champion passarem 72 horas; entre Champion para Ultimate passarem 144 horas. Para além destes, existem outros fatores que influenciam a Digivolução, como a alimentação ou o descanso dos Digimon.
Quando alguns dias passam, o tempo de vida dos Digimon termina, e eles acabam por morrer. Atingir o nível Ultimate aumenta um pouco a vida útil dos Digimon. Quando morrem, o jogador recebe um novo Digimon para criar, que necessita de todo o processo de treino novamente para que seja forte o suficiente para conseguir ultrapassar determinadas áreas do jogo.
Digimon World foi um marco na história dos jogos de Digimon, estabelecendo as bases para futuras iterações da franquia.
Este é um clássico que merece ser revisitado… ou jogado por quem ainda não o fez. E tu, em qual dos dois grupos estás?
Parabéns Digimon World!
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