Neste dia, a 27 de fevereiro de 1996, surgia um fenómeno que mudaria para sempre o cenário dos videojogos: Pokémon Red & Green, lançado originalmente no Japão.
A sua chegada ao mercado ocidental com as versões Pokémon Red & Blue em 1998 na América e em 1999 na Europa, marcaria o início de uma era de sucesso global, numa franquia que iria bater de frente com outras gigantes como a Disney, tanto em termos de lucro financeiro e alcance cultural. Até ao final de 2023, estima-se que tivessem sido vendidos cerca de 480 milhões de unidades de videojogos Pokémon.
Desenvolvido pela Game Freak e publicado pela Nintendo para a portátil da altura, o Game Boy original, Pokémon Red & Green ofereceu aos jogadores uma experiência inovadora de RPG, introduzindo-os a um mundo habitado por criaturas chamadas Pokémon.
Pokémon Red & Green recebeu também a versão Blue que, no Japão, serviu de base para os jogos seguintes já que corrigia alguns bugs presentes nas duas versões originais. Fora do Japão, a versão Green não foi vendida. As três versões conseguiram acumular um total de cerca de 31 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, desde o seu lançamento.
Com tamanho sucesso, a franquia Pokémon teve direito ao seu próprio anime com o eterno treinador de 10 anos Ash Ketchum, ou Satoshi como conhecido no Japão, criando assim a verdadeira mascote que todos conhecemos, o Pokémon rato elétrico Pikachu!
Pikachu foi tão bem recebido que continua até hoje como a cara principal de Pokémon. Em 1998 saiu uma versão de Pokémon Red & Green onde o jogador tinha como seu Pokémon inicial um Pikachu. Esta versão é conhecida por Pokémon Yellow e consiste em toda a experiência dos jogos da edição de Kanto, mais uns extras como permitir que o Pikachu siga o jogador para todo o lado. Pokémon Yellow, sozinho, vendeu cerca de 14 milhões de unidades em todo o mundo.
Neste dia, a 27 de fevereiro de 1996 ficava disponível Pokémon Red & Green
Em Pokémon Red & Green, os jogadores embarcam numa aventura épica através de cidades, florestas, montanhas e cavernas, enquanto assumem o papel de um jovem treinador Pokémon cujo sonho é tornar-se um Mestre, capturando e treinando Pokémon enquanto explora a vasta região de Kanto. Durante a viagem, há treinadores rivais e líderes de ginásio para desafiar, de forma a provar a crescente habilidade como treinador Pokémon. O objetivo final é derrotar a Elite Four e o Campeão da Liga Pokémon de Kanto para chegar ao topo!
A mecânica principal do jogo gira em torno da captura e treino de Pokémon. Os jogadores podem capturar Pokémon selvagens usando itens chamados de Pokéball e, em seguida, assim que estes passem a pertencer à equipa do jogador, é necessário treiná-los em batalhas contra outros Pokémon. À medida que ganham experiência, os Pokémon podem evoluir para formas mais fortes e poderosas, desbloqueando novos ataques e habilidades. Os Pokémon têm no máximo uma linha evolutiva que vai até à sua terceira forma, por isso, dependendo do Pokémon este pode evoluir no máximo duas vezes.
Além das batalhas e da exploração, Pokémon Red & Green introduziu uma nova dimensão de jogabilidade social com a sua funcionalidade de troca e batalha com recurso do cabo Link Cable, acessório do Game Boy vendido separadamente. Isso permitiu que os jogadores trocassem Pokémon entre si e desafiassem os seus amigos para batalhas com as suas equipas, incentivando a interação social e a construção de comunidades em torno do jogo, um feito incrível antes do boom da internet.
Para além destas razões, a funcionalidade do Link Cable permitia também a troca de Pokémon entre versões dos jogos, que de outra forma impossibilitaria os jogadores de terminarem a sua Pokédex. O mote principal da aventura tornara-se o famoso “Gotta Catch ‘em all” ou, em português, “Vamos apanhá-los todos“, e não foi algo aleatório. A Game Freak construiu os jogos com base na funcionalidade do acessório Link Cable, tentando rentabilizar ao máximo a venda dos cartuchos do jogo. Isto porque a versão Red e a versão Green (ou Blue) tinham Pokémon exclusivos que não estavam disponíveis na outra versão.
Isto era um incentivo extra para as pessoas comprarem ambas as versões, a fim de conseguirem ter todos os 150 Pokémon. Esta prática continua até hoje.
Sim, 150 Pokémon. Kanto tem 151 Pokémon mas há um específico que é impossível obter por meios normais. Trata-se de Mew, o primeiro Pokémon mítico.
O Mew não tem qualquer forma de obtenção existente no cartucho, ao contrário das teorias formadas por fãs ao longo dos anos, sendo que este Pokémon foi apenas oferecido via Link Cable em eventos na altura do lançamento dos jogos. No entanto, há formas de obter o Pokémon utilizando glitches no jogo.
Ao longo dos anos, Pokémon Red & Green continuou a ser referência como o clássico intemporal que é, dando origem a uma das franquias mais bem-sucedidas e duradouras da história dos videojogos. Pokémon Red & Green permanece uma experiência essencial para todos os fãs de RPG ou, de uma forma mais geral, para todos os fãs de aventura!
Seja revivendo a nostalgia dos primeiros jogos ou descobrindo pela primeira vez a magia de Pokémon através das gerações mais recentes, a verdade é que este mundo é adorado por milhões de pessoas em cada canto do planeta, e parece que continuará a ser no futuro.
Este é um clássico que merece ser revisitado… ou jogado por quem ainda não o fez. E tu, em qual dos dois grupos estás?
Parabéns Pokémon!
Artigos relacionados com videojogos