One Piece Capítulo 818 – “Within the Whale”
Existem dois tipos de Poneglyph: os que possuem informação importante relativa a eventos, e aqueles que possuem localizações marcadas. Dos primeiros já vimos alguns, mas dos segundos, este é o primeiro. Ficamos então a saber que existem quatro Poneglyphs que indicam determinadas indicações geográficas, que juntas, irão dar origem ao mapeamento da localização da última ilha: Rafltel. Durante muitos anos nos perguntamos: “mas então, porque é que mais ninguém foi a Raftel?”. Realmente é uma pergunta completamente legítima não é? Se a ilha está lá, se sabemos que o One Piece está lá, e sabemos que a corrida pelo trono já iniciou há décadas, porque razão ninguém foi lá? Porque razão, os próprios imperadores, os mais fortes dos oceanos, não foram lá? É caso para dizer que fomos mesmo parvos, e que o Oda, mais uma vez, conseguiu enganar meio mundo. Claro está que a resposta esteve sempre à frente do nosso nariz. Para chegar a Raftel é necessário conhecimento de leitura de Poneglyphs. Além desta informação, é-nos revelado que duas das outras peças estão com imperadores, uma com a Big Mom e outra com o Kaido. Estas duas informações levam-nos a dois pontos interessantes.
Em primeiro lugar, o facto de Raftel estar disponível apenas aos entendedores da linguagem anciã, coloca Robin num lugar bem complicado. Assim que o mundo descobrir que a bordo dos Mugiwara existe uma humana que é basicamente a chave para o One Piece, muita coisa vai mudar. E isto não é apenas a parte do mundo que procura o One Piece. A estes podem adicionar aqueles que procuram conhecer o Void Century, e por fim, aqueles que pretendem proteger o mundo de conhecer o Void Century.
No segundo ponto, temos os dois grandes nomes Big Mom e Kaido. Já não era uma dúvida que Luffy tinha motivos suficientes para enfrentar os dois imperadores. Ainda assim, e para não deixar margem para dúvidas, este capítulo atirou mais lenha para a fogueira. Do lado da Big Mom, já tínhamos Sanji, o que por si só era claramente suficiente para ser o primeiro objetivo. E agora ficamos a saber que ela tem posse de um Poneglyph. Este caso ficou mais que esclarecido, e já sabemos que será (à partida) a próxima saga.
Diretamente relacionado com este ponto encontra-se Kaido. Além de todas as razões que já conhecíamos para o ter como alvo, ficamos também a saber que este tem com ele outro Poneglyph. Mas mais importante que isto, ficamos a saber que ele conquistou Wano, e encontra-se atualmente a ocupar o reino. Esta informação acaba por atar algumas pontas importantes. Este reino é responsável pela criação dos Poneglyphs, e o conhecimento de leitura e escrita dos mesmos era passado de forma restrita dentro do clã. Porém, e muito provavelmente, Kaido por saber isto conquistou o reino, e torturou Lord Oden para obter o conhecimento de escrita e leitura. Coisa com a qual não teve muito sucesso, levando à inevitável morte de Oden.
O que nos leva então à resposta da pergunta: porque razão Kaido procura Raizou com tanta ferocidade? Ou porque acha que Raizou é capaz de ler as escrituras, ou porque sabia que o Raizou conhecia a localização de mais um dos Poneglyphs que apontam para Raftel. Ou as duas coisas.
Este é sem dúvida um dos capítulos de One Piece com maior progressão narrativa dos últimos anos. Fornecendo não só informação relativa à saga, mas também informação que realmente irá colocar todas as engrenagens do enredo em funcionamento. Isto tudo, claro, sem nunca abandonar a grande comédia e essência da história e das personagens.
No fim é-nos deixada a informação de que Oden pertencia à tripulação de Roger. O que me leva a questionar, como irão os ex-tripulantes reagir com esta notícia, como por exemplo Shanks e Rayleigh?