Como é habitual para tornar os primeiros episódios “cinematográficos”, só no segundo episódio é que os fãs puderam ver a opening e ending da adaptação anime do popular manga “Kaiju No. 8“. Enquanto a ending atraiu a atenção pelos seus efeitos visuais e pela música interpretada pelos OneRepublic, parece que a opening não teve o mesmo destino.
Na opinião geral dos fãs, uma boa opening deve ter uma música cativante, sequências visuais impressionantes que introduzam o espetador no mundo e no estilo da série, sincronização visual com a música para criar uma experiência imersiva, apresentar as personagens principais de uma forma visualmente apelativa e, como pormenor adicional mas também apreciado, mudar ligeiramente à medida que os episódios avançam.
Infelizmente, parece que a abertura de “Kaiju No. 8” não conseguiu exceder as expectativas, uma vez que está a receber muitas críticas negativas não só pela utilização de animação 3DCG, mas também pelo facto de o vídeo parecer mais focado em ser um MV do que uma opening de anime.
Opening de Kaiju No. 8 está a ser criticada pelos fãs
As críticas vieram tanto dos fãs ocidentais como dos japoneses, tendo estes últimos chegado a mencionar que foi um erro escolher uma canção em inglês apenas para satisfazer o mercado global, tendo alegadamente falhado na tentativa:
Espera, esta é a verdadeira opening, vamos estar a ver isto semana após semana?
No final do dia, são apenas os últimos segundos que se percebe. Ninguém vai saber do que se trata a série só por ver a opening, não é suposto que esse seja o objetivo?
Fiquei mais desiludido com uma música que tenta imitar os Linkin Park do que com o opening em si.
É uma pena. Não há informação, não há um gancho para atrair o público em geral.
Não acho que seja mau, é apenas um reflexo dos gostos ocidentais. Todos os anime produzidos fora são assim. De facto, as aberturas de animes estrangeiras estão a tornar-se cada vez mais assim.
O objetivo era agradar tanto a japoneses como a estrangeiros e falharam em ambas as missões.
Estão a tentar demasiado apelar aos estrangeiros, não sei se funcionou.
A música não é muito má, mas os efeitos visuais não me agradam nada. Preferia uma animação clássica com o elenco e alguma ação.
Apenas os últimos trinta segundos são bons, o resto é medíocre, mas a música é boa.
A animação parece saída diretamente de um live action de baixa qualidade, mas a música é muito fixe.
O estúdio Production I.G (Ghost in the Shell) está a produzir a animação, estando o Studio Khara (Rebuild of Evangelion) à frente dos designs dos kaijuu e outro trabalho artístico.
Matsumoto-sensei lançou o manga no website da Shonen Jump+ em julho de 2020. O 1.º volume foi lançado a 4 de dezembro de 2020 e teve duas novas edições devido à procura. O 10º e mais recente volume foi lançado a 4 de agosto 2023.
É importante recordar que a Shueisha disponibiliza o manga, online e gratuitamente, no seu serviço MANGA Plus, sob o nome Monster #8.
A série esteve nomeada, em 2021, para os 14th Manga Taisho Awards em janeiro 2021, para os Tezuka Osamu Cultural Prize em fevereiro e para os Prémios Eisner em maio. Mais recentemente, em agosto de 2021, ficou em 1.º lugar na 7ª edição dos “Next Manga Awards” (Tsugi ni Kuru Manga Taishō), na categoria de web manga.
Fonte: Somos Kudasai