No passado dia 3 de junho, a Abema TV transmitiu um segmento intitulado “Kyūyo Meisai” (Boletim de Salário) que revelou quanto recebe a “melhor jovem cosplayer” do Japão, Uramaru, pelas suas sessões fotográficas.
De acordo com o programa, Uramaru recebe 10,000 yen por minuto (cerca de 77 euros) por sessão fotográfica, aos quais se juntam adicionais 1000 yen (cerca de 8 euros) por uma two-shot check (‘two-shot’ – foto com duas pessoas).
Revelado Salário da Melhor Cosplayer do Japão:
Apesar do preço ser elevado, participantes dizem que uma foto com Uramaru vale ainda mais que 10,000 yen. Alguns fãs estudantis poupam o dinheiro do seu part-time e dirigem-se a Nagoya todos os meses, para ter uma foto com ela.
Durante o dia da gravação, Uramaru amealhou 277,000 yen (cerca de 2153 euros). Uramaru guarda entre 20-30% das suas vendas. Ela agenda duas ou três sessões fotográficas por mês, fazendo ainda presenças em rádio e desenha personagens.
A Abema TV deu ainda uma vista de olhos à casa de Uramaru em Tokyo. Ela é arrendatária de um quarto lateral comum com cozinha, pelo valor de 85,000 yen (cerca de 660 euros). O seu armário estava repleto de costumes, mas fora isso ela vive uma vida bastante modesta, subsistindo com cups de ramen.
O programa revelou no final que, tendo tudo em consideração, a receita mensal de Uramaru é de cerca de 300,000 yen (2330 euros). Ela assinou com uma agência por isso, mesmo com a venda de merchandise, o seu salário é maioritariamente fixo.
A receita de Uramaru é comparável à de Erina Kamiya, membro do grupo idol Kamen Joshi, que reuniu atenção em novembro 2017 por ter revelado o seu salário no YouTube. Kamiya recebe 477,426 yen (cerca de 3709 euros) por mês, mas isto só depois ter vivido apenas com as suas poupanças durante algum tempo.
Cosplay – Artigos Relacionados
Fonte: Anime News Network