Studio Ghibli revela segredo de Spirited Away

por Raquel Cupertino
Studio Ghibli revela segredo de Spirited Away

O clássico do Studio Ghibli, Spirited Away (Sen to Chihiro no Kamikakushi ou A Viagem de Chihiro), lançado em 2001 contínua, 15 anos após a sua estreia, a conquistar o público. Este foi o o filme de maior sucesso da história do Japão (ganhou inclusive um Oscar) e arrecadou quase 300 milhões de dólares.

Mas enquanto que o filme não possui escassez de fãs, o mesmo não se pode dizer à quantidade de pessoas que continuam a discutir sobre as entrelinhas e mistérios em torno do mesmo. Muitos de nós pensaram que os segredos do enigmático e maravilhoso filme Spirited Away nunca seriam resolvidos. Contudo, o Studio Ghibli contempla-nos com uma incrível e detalhada explicação para um dos segredos do universo de Spirited Away.

O Twitter japonês @0910noncha escreveu ao Studio Ghibli algumas questões sobre o filme e recebeu uma resposta em forma de carta!

O fã perguntou o porquê dos pais de Chihiro se terem transformado em porcos, sobre a estranha comida que eles comeram antes da transformação e como Chihiro passou no seu teste final – E as respostas foram deliciosamente extensas.

 

Studio Ghibli revela segredo de Spirited Away

 

Porque os pais de Chihiro se transformaram em porcos?

A carta explica que a transformação em porcos dos pais de Chihiro simboliza a ganancia dos humanos. O funcionário do Studio Ghibli que escreveu a carta revelou que de acordo com o diretor Hayao Miyazaki, houve pessoas que se “transformaram em porcos” durante a bolha económica que assolou o Japão nos anos 80, e que havia pessoas que não se tinham apercebido que se estavam a tornar em porcos.

 

“Essas pessoas eram as primeiras a dizer: nós estamos numa recessão e não temos o suficiente para comer.”

 

Como Chihiro passou o teste final?

A carta adianta ainda que a razão pela qual, no final do filme, Chihiro sabia que nenhum dos porcos eram os seus pais, não foi porque ela obteu “habilidades especiais” no mundo espiritual.

Segundo Miyazaki, a resposta a essa questão é a seguinte:

 

“Chihiro, uma rapariga de 10 anos de idade, conseguia compreender a diferença porque tinha ultrapassado todas as dificuldades e encontrado forma de conquistar a “energia para viver” – que é algo que toda a gente pode fazer naturalmente.”

 

O escritor explica que o foco do filme não é uma jovem bela heroína, ou uma pessoa com um coração único, mas sim uma rapariga insegura a conquistar gradualmente a “força para viver” e enfrentar os seus medos.

 

Studio Ghibli revela segredo de Spirited Away

 

Esta pérola de informações provenientes do Studio Ghibli dá-nos uma compreensão ainda maior da entrevista publicada online há alguns anos atrás, na qual Miyazaki afirmou que:

“Eu nunca expliquei o porquê de Chihiro saber que os pais não estavam entre o grupo de porcos no final do filme. As pessoas que estão sempre à procura de explicações são as que mais frequentemente afirmam que são ilógicas. No entanto, não penso que este tipo de coisas seja importante. Depois de tudo o que ela vivenciou até àquele ponto, Chihiro simplesmente sabia que os seus pais não estavam ali. Podes te questionar o porquê de ela o saber, mas saber faz parte da vida humana. É a verdade.”

 

Mas espera… há mais!

 

Que tipo de comida os pais de Chihiro comeram antes de se transformarem em porcos?

Tem havido uma série de especulações sobre o tipo de comida que os pais de Chihiro comeram antes de se transformarem em porcos (a comida em questão pode ser vista na imagem em baixo). O funcionário do Studio Ghibli coloca finalmente um ponto final nesta especulação.

E na verdade, a resposta é que… não há resposta! É algo que manter-se-à um mistério. A carta diz:

 

“Não existe nada claro que afirme que tipo de comida era, apenas que era uma bem deliciosa.”

 

O autor da carta explica que, de acordo com o personagem Yubaba, era a “comida dos convidados”, daí ser simultaneamente comida dos deuses e para os seus convidados. No exato momento em que Chihiro diz que há algo estranho naquela cidade, os seus pais transformam-se em porcos. A carta adianta que talvez essa não seja uma coincidência e a comida seja na verdade, “uma armadilha para capturar seres humanos perdidos”.

 

Studio Ghibli revela segredo de Spirited Away

 

Aqui estão algumas respostas no Twitter à carta, no Japão:

  • “Isto é fantástico, emocionante!”
  • “Esta carta faz-nos gostar ainda mais da Ghibli… Eu gostaria de me tornar numa pessoa que pensa com essa profundidade.”
  • “É maravilhoso eles responderem tão meticulosamente. Eu imagino se é por situações como estas que a Ghibli é tão adorada por todo o mundo.”

 

Fonte: Rocket News 24

 

2 comentários


Também deverás gostar de

2 comentários

Leandro Santos 27 Julho, 2016 - 9:35

É incrível como um filme com esta idade ainda continua a surpreender.
Grande grande filme

Responder
Raquel Cupertino 27 Julho, 2016 - 16:27

Há filmes que marcam uma vida toda e este é um deles! Acredito que continue a nos surpreender e a dar mais e mais cada vez que o vimos 😉
Obrigada pelo comentário Leandro. =)

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.