A 2 de junho de 2017 tivemos a chegada às consolas de Tekken 7, um jogo que se destacava por ser o fim da saga dos Mishima e por introduzir mecânicas para facilitar a introdução de novos jogadores.
Apesar das críticas positivas e sucesso financeiro, Tekken 7 acabou por desapontar alguns fãs mais antigos da franquia que esperavam um jogo mais competitivo e algo mais próximo dos lançamentos anteriores.
Foi então que numa altura em que os jogos de luta estavam a crescer em popularidade, tivemos uma grande surpresa da EVO 2022. Um novo jogo de Tekken estaria a caminho.
Muito se esperava deste novo jogo e a medida que os trailers apareciam, o interesse aumentava, especialmente quando saiam imagens do que seria o confronto final entre Jin Kasama e Kasuya Mishima, pai e filho.
Depois de Street Fighter 6 e Mortal Kombat 1, é a vez de Tekken 8 mostrar o porquê de ser um dos jogos de luta mais conhecidos em todo o mundo. Um agradecimento especial à Bandai Namco Europe por nos dar a oportunidade de analisar este jogo e sem mais demoras, aqui fica a análise de Tekken 8!
Tekken 8 – Análise ao Jogo
Tekken 8 é um jogo desenvolvido e lançado pela Bandai Namco Entertainment a 26 de janeiro de 2024 para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC via Steam.
Este novo jogo segue os eventos de Tekken 7 e traz novas inovações para o combate e para a experiência competitiva online.
Jogabilidade para todos os estilos
Jogos de luta são sempre muito difíceis para uma pessoa entrar visto que são jogos que envolvem muitos combos e muita aprendizagem se quisermos usar uma certa personagem.
Felizmente, a Bandai Namco implementou um sistema para aqueles jogadores com mais dificuldade ou que só sabem pressionar botões, chamado Special Style, em que ao pressionar um simples botão podem fazer um combo completo.
Esta mecânica pode parecer um pouco injusta, mas apenas serve para facilitar o jogo para quem não tem experiência e jogadores profissionais não vão sentir a diferença quando estiverem a lutar contra um oponente que use isto.
Outro novo sistema implementado foi o Heat System que aumenta o dano aplicado nos inimigos por 10 segundos e muda o rumo do combate a qualquer momento.
Pode parecer que isto são mecânicas a mais, mas estas na realidade acabam por ser complementares e ajudam a inovar o jogo a um nível nunca antes visto.
O fim de uma história e o início de outra
Muitos dos olhos estavam em cima deste modo de jogo e de como a história de Tekken, que já se desenrola desde 1994, iria chegar ao seu fim. Várias questões se colocavam sobre quem iria ganhar e qual seria o próximo passo.
Não iremos dar spoilers da história, mas olhando para a narrativa do jogo conseguimos ver que esta encontra-se repleta de momentos emocionantes e que nos fazem estar agarrados em cada momento com a adição referências a todos os jogos da série.
Outro elemento interessante do modo história é que ao contrário de outros jogos de luta, temos algumas partes que tentam variar a experiência do jogo como quick-time events, lutas contra um inimigo por ronda ou até uma homenagem a Tekken Force onde temos de enfrentar vários inimigos de uma só vez.
Para quem for experimentar, vai adorar todos os elementos desta narrativa que concluí a guerra da família Mishima e deixa alguns cheirinhos sobre o novo rumo que Tekken 8 irá seguir no futuro.
Ajudar a nova geração de lutadores
Um dos novos modos de jogo adicionado a Tekken 8 foi o Arcade Quest, um modo que tenta recriar a experiência do circuito competitivo de Tekken e ensinar alguns dos conceitos básicos aos novos jogadores.
Este modo está muito bem implementado e funciona como uma espécie de treino para quem se quiser atrever mais tarde a jogar online já que muitas das vezes não é suficiente aprender os combos e treinar algumas horas.
Ao mesmo tempo, foi implementada uma mecânica de treino muito interessante que até os fãs mais experientes terão alguma dificuldade que é Super Ghost Battles.
Super Ghost Battles é uma inteligência artificial que vai aprendendo com o nosso estilo de jogo e depois cria um ghost para outros jogadores poderem lutar. Inclusive, podemos lutar contra o nosso próprio ghost e treinar as nossas capacidades contra alguém que parece uma cópia de nós.
Para além de outras ferramentas interessantes como o jogo analisar as nossas repetições e dar sugestões do que devemos fazer, sinto-me contente que Tekken 8 teve este trabalho todo para tentar ajudar novos jogadores a entrar no mundo competitivo sem que estes se sintam intimidados.
Um foco muito grande no online
Apesar de haver bastante conteúdo para quem quer jogar online, parece que o público mais casual ficou um pouco esquecido.
Para além do modo história e Arcade Quest, Tekken 8 tem poucos modos de jogo para quem só quer descontrair e não tem interesse em jogar online o que é uma pena porque os jogos anteriores tinham algumas alternativas muito interessantes.
O único modo de jogo diferente que foi adicionado foi o Tekken Ball em que basicamente temos de acertar golpes numa bola e atirá-la contra o nosso adversário para aplicar dano e infelizmente não é assim tão divertido como parece.
É uma pena especialmente quando vemos que no modo história tem uma parte que podia ser convertida para um modo de jogo, mas acredito que em atualizações futuras poderemos ter mais conteúdo interessante para o público mais casual.
Veredito
Se Tekken 3 e Tekken 5 são considerados os melhores jogos da série, então Tekken 8 junta-se a esse clube sem qualquer esforço ao dar aos fãs e novos jogadores uma experiência digna desta franquia tão amada.
É claro que nem tudo é perfeito e consegue-se ver que o jogo está mais focado para o conteúdo online do que offline. Mas ainda assim o modo história traz uma experiência nunca vista e o Arcade Quest consegue introduzir bem os jogadores ao mundo competitivo de Tekken.
Tekken 8 não é uma simples melhoria, mas sim uma evolução do que foi feito na franquia, mostrando ao mundo o porquê de este ser um dos pilares do mundo de jogos de luta.
Análises
Tekken 8
Um grande jogo que consegue agradar aos fãs de longa data da franquia e abrir as portas aos novos fãs que tem interesse na parte mais competitiva dos jogos de luta.
Os Pros
- Modo História incrível;
- Heat System torna o combate mais frenético;
- Novas mecânicas que ajudam novos jogadores;
- Grande foco no elemento competitivo.
Os Contras
- Falta de conteúdo offline.