UNDER NIGHT IN-BIRTH Exe:Late[st] – Análise

por Bruno Sales
UNDER NIGHT IN-BIRTH Exe:Late[st] - Análise

UNDER NIGHT IN-BIRTH Exe:Late[st] foi lançado em 2015 nas arcades e em 2018 para a Playstation 4 e Steam. O jogo é do género de luta 2D no estilo anime, produzido pela French-Bread e distribuído pela Arc System Works e PQube.

Surpreendentemente o jogo ganhou enorme interesse ocidental após ter sido anunciado para o alinhamento principal da EVO 2019.

 

UNDER NIGHT IN-BIRTH Exe:Late[st] – Análise

Jogos de luta 2D no estilo anime sempre foram nicho e pouco conhecidos, principalmente no mundo ocidental onde as arcades já são praticamente inexistentes. Assim com o desaparecimento das arcades, apenas os jogos já conhecidos continuaram a ter popularidade no ocidente ao serem representados em grandes torneios ocidentais como a EVO.

Contudo, no início do ano de 2019, com a revelação do alinhamento principal da EVO 2019, um jogo de luta anime nicho começou a ser falado por toda a Internet

Graças à Arc System Work vamos poder analisar e dar-vos a conhecer este jogo, UNDER NIGHT IN-BIRTH Exe:Late[st].

 

UNDER NIGHT IN-BIRTH Exe:Late[st] - Análise

 

Ao longo deste artigo vamos abordar o jogo tanto de uma maneira casual, como de uma maneira competitiva.

 

UNDER NIGHT IN-BIRTH Exe:Late[st] – Jogabilidade

UNDER NIGHT apresenta-nos uma jogabilidade no estilo de um jogo de luta 2D muito próximo ao seu antecessor Melty Blood, baseado nas novels de Kinoko Nasu (Tsukihime e Fate/stay Night). O jogo tem 4 botões de ataque diferentes, sendo estes fraco, médio, forte e ação EXS, que realizam ataques diferentes dependendo da direção escolhida.

Foram ainda introduzidas novas mecânicas em comparação ao seu antecessor, sendo a sua dificuldade de utilização variável. Possibilitando assim uma jogabilidade interessante tanto para jogadores casuais como competitivos e ainda uma sensação de recompensa ao melhorar.

 

under night mecânicas

 

O jogo vem ainda com 20 personagens com uma jogabilidade bastante distinta entre elas. Esta enorme variedade entre as personagens torna cada personagem única tornando assim as batalhas interessantes e não repetitivas.

Com uma enorme variedade entre as personagens existe igualmente uma variedade enorme de combos. Combos estes que tal como as mecânicas do jogo também têm uma dificuldade de utilização variável, originando assim uma sensação de recompensa ao aprender combos mais difíceis.

 

UNDER NIGHT IN-BIRTH Exe:Late[st] - Análise

 

Conteúdo Solo

Sendo este o ponto fraco dos jogos do género de luta, UNDER NIGHT destaca-se pela positiva por apresentar diversos modos de conteúdo solo. Assim sendo o jogo oferece 8 diferentes modos de jogo solo, os quais incluem o modo Arcade, modo história, modo sobrevivência, modo treino, Score Attack, Time Attack, tutoriais e missões.

O conteúdo solo destaca-se pelo Clássico modo arcade, o modo história no estilo visual novel e os detalhados tutoriais que são muitas vezes inexistentes nos jogos do género.

No modo Arcade o jogador pode escolher entre as 20 personagens jogáveis e concluir de maneira eficiente os 10 estágios em busca da maior pontuação possível. Embora não inovador o modo é desafiante e apresenta um enredo interessante.

 

under night modo história

 

No modo história, Chronicles, o jogador acompanha o enredo do prólogo de UNDER NIGHT numa jogabilidade ao estilo visual novel dividida por capítulos. Este modo dá assim a conhecer melhor as personagens de uma forma interessante aos jogadores.

 

UNDER NIGHT IN-BIRTH Exe:Late[st] - Análise

Os tutoriais do jogo são consideravelmente os melhores tutoriais presentes em qualquer jogo de luta.

Ao contrário de outros jogos do género, UNDER NIGHT oferece tutoriais para todos os níveis de jogadores ensinando desde os fundamentais às mecânicas mais complexas. Possibilitando assim os jogadores mais casuais que desconhecem o básico dos jogos de luta a terem uma ideia melhor do que fazer durante as batalhas reais.

 

Mundo Competitivo

Embora o jogo tenha uma comunidade nicho o número de jogadores e torneios tem vindo a aumentar. Além disso com a aproximação do maior torneio de sempre de UNDER NIGHT na EVO a comunidade encontra-se maior que nunca.

Infelizmente o modo ranked online do jogo é praticamente não frequentado o que torna as filas de espera longas e com pouca chances de encontrar alguém.

Contudo a comunidade está sempre pronta a jogar e é fácil encontrar adversários tanto nas redes sociais como nos encontros locais.

 

UNDER NIGHT IN-BIRTH Exe:Late[st] – Análise | Juízo Final

Embora seja um jogo nicho, todo o conteúdo que oferece faz valer a pena experimentar.

Com a aproximação do maior torneio que o jogo já teve, a dificuldade em encontrar adversários é cada vez menor o que torna este o melhor momento para se experimentar UNDER NIGHT IN-BIRTH Exe:Late[st].

 

under night opening gif

 

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.