Vale a pena assistir ao Filme Dead Leaves?

por Catarina Miranda
Dead Leaves Filme - Opinião

Dead Leaves (デッド リーブス)

Um filme estrambólico ou uma grande “trip” de ácidos?

 

Nunca antes me tinha deparado com este filme. Como já afirmei, noutros artigos, sou uma grande fã de animação excêntrica, mas este filme é qualquer coisa além do anormal! Resta saber se é uma qualidade ou um defeito 😉

 

Vale a pena assistir ao Filme Dead Leaves?

Assim que começa o filme, conhecemos os dois personagens principais desta trama: Retro, uma espécie de homem com cabeça de TV, e Pandy, uma mulher aparentemente normal, apesar do seu estilo “punk”. A partir deste momento, o filme decorre de forma tão rápida que, se não fosse o meu pequeno conhecimento da língua japonesa e suas expressões mais desaforadas, quase não conseguia acompanhar a história.

Em suma, Retro e Pandy são enviados para uma prisão na Lua, após cometerem um delito na Terra. Uma vez na prisão, apercebem-se de que já haviam estado ali. O único problema, é que nenhum deles se recorda do que aconteceu e esta é a base de todo o filme. “O que terá acontecido aos dois naquela prisão?” – é a questão que se coloca ao longo desta trama.

 

Vale a pena assistir ao Filme Dead Leaves? 

 

O conteúdo narrativo

Falando na parte da história, em si, os primeiros minutos de filme dão a sensação de que não há muito conteúdo. Parece tudo muito básico, apesar de iniciar logo com o pequeno mistério da perda de memória de Retro e Pandy, ao qual acabamos por nem dar relevo, de tão rápido que saltam para a cena seguinte.

Porém, se aguardarmos um pouco, percebemos que, afinal, existe algo por trás de tanta barafunda (sim, leram bem). Porquê esta palavra? O filme é repleto de flashes de luzes contínuos, música “techno” ensurdecedora, onomatopeias que surgem em letras gigantescas, tal e qual uma banda desenhada, entre outras coisas que deixam o cenário um pouco confuso e a ação difícil de acompanhar.

P.S. Não aconselho este filme a pessoas com fotossensibilidade O.O

 

A animação

A animação propriamente dita parece bastante geométrica e, portanto, é muito atabalhoada, sem regra ou esmero. Há imensa cor berrante e a “frame rate” parece saltar bastante entre imagens. Desta forma, os artistas conseguem dar a sensação de velocidade, mas a qualidade da ação baixa consideravelmente, quando comparada a animes ditos “normais”.

 

Vale a pena assistir ao Filme Dead Leaves?

 

É um filme um tanto quanto violento – tem bastante luta e sangue, mas os mais sensíveis podem ficar tranquilos pois o fato da animação ser básica faz com que não tenha um impacto tão abrupto.

 

Dead Leaves Filme - Análise

 

Relativamente aos personagens, não consigo definir de outra forma: são do mais obsceno e cómico que existe! Quase podemos analisá-los, um a um, para tentar entender (e peço desculpa pela expressão) O QUE RAIO passou pela cabeça dos artistas!

Só mais tarde, entendemos o porquê de serem como são. Ainda assim, a imaginação fértil dos artistas é uma autêntica caixa de pandora. Gostei, especialmente, dos personagens principais e dos vilões, que são super “badass”! Outra questão que me suscitou interesse foi a escolha da linguagem utilizada, que é bastante agressiva, repleta de insultos e referências sexuais. Admito que acho piada. XD

 

Filme estilo BD em animação japonesa

 

Vale a pena assistir ao Filme Dead Leaves? – DÊEM UMA OPORTUNIDADE!

Apesar de tudo o que escrevo acima, acho que este filme está uma autêntica paródia! A desordem de que falo confere-lhe um estilo muito característico. É como se estivéssemos a ver uma BD ganhar vida, em cru! Como se, ao folheá-la, as páginas começassem a tremer sozinhas e os personagens a trepar pelas folhas, saltando diretamente para os nossos olhos!

Quando terminei de ver o filme, recordo-me de desligar a tv e ficar, alguns minutos, estagnada no sofá, a olhar para o ecrã a negro e a pensar para mim mesma:

Que grande trip de ácidos este pessoal teve!”.

 

 

Conclusão: foi um filme muito engraçado! Não teve nada de rebuscado – desde a animação à história – mas foi muito divertido de ver. Recomendo e via de novo! E vocês? Vão dar uma oportunidade a Dead Leaves? 🙂

 

1 comentário


Também deverás gostar de

1 comentário

Titi 19 Janeiro, 2022 - 10:07

Oportunidade dada, e teve a sua piada 👌
Curioso o diretor ser o Hiroyuki Imaishi que é o mesmo de FLCL mas Dead Leaves ter saído depois, porque dá a entender o contrário, que este foi a experiência feita antes de FLCL
Confesso que apesar de entender o uso de algumas cenas repetidas seguidamente e rapidamente à la série indiana para aumentar a intensidade, essa estratégia deixa-me um pouco de pé atrás na sua redundância
Foi literal e conotativamente uma trip excêntrica, concordo com praticamente tudo o que escreveste no artigo
Fico à espera do próximo 😉

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.