Yuki Kajiura – Entrevista ANN | Junho 2018

por Pedro Costa
Yuki Kajiura - Entrevista ANN | Junho 2018

A incomparável compositora e performer Yuki Kajiura festejou ontem o seu aniversário. Como jeito de celebração, decidi trazer para vocês esta entrevista realizada por Jacob Chapman para a ANN, antes da sua performance a 6 de julho na Anime Expo, como parte do Anisong World Matsuri deste ano.

Forte agradecimento à ANN e a Jacob Chapman pela entrevista e, claro, muitos parabéns a Yuki Kajiura!

 

 


 

Uma compositora e performer do calibre de Yuki Kajiura praticamente não precisa de introdução; as suas incríveis composições, para um “oceano” de adorados anime, há décadas que arrepiam fãs por todo o mundo, emprestando o seu distinto e inconfundível som a clássicos como Noir, .hack//SIGN, Madoka Magica, Fate/Zero e muito mais.

Mais recentemente, ela trouxe ou seu espectacular som a Princess PrincipalFate/stay night: Heaven’s Feel Part I, mais uma vez provando que ela é uma das melhores do meio.

 

Yuki Kajiura – Entrevista ANN | Junho 2018

Yuki Kajiura - Entrevista ANN | Junho 2018

 

ANN: Já passaram seis anos desde a sua última performance aqui na Anime Expo. Que música está mais entusiasmada para partilhar com os seus fãs na América este ano?

Yuki Kajiura: Tudo! Na Anime Expo, os músicos com os quais estou a trabalhar são os meus músicos favoritos com quem gravar e interpretar no Japão. As suas performances tornam as minhas músicas fantásticas.

 

Princess Principal oferece uma fantástica abordagem a Inglaterra dos inícios do século XX. Que tipo de pesquisa fez para dar a este mundo aquele sabor histórico?

Não decidimos em apenas uma era específica. De forma a criar uma atmosfera de um período fictício, as reuniões com o staff de animação foram muito importantes. Tirei também inspiração da cor e atmosfera das imagens.

 

Tinha muita experiência com composição estilo jazz, antes de trabalhar em Princess Principal e como se sente ao escrever instrumentação jazz?

A música de Princess Principal tem na verdade uma estrutura simples, com muitos motivos melódicos para fazê-la familiar aos ouvintes. O elemento de “jazz” na música, começa com a estrutura da melodia, tempogroove. Depois entra a improvisação após a estrutura estar definida, e temos maravilhosa criatividade dos músicos em cada parte.

 

Os filmes Heaven’s Feel são muito mais negros em tom que prévios trabalhos Fate/stay night da ufotable. Como esta mudança de tom afecta a sua abordagem a escrever nova música para a história?

Não mudámos nada relativamente à abordagem. Desta vez fizemos também a banda sonora do filme de maneira a que a música correspondesse ao timing da animação. Depois de ler cuidadosamente o guião, comecei a tomar notas sobre o tom e emoções de todo o trabalho como se eu mesma o tivesse produzido. Quando trabalho com anime que tem uma atmosfera “negra”, tento não deixar que isso domine todo o flow, porque a definição de “negro” depende da cena, da profundidade e peso do ar e como os elementos “negros” são vistos por de diferentes olhos. Assim sendo, eu tento criar algo que enquadre todo o processo em vez de servir apesar uma única cena.

 

 

Tem alguns usos favoritos de leitmotiv ou temas de prévias bandas sonoras de Fate que possamos ouvir no seu trabalho em Heaven’s Feel?

Como compositora, eu não decido em como arranjar música para um novo projeto com base em trabalhos prévios, então pode haver algo que possas encontrar se estiveres à procura, mas é um pouco difícil responder a esta questão. Os trabalhos passados falam por si e o novo trabalho é criado para se adequar ao projeto que esta à minha frente em tempo presente.

 

Quais são os seus planos para a sua visita a Los Angeles? Há algo sobre a cidade que possa inspirar o seu trabalho musical futuro?

Para além do concerto, ainda não planeei nada. Contudo, quando anteriormente visitei LA, senti uma “abertura” que nunca poderia sentir no Japão, devido ao belo límpido céu azul. Penso que a atmosfera e céu azul de LA, são distintivos. Nunca vivi esse sentimento em qualquer outro lado. Faz-me sentir que posso escapar para longe com o meu coração, o que, agora que estou a dizer isto, parece de certa forma agridoce. Tenho a certeza que, desta vez, posso receber alguma inspiração fantástica!

 


Fate/stay night: Heaven’s Feel – Artigos Relacionados

Princess Principal – Artigos Relacionados


 

Fonte: Anime News Network

 

Comentários via Facebook
0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.