Yuukoku no Moriarty Temporada 2 – Análise

por Beatriz Ribeiro
Yuukoku no Moriarty 2nd Season
  • Título: Yuukoku no Moriarty 2ª temporada
  • Adaptação: Manga
  • Produtora: Production I.G 
  • Temporada: Primavera 2021
  • Género / Demografia: Mistério, Histórico, Psicológico, Shounen

 

Yuukoku no Moriarty Temporada 2 – Análise

Atenção! Este artigo contém spoilers para a segunda temporada de Yuukoku no Moriarty!

 

Quando fiz as minhas Primeiras Impressões deste anime, acho que acabei por avaliar a coisa por baixo. Talvez porque os episódios iniciais desta nova temporada estavam a seguir um registo idêntico ao da anterior. Felizmente, Yuukoku no Moriarty parece ter sempre algo debaixo da manga.

Para ser sincera, acho que esta segunda temporada tem mais qualidade do que a primeira. O plot abandonou linhas narrativas baseadas em histórias particulares (de pobrezinhos a serem sempre vítimas de bullying por parte dos nobres) para dar mais atenção a personagens mais interessantes.

 

Novas personagens para animar a malta

Quando previ que Irene iria fazer das suas não me enganei! A sua personagem foi bem conseguida, e gostei especialmente da forma como ela se disfarça de homem e deseja ser reconhecida pelo gang do Moriarty como igual. Infelizmente, senti que a sua personagem foi perdendo destaque à medida que os episódios decorreram.

Porém, isto não é necessariamente um aspeto negativo: novas personagens apareceram para continuar a desenvolver a história, tal como Jack the Reaper (que na verdade se chama Jack Renfield lol). Achei curioso terem integrado esta “lenda” antiga muito britânica, dando-lhe uma nova vida e contexto.

 

Yuukoku no Moriarty Temporada 2 - Análise

Adoro que quer tenha um aspeto masculino quer feminino, Irene é uma beldade 🙂

 

Muitas personagens esquecidas

Acho que o aspeto mais negativo desta temporada foram as novas personagens que foram introduzidas de forma pobre. Deixaram uma impressão fraquinha e apareceram para depois não se revelaram nada de especial. Neste caso, falo especificamente de Mary Morstan (a famosa esposa de John Watson), Milverton (o jornalista malvado) e Mycroft Holmes. No entanto, eu sou suspeita, porque os meus conhecimentos anteriores da obra colocaram a fasquia muito lá em cima.

Mesmo assim, acho que estas personagens tinham mais potencial mas acabou por ser desperdiçado. Aliás, se formos bem a ver, Milverton acaba por ser a personagem mais interessante, mas logo se transforma numa espécie de plot device para aproximar Sherlock Holmes e William James Moriarty. Contudo, este é apenas um pequeno apontamento, pois a execução fantástica do suspense e dos plot twists acabam por tornar estes pequenos defeitos praticamente invisíveis, fornecendo-nos cenas extremamente satisfatórias.

 

O plano maleficamente bom de Moriarty

Surpresa, surpresa! Então não é que o plano final do fantástico Moriarty acabava por implicar a sua própria morte? Sinceramente, sinto-me burra por não ter previsto isto, já que William estava sempre com a conversa do “vou carregar os teus pecados comigo e assumir a tua culpa”. Afinal, quando os criminosos têm uma moralidade manhosa, a coisa fica muito mais complicada.

 

Yuukoku no Moriarty Temporada 2 - Análise

O William devia ter pedido o Death Note ao Light porque isto assim dá muito trabalho.

 

Acabamos por entender que William almejava ser o “mal necessário” ou o “inimigo comum” para unir as pessoas e as classes daquele país. Mas valeu a pena andar por aí a espetar maltinha com uma bengala à maluca? Acho que não… mas é claro que estas matanças deram uma atmosfera muito mais trágica e sangrenta, que contribuiu para aumentar a sensação de William estar a caminhar para a sua morte sozinho. Assim, fica aqui a questão: será que era necessário haver este “mal” para unir as pessoas?

 

Sherlock Holmes : O melhor best friend

Se eu já sentia uma vibes de Death Note neste anime desde a primeira temporada, a minha intuição estava (mais uma vez) certa. Apesar de Sherlock e Moriarty estarem em polos opostos em termos de justiça, os dois são incrivelmente inteligentes e têm muitas afinidades. Será que é assim tanto o que separa o mal do bem?

Contudo, não posso deixar de apontar que este ponto é provavelmente a maior qualidade e defeito deste anime. Se em termos visuais, os esforços de Sherlock para salvar William (atirando-se de uma ponte porque a amizade é uma coisa muito bonita) são um autêntico festim para os olhos, o modo como eles do nada, ficaram amigos e buddies para o resto da vida numa cidadezinha qualquer, retira a carga dramática e tensa que aprecio tanto em animes deste género. Não me levem a mal: o Sherlock Holmes pode até ser um grande amigo, mas a troop do “poder da amizade” que resolve todos os problemas do plot não me agrada, e acaba por anular a atmosfera dark anteriormente montada.

 

Yuukoku no Moriarty 2ª Temporada - Análise

John Watson meu bem, devias ter tido mais screen time 🙁

 

John Watson… onde?

Eu posso estar a ser muito picky com este anime, mas tenho que me queixar de mais um aspeto. O meu querido, a minha crush, John Watson foi para a galheta nesta temporada. Praticamente não apareceu e, quando apareceu, foi para ter um papel extremamente secundário, quase irrelevante. Podíamos tirar o John Watson da segunda temporada e o plot avançava da mesma maneira praticamente.

Mas cá está, as minhas espetativas estavam demasiado altas para esta personagem. Na série da BBC, Sherlock Holmes, habituei-me à interpretação genial de Martin Freeman, que deu uma personalidade única e distinta a John Watson, transformando-o numa peça central da narrativa. Se em Yuukoku no Moriarty, John é quase uma extensão de Sherlock que o segue de um lado para o outro, na fantástica série da BBC, John é uma personagem muito bem explorada, com motivações e personalidade muito vincada.

Por isso, aqui vos deixo a minha sugestão: se tiverem uma crush no John Watson, ou se tiverem vontade de explorar mais o mundo de Sherlock Holmes num setting moderno e renovado, vão espreitar a série porque vale muito apena 😉

 

Yuukoku no Moriarty 2ª Temporada – Análise

Juízo Final

Moriarty the Patriot Second season

 

Yuukoku no Moriarty é um anime que me surpreendeu pela positiva. A animação linda e consistente, aliada a episódios interessantes e bem redigidos coloca este anime num patamar de grande qualidade. O esforço feito pela equipa de animação e todos os envolvidos neste projeto é visível e por isso, no final do dia, Yuukoku no Moriarty é um must watch para a malta que gosta de suspance e mistério. Marcadamente mais interessante, a segunda temporada coloca muitas mais personagens em jogo, sendo estas bem mais memoráreis que as da temporada anterior.

Contudo, Yuukoku no Moriarty acaba por ser vítima do sucesso que já está enraizado na sua narrativa, e é sempre difícil não fazer comparações com aquilo que já vimos anteriormente. No entanto, esses preconceitos não desvalorizam nem devem desvalorizar esta série. À sua própria maneira, Yuukoku no Moriarty é uma intrepretação renovada de sucesso de um clássico intemporal a quem ninguém pode ficar indiferente.

 

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.