Fullmetal Alchemist foi, e é, um anime muito popular desde a primeira década dos anos 2000, na época ficando à altura de outros gigantes como Naruto, Bleach e One Piece.
Adaptado do manga de Arakawa Hiromu, a animação conta a história de Edward e Alphonse Elric, dois irmãos que tentam ressuscitar a mãe, com recurso à alquimia. Após um resultado desastroso, Edward perde um braço e uma perna, enquanto Alphonse sacrifica todo o seu corpo e acaba sendo forçado a viver dentro de uma armadura medieval. A narrativa na busca pela Pedra Filosofal, um artefacto que poderá ajudá-los a recuperar tudo o que perderam.
Apesar da alta popularidade, Fullmetal Alchemist possui diversas curiosidades que não são muito conhecidas pelos fãs. Aqui listamos algumas das principais.
3 Coisas que provavelmente não sabes sobre Fullmetal Alchemist
Duas versões
Quem não acompanhou o anime durante a sua transmissão costuma ficar confuso, pois existem duas séries diferentes: Fullmetal Alchemist e Fullmetal Alchemist Brotherhood. Apesar de parecer uma sequência, na verdade trata-se de duas versões diferentes da mesma história!
O anime original, que seria o Fullmetal Alchemist, é bastante diferente do manga. Após a sua conclusão, foi produzida a versão Brotherhood, que segue os eventos do manga fielmente, então são duas coisas bem diferentes. Vale a pena visualizar ambas.
Inspiração na vida real
Muitos elementos de Fullmetal Alchemist foram inspirados na vida real, além da própria alquimia, que foi uma ciência muito popular na Idade Média. O país Amestris, que dá palco para a história, foi inspirado na Alemanha nazi, misturando características de autoritarismo com a estética da Primeira Revolução Industrial, iniciada na Grã-Bretanha.
Além da influência europeia, o conflito entre as nações de Amestris e Ishval, retratado em ambos os anime e no manga, foi inspirado na guerra entre os Ainu e os Wajin, que assolou o Japão antigo, durante o século XIV.
Referências nos nomes
Esse detalhe costuma passar despercebido. Contudo, boa parte dos personagens possui nomes que fazem referência directa a veículos do mundo real, todos utilizados durante a Segunda Guerra Mundial. O Coronel Roy Mustang, por exemplo, leva o nome do caça norte-americano P-51 Mustang; já os Armstrong são uma referência ao avião britânico homónimo.
Outros personagens importantes como Winry, que está sempre batendo em Edward com uma chave inglesa, não possuem nenhuma referência específica. Ainda assim, alguns personagens trazem outros tipos de referências, como o próprio protagonista, que foi baptizado em homenagem a Eduardo Mãos de Tesoura (em alusão ao seu braço de metal).