7 Curiosidades sobre a Indústria Anime

por Daniel Silva
7 Curiosidades sobre a Indústria Anime

Quer sejas um grande fã de anime, ou apenas um curioso vindo de outros lugares, como por exemplo do universo dos e-sports através de sites como https://bookmakers.com.br/esports/, existe sempre mais alguma coisa para aprender, até para os puros otaku.

A indústria da animação japonesa é rica em experiências, inovações, inspirações e até em recordes. É neste tipo de informações incríveis que este artigo incide. Será que conheces algum?

 

7 Curiosidades sobre a Indústria Anime

7 Curiosidades sobre a Indústria Anime

7 Curiosidades sobre a Indústria Anime – Conheces alguma?

 

A estética anime existe graças à Disney

Actualmente existem múltiplos estilos de anime, sendo que uma boa parte ainda preserva os traços originais criados por Osamu Tezuka em Astro Boy, um dos pais da animação japonesa. Tezuka-sensei teve um inegável impacto na indústria anime, mas, antes de chegar a esse ponto, Tezuka foi influenciado pelos títulos da Disney que fizeram parte do seu tempo, como por exemplo o icónico Mickey Mouse. Mesmo que ainda não tivesses conhecimento desta curiosidade, certamente já conhecias a famosa personagem Astro Boy, na qual se podem ver muitos traços da Disney.

 

Space Brothers é conhecido pela primeira dobragem realizada no Espaço

Space Brothers (Uchuu Kyoudai) é uma adaptação anime do manga homónimo, que conta a história de dois rapazes que sonham um dia ser astronautas. Apesar da sua percentagem de ficção científica, Space Brothers é um título que tenta manter o máximo possível de realidade na narrativa. Portanto, se és um entusiasta sobre tudo relacionado com o Espaço, este anime é obrigatório. Um dos aspectos mais interessantes é o facto do Episódio 31 apresentar uma cena inédita com o astronauta Akihiko Hoshide, que se encontrava na International Space Station, local onde foi gravada a primeira dobragem no Espaço. Este é sem dúvida um marco histórico na indústria anime.

 

O maior anime de sempre tem mais de 2500 episódios transmitidos

Um anime tem por norma entre 12 a 24 episódios, por vezes uns mais curtos, outros mais longos. Depois existem aqueles capazes de quebrar recordes dignos de ser registados no Guiness, como por exemplo Sazae-san que estreou em 1969 e totaliza para cima de 2500 episódios. Sazae-san é o anime mais longo de sempre e ainda é transmitido no Japão.

 

A personagem anime que tem 22 Vozes

Em Is This a Zombie?, existe uma personagem que nunca fala, a poderosa Eucliwood Hellscythe. O pervertido protagonista, Ayumu, fantasia muitas vezes como ela falaria, sendo que em todos os episódios em que isto acontece, uma nova actriz aparece para lhe dar a voz e uma interpretação diferente.

 

 

A animação japonesa tem mais de um Século

No início dos anos 50, Tezuka-sensei deu os primeiros passos para a criação da animação japonesa tal como a conhecemos hoje. Mas, não foi aí que tudo começou. Existem arquivos que indicam que o primeiro filme de animação terá surgido em 1907, intitulado por Katsudō Shashin.

 

Os estúdios Ghibli têm o nome de um Avião

Hayao Miyazaki tem um grande amor por aviação, demonstrado diversas vezes através da sua filmografia. O Caproni Ca.309 Ghibli, avião italiano utilizado na Segunda Guerra Mundial, foi o modelo que especificamente serviu de inspiração a Miyazaki-sensei, nomeando o seu célebre estúdio de animação por Ghibli.

 

As más condições da Indústria Anime

É difícil acreditar, mas o rendimento de um animador japonês está muitas vezes abaixo do ordenado mínimo. Por outro lado, os animadores no Ocidente, mais precisamente nos Estados Unidos têm melhores condições. Como resultado, acontece muitas vezes criadores anime procurarem outros países para poderem viver melhor como animadores. É um trabalho minucioso, que requer muita atenção e muito tempo, e, por isso, requer mais reconhecimento, melhores condições e um pagamento adequado. É certo que começam a existir mais pessoas a lutar por uma mudança na indústria, mas teremos de esperar para ver o que o futuro reserva.

Esperemos que este universo nunca pare de crescer e de melhorar!


 

Também poderás gostar de:

Manga – Irá o Formato Físico desaparecer por Completo?

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.