ptAnime
  • Home
  • Anime & Manga
    • Textos/Opinião
    • Análises
    • Indústria Anime e Manga
    • Notícias
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
    • Análises Videojogos
  • TOPs
  • Contactos
Não foram encontrados resultados
Ver todos os resultados
ptAnime
  • Home
  • Anime & Manga
    • Textos/Opinião
    • Análises
    • Indústria Anime e Manga
    • Notícias
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
    • Análises Videojogos
  • TOPs
  • Contactos
Não foram encontrados resultados
Ver todos os resultados
ptAnime
Mahou Shoujo Ikusei Keikaku

Mahou Shoujo Ikusei Keikaku | Análise

Nayuki por Nayuki
17/12/2016
em Análises, Anime, Mahou Shoujo Ikusei Keikaku, Séries, Slider

Título: Mahou Shoujo Ikusei Keikaku
Adaptação: Light Novel
Produtora: Lerche (Ansatsu Kyoshitsu)
Géneros: Ação, Fantasia, Thriller, Sobrenatural
Ficha Técnica: Indisponível

 

Mahou Shoujo Ikusei Keikaku | Enredo e Personagens

Através de um projeto, várias humanas ganharam poderes de Mahou Shoujo, que lhes dá desde magia a atributos físicos superiores aos humanos. Mas um dia, os criadores do projeto decidem que é necessário reduzir o número de Mahou Shoujos para metade, visando economizar energia mágica. Inicialmente começamos a trama com dezasseis raparigas com poderes, sendo assim oito terão de deixar o jogo e morrer.

Mahou Shoujo foi um anime anunciado em cima da hora para o Outono de 2016 e com uma premissa destas chamou a atenção dos espectadores rapidamente.

Desde Madoka Magica que não surgia um anime que relacionasse meninas fofinhas com um mundo podre. E é por aí que vou começar este artigo. Madoka Magica nunca vendeu a sua verdadeira essência desde o começo, com o avançar da narrativa é que ficou claro que não era só mais um anime sobre bruxinhas. Contrariamente a isso, Mahou Shoujo já vem, mesmo antes da estreia, dizer “Vamos ter sangue, pessoal”.

 

mahou-shoujo-ikusei-keikaku-4

 

Não deixam de ter conceitos parecidos e ambos começarem de maneira inocente, mas Mahou Shoujo precisou de antecipar o seu “diferencial” na própria premissa para conseguir algum destaque. Ou seja, mesmo com aquele início morno, onde vemos meninas fofinhas a ganharem poderes e a ajudar as pessoas, sabemos que o jogo vai virar.

E aqui está o primeiro problema do anime. Não é novidade que a maioria dos estúdios se esquece que as suas produções só têm 12 episódios e fazem uma má gestão do tempo. Neste caso, Mahou Shoujo esqueceu-se que já tinha anunciado que haveria uma battle royal sanguinária e decidiram andar cinco episódios a brincar de “vai-não-vai”. Criaram um ambiente mágico super divertido (ou entediante, se vocês só queriam ver tripas a rolar), a primeira morte foi bem soft e aí chega o abençoado episódio cinco. É neste ponto que começa a matança hardcore e onde ficamos todos chocados.

Mesmo que eu já esperasse que eventualmente isto aconteceria, nunca esperei que fosse feito com tanta violência. Não a nível gráfico, porque nesse quesito o anime nem é assim tão explícito. Mas sim pela frieza com que as personagens morrem, sem dó nem piedade. E assim, começaram a morrer duas ou três por episódio, das mais diversas maneiras.

 

mahou-shoujo-ikusei-keikaku-gif-4

 

E isto é um problema: as primeiras mortes tiveram impacto porque ainda não tínhamos visto nada do tipo, mas as restantes deixam de ser empolgantes. Seria spoiler dizer quantas personagens morrem no total, mas como devem compreender 7 ou 8 episódios para tanta carnificina é pouco. Algumas mortes abalam-nos mais pela personagem que é e não pela maneira como a mataram.

Também é válido comentar o facto de a direção ter um péssimo timing. A maioria das bruxinhas só aparecem quando estão transformadas, ou seja, não sabemos como é a sua forma humana. Por este motivo aparecem backstorys no meio dos episódios que eu pensava serem da personagem que morreu ou ia morrer e não eram. Era a história de uma gaja que mal tinha aparecido. Encaixaram a maioria dos flashbacks no sítio errado.

Verdade seja dita que tentaram dar uma base a todas as personagens para justificar as suas personalidades, mas tendo em conta que são 16 raparigas, escusado será dizer que a maioria é muito superficial. Dá para entender as suas motivações, mas daí a criar empatia…

 

mahou-shoujo-ikusei-keikaku-2

 

Globalmente, as personagens de Mahou Shoujo são um tópico difícil de abordar. A protagonista, Snow White, deixa de ser o foco principal muito cedo. É aquela típica inútil que vê todas as amigas morrerem, fica traumatizada e foge, dando uma raiva excessiva ao espectador. Felizmente, a narrativa muda o foco várias vezes e tem episódios onde a Snow White mal dá as caras.

Nesta battle royal existem três “grupos”: as que não querem matar, as que vão matar para sobreviver e as que querem matar mesmo que não seja preciso.

Nesta obra, as vilãs são, de longe, as melhores personagens. São aquelas que querem ver o circo pegar fogo e matar o maior número possível de mahou shoujos. A Calamity Mary (Maria Calamidade para os mais íntimos) e a Cranberry são para mim as mais interessantes. Eu gosto de sangue, ou seja eu fico do lado daquelas que fizerem a vida negra aos outros. Tirando estas duas que referi, existem mais duas ou três que se destacam e que conseguem fazer algo de útil. Mas as restantes são vazias e irritantes.

 

mahou-shoujo-ikusei-keikaku-gif1

 

Por esta altura vocês devem estar a pensar “não quero ver este anime”. Calma amiguinhos. Seria hipócrita da minha parte dizer que Mahou Shoujo é um anime mau. Que é uma história incompleta em vários pontos, sim, mas é uma narrativa bem divertida. Se vocês, assim como eu, são seres humanos sádicos que gostam de obras de sangue, esta aqui é uma aposta a considerar. Apesar das personagens ocas e das mortes pouco impactantes, não deixa de ser divertido ver a maneira como elas morrem e tentar adivinhar qual será a próxima a morrer.

O anime consegue dar uns cliffhangers engraçados e fazer-te chorar até à semana seguinte. Tirando o início fofo demais, Mahou Shoujo não se torna cansativo e acontece algo significativo em quase todos os episódios. Em termos de entretenimento, esta obra pode orgulhar-se de ser das melhores do ano.

 

Mahou Shoujo Ikusei Keikaku
“Como ser fofinha e extremamente idiota ao mesmo tempo” – Workshop com Snow White

 

Mahou Shoujo Ikusei Keikaku | Ambiente

A maior parte das personagens do anime têm uma design moe que não foge muito de obras de magia e coisas do género. Têm a cabeça um bocadinho grande para o corpo, mas algumas têm um aspeto bem chamativo. Esteticamente, cada uma das meninas tem um outfit diferente e que se aplica à sua personalidade e aos seus poderes. Existe uma grande diversidade. 

A nível técnico Mahou Shoujo não é primoroso, mas é consistente pelo menos. Ou seja as lutas têm todas praticamente a mesma qualidade técnica, o que já é um ponto positivo. Os ângulos de câmara têm tendência a ser aproximados para não exigirem coreografias muito complexas. A maioria das disputas, também são relativamente curtas e as mortes dão-se, na maioria das vezes, por golpes diretos. Existem lutas empolgantes mas não é o foco da produção.

Outro ponto que vos pode interessar é o facto da existência de tanto sangue. Eu gosto de animes que sejam explícitos e que mostrem realmente as cenas de mutilação com pormenor. Em Mahou Shoujo a maioria dessas cenas só mostram esguichos de sangue a ir para todo o lado. Então não, não é uma obra de gore e não é visualmente pesada. Mesmo os espectadores mais sensíveis podem ver este anime tranquilamente.

 

Mahou Shoujo Ikusei Keikaku
Maria Calamidade mostrando quem manda.

 

A banda sonora de Mahou Shoujo é outro tema complicado de abordar. Às vezes funciona outras vezes não. A opening e a ending têm uma qualidade superior a outras de animes de bruxinhas. A ending é inclusive, para mim, a melhor da sua temporada. A nível de música ambiente, de vez em quando até acertam e conseguem criar um clímax interessante. Noutras alturas, não causam impacto algum.

 

Mahou Shoujo Ikusei Keikaku | Juízo Final

Como puderam constatar nesta análise, Mahou Shoujo é um anime que ora tende para um lado ou para o outro. Existem mortes com impacto e outras não, existem vilãs super interessantes e outras que são só doidas varridas, a banda sonora às vezes acerta e outras vezes não. Para mim, existem episódios que são bons e outros que deixam a desejar.

No geral, é complicado formar uma opinião clara em relação a esta obra. Seria injusto da minha parte dizer que não gostei do anime. No entanto, é uma narrativa agridoce. Tem aspetos que são de louvar, como a frieza das mortes e as reviravoltas. E tem outros que condenam significativamente o seu rendimento, como a má gestão de tempo e o timing meio confuso da produção.

Se querem um anime com boa história, como Madoka Magica podem fugir. Mahou Shoujo não tem uma história por aí além. E o desenvolvimento de personagens também é precário, basta olhar para a protagonista. Este anime é uma obra para entreter o espectador e nada mais do que nisso. Não chega, nem aos calcanhares, do masterpiece que é Madoka Magica. Ao menos, o anime tem um final fechado, uma vez que a Light Novel funciona por arcos e que os seguintes são com personagens diferentes.

É um anime que se afirma, na sua globalidade, no mediano, podendo surpreender quem não esperar muito dele e tiver noção do seu conceito e dos seus moldes.

 

Mahou Shoujo Ikusei Keikaku
Quando és uma mahou shoujo e te cortaram as asas em vez do pescoço, para a tristeza dos espectadores.

 

 

Análises

Mahou Shoujo Ikusei Keikaku

60% Pontuação

Uma obra com conceitos interessantes perdidos num banho de sangue.

Análise

  • Pontuação Final 0%
Tags: AçãoAnálisesFantasiaLercheMahou Shoujo Ikusei KeikakuOutono 2016SobrenaturalTemporadas do OutonoThriller
PartilharTweetPinEnviarPartilharPartilhar
Nayuki

Nayuki

Não sou imparcial quando escrevo sobre Stray Kids.

Artigos Recomendados

ptAnime High Score – Novidades Mario Kart World
ptAnime High Score

ptAnime High Score – Novidades Mario Kart World

por António Barreiro
20/04/2025
Mickey 17 - Um filme de culto 'in the making'
Análises

Mickey 17 – Um filme de culto ‘in the making’

por Inês Paredes
15/04/2025
Cinema Neo-Noir Asiático - Um beijo é mais do que um beijo, e uma arma é mais do que uma arma
Análises

Cinema Neo-Noir Asiático – Um beijo é mais do que um beijo, e uma arma é mais do que uma arma

por Inês Paredes
07/04/2025
Animes de Primavera 2025 disponíveis na Crunchyroll
Notícias

Animes de Primavera 2025 disponíveis na Crunchyroll

por shikataganai
01/04/2025
Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Castelo Infinito Vai Estrear Nos Cinemas Portugueses
Notícias

Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Castelo Infinito Vai Estrear Em Portugal

por António Barreiro
09/03/2025
Próximo Artigo
Boruto - Naruto Next Generations revela Trailer e Data

Boruto - Naruto Next Generations revela Trailer e Data

Yu Gi Oh anuncia Novo Anime no Jump Festa 2017

Yu Gi Oh anuncia Novo Anime no Jump Festa 2017

Ao no Exorcist Kyoto Arc destaca Rin em Vídeo Promocional

Ao no Exorcist Kyoto Arc destaca Rin em Vídeo Promocional

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Segue-nos!

Anúncio

Recomendamos...

Conhece o Hentai que surpreendeu com uma excelente animação destaque
Curiosidades

Conhece o Hentai que surpreendeu com uma excelente animação

30/07/2023
O que significa Yamete Kudasai destaque
Curiosidades

O que significa Yamete Kudasai?

26/08/2023
Overflow - Anime revela Vídeo Promocional [Aviso +18]
Anime

Overflow – Anime revela Vídeo Promocional [Aviso +18]

11/12/2019
Overflow - Manga recebe Anime [Aviso +18]
Anime

Overflow – Manga recebe Anime [Aviso +18]

22/11/2019
Usa o cupão ptanimemeshi no website da Prozis

Últimas Análises

Mickey 17 - Um filme de culto 'in the making'

Mickey 17 – Um filme de culto ‘in the making’

15/04/2025
Cinema Neo-Noir Asiático - Um beijo é mais do que um beijo, e uma arma é mais do que uma arma

Cinema Neo-Noir Asiático – Um beijo é mais do que um beijo, e uma arma é mais do que uma arma

07/04/2025
Momo e no Tegami – Análise do Filme

Momo e no Tegami – Análise do Filme

ptAnime

© 2024 ptAnime. Todos os direitos reservados.

  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos & Condições
  • Contactos

Bem vindo de volta!

Iniciar Sessão

Esqueceste a tua password?

Recuperar password

Por favor, introduz o teu username ou email para recuperares a tua password

Iniciar Sessão

Adicionar nova playlist

Não foram encontrados resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Anime & Manga
    • Textos/Opinião
    • Análises
    • Indústria Anime e Manga
    • Notícias
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
    • Análises Videojogos
  • TOPs
  • Contactos

© 2024 ptAnime. Todos os direitos reservados.

AdBlocker detetado!

Pedimos que apoies a escrita independente do ptAnime através do visionamento dos anúncios que exibimos.

Só assim conseguimos manter este conteúdo grátis para todos.