Puella Magi Madoka Magica | Análise

por Renato Sousa
Puella Magi Madoka Magica

Como hoje é o Dia Internacional da Mulher, optei por analisar um anime mais direccionado para o público feminino. Puella Magi Madoka Magica é um dos maiores sucessos dos últimos tempos no Japão. A série conta-nos a história de cinco raparigas adolescentes que, em troca da realização do seu maior desejo, têm agora de enfrentar poderosas bruxas e criaturas do género, recorrendo à magia.

 

Puella Magi Madoka Magica | A História

Madoka Kaname é uma jovem de 14 anos que leva uma vida aparentemente normal, a par das suas amigas Sayaka Miki e Hitomi Shizuki. Contudo, as coisas vão mudar no dia em que à mesma escola chega Homura Akemi.

Esta nova estudante na cidade vai ser apanhada por Madoka e Sayaka a tentar assassinar uma espécie de gato mágico, Kyubey. A esta confusão vai se juntar ainda Mami Tomoe para eliminar uma bruxa maléfica (também recém chegada) e para proteger Kyubey de Homura.

Depois de tudo ficar mais calmo, Mami reúne-se com Madoka e Sayaka para lhes explicar os últimos acontecimentos. Mami e Homura são Puella Magis. Isto é, feiticeiras que combatem bruxas e seres do género, protegendo assim o planeta. Quem lhes concedeu tal poder foi Kyubey. Esta personagem realiza o sonho de qualquer pessoa. Em troca disso, transforma-a numa Puella Magi.

Com conhecimento disto, Madoka e Sayaka têm agora a oportunidade de também elas se transformarem. Combater bruxas em troca da realização de um desejo parece pouca coisa. Uma ilusão. Ser uma Puella Magi exige muitos mais sacrifícios do que aqueles que aparenta.

Será que, depois de alguns dias passados com Mami, também Madoka e Sayaka vão querer ser Puellas? E o que terá Homura a dizer no meio disto tudo?

 

Puella Magi Madoka Magica

 

Puella Magi Madoka Magica | Ambiente e Enredo

O nosso planeta Terra é o plano de fundo desta série. No entanto, temos o acréscimo da “matéria mágica” que se encontra presente nas Puellas, no próprio Kyubey (que vem de outro planeta), e nas bruxas e seres mágicos malignos que as Puellas têm de combater.

A magia é portanto a base de toda a história. Uma trama que apresenta um enredo com uma qualidade bastante acima da média. As relações entre as várias personagens estão extremamente bem construídas. Prova disso são as revelações dos episódios finais. Nessa altura fica claro que Gen Urobuchi (Fate Zero) tinha tudo pensado ao pormenor desde o início.

Com o passar dos episódios é que vamos perceber as bênçãos e as maldições que uma Puella ostenta. Como já disse, ser uma Puella é mais complicado do que o que parece. Envolve sacrifícios que à primeira vista não são considerados. Poderia deixar aqui uma breve explicação sobre como tudo isto funciona e uma definição clara de termos como Soul Gem ou Grief Seed. À última da hora, decidi não o fazer. É bem mais interessante aprender enquanto se vê o anime.

De destacar também os acontecimentos surpreendentes que são uma constante na série. Em Puella Magi Madoka Magica nada é previsível. Assim, para aqueles que procuram séries onde o cliché não reina, esta é uma delas.

 

Puella Magi Madoka Magica

 

Puella Magi Madoka Magica | As Personagens

Madoka Kaname, Sayaka Miki, Mami Tomoe, Homura Akemi e Kyoko Sakura. Estas são as cinco raparigas adolescentes que vão interagir com Kyubey e, desta forma, ter conhecimento da existência das Puellas.

Começo pelo próprio Kyubey. Este é um ser totalmente diferente dos humanos e tem como objectivo “arranjar” Puellas. A criatura não sabe o que são emoções ou sentimentos. Pouco se importa com as consequências que podem surgir na vida de quem transforma em Puella.

Mami, Homura e Kyoko já surgem como Puellas na série. Contudo, todas elas têm um ponto de vista diferente sobre a sua “profissão”. Um aspeto abordado que também tem muito interesse.

Por seu lado, Madoka e Sayaka são adolescentes normais, até ao dia em que se cruzam com Kyubey. A partir daí, as duas vão viver numa nova realidade que nunca lhes passou pela cabeça existir. Também elas terão a opção de ser Puellas, caso o desejem.

A nível de personagens secundárias posso mencionar Hitomi Shizuki e Kyosuke Kamijo. Hitomi é uma grande amiga de Madoka e Sayaka. As três vão andar muitas vezes juntas, mas Hitomi nunca vai saber da descoberta das amigas. Já Kyosuke é um grande amigo de Sayaka, por quem esta vai fazer grandes sacrifícios.

 

Puella Magi Madoka Magica | Juízo Final

Os vários elogios que fui deixando a este anime ao longo da análise criam automaticamente a conclusão. Puella Magi Madoka Magica é uma série que apresenta grande qualidade na construção e caracterização de personagens. Na ligação entre as mesmas, nas revelações que vão surgindo ao longo da história, e até mesmo nos efeitos especiais dos combates.

Todos estes pontos positivos tornam a série mais que recomendada. Particularmente para o público feminino, como referi na introdução. Eu vi a série e gostei bastante. Todavia, sei que provavelmente não lhe dei o valor merecido. Isto porque ter raparigas de 14 anos como espécie de heroínas envolvidas em lutas com armas não é tipicamente um anime que cative o público masculino. Particularmente os mais adultos.

Resumindo e concluindo, o que quero dizer é o seguinte.

Se são rapazes, vejam a série. Puella Magi Madoka Magica dificilmente vai entrar no vosso Top 10 de Animes. Não por ser pior que algumas que lá estão, mas porque não é o vosso género. Devem, no entanto, saber reconhecer a grande qualidade da produção.

Se são raparigas, então têm aqui uma série quase obrigatória.

Têm uma opinião diferente? Sou todo ouvidos.

 

 

 

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.