ptAnime
  • Home
  • Anime & Manga
    • Textos/Opinião
    • Análises
    • Indústria Anime e Manga
    • Notícias
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
    • Análises Videojogos
  • TOPs
  • Contactos
Não foram encontrados resultados
Ver todos os resultados
ptAnime
  • Home
  • Anime & Manga
    • Textos/Opinião
    • Análises
    • Indústria Anime e Manga
    • Notícias
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
    • Análises Videojogos
  • TOPs
  • Contactos
Não foram encontrados resultados
Ver todos os resultados
ptAnime
Danganronpa S: 1 ano após o seu lançamento, vale a pena?

Danganronpa S: 1 ano após o seu lançamento, vale a pena?

Análise ao jogo que se encontra disponível para a Switch, Android, IOS, PS4 e Windows

Lucas Gonçalves por Lucas Gonçalves
04/06/2023
em Análises Videojogos, Danganronpa, Slider, Videojogos

Danganronpa S: Ultimate Summer Camp trata-se de um jogo desenvolvido pela Spike Chunsoft criado e publicado na celebração dos 10 anos da série Danganronpa. Com o enredo de todos os jogos presente, os fãs colocaram as expectativas altas para verem as adoradas personagens interagirem entre si. Mesmo não sendo cannon trata-se de algo muito especial! São poucas as franquias que podem fazer coisas deste género.

No entanto, 1 ano após o seu lançamento, o jogo criado para celebrar uma década de Danganronpa foi ignorado por muitos fãs da franquia por ser baseado em conteúdo extra que já estava presente em Danganronpa V3: Killing Harmony e mesmo para muitos que compraram caiu além das expectativas. Após jogar este jogo durante umas boas penso que percebi bem porquê.

Danganronpa S: 1 ano após o seu lançamento, vale a pena?

Jogabilidade

Danganronpa S começa com uma pequena introdução ao estilo visual novel com voice acting de cerca de 15 minutos para explicar grosso modo o que se passa na história do jogo. De seguida entrámos num gameplay loop que consiste em 3 fases:

Fase jogo de tabuleiro

Nesta fase o jogador escolherá uma personagem e navegar pelo tabuleiro lançando dados e avançando de ilha para ilha. O objetivo é dar level up à personagem que escolhemos e aumentar as stats desta para que ao fim de 50 turnos esta esteja pronta para a próxima fase do gameplay loop.

Existem alguns eventos que acontecem sempre em turnos pré-determinados não importando a personagem que escolhemos e cerca de 10 interações diferentes por personagem para vermos caso aterremos em determinados quadrados, o que na minha opinião não é suficiente visto que teremos de pegar na mesma personagem muitas vezes.

Danganronpa S: 1 ano após o seu lançamento, vale a pena? — ptAnime

Os eventos globais também ficam muito aquém das expectativas tanto pelo número reduzido destes como pela decisão de tornar estes em interações muito preguiçosas com os Monokubs – os anfitriões deste jogo na história – iguais para todas as personagens. Cada passagem no tabuleiro dura cerca de 15 minutos e ao todo a experiência não é má quando se tenta perceber a melhor rota/estratégia para ficar com uma carta de personagem bem forte.

No fim dos 50 turnos o jogador escolhe as skills que quer na carta e guarda para a poder usar na fase seguinte.

Fase turn based JRPG

Nesta fase o jogador entra numa dungeon com um party composto de 4 personagens e tentar derrotar o maior número possível de níveis. Realisticamente, a dado ponto, as cartas de personagens a que demos level up na fase anterior vão deixar de conseguir ganhar.

Então esta fase torna-se num farm fest onde fazemos os mesmo nível vezes e vezes sem conta para ganharmos monocoins e equipamento que podemos colocar nas personagens. As monocoins são bem importantes, pois é com estas que jogamos no gacha do jogo.

Danganronpa S: 1 ano após o seu lançamento, vale a pena? — ptAnime

Fase gacha

Nesta fase usamos as monocoins e sacamos cartas de personagens e cartas de bónus. As cartas de personagens tem 3 tiers diferentes como de hábito nos gacha que são “N”, “R” e “S”.

A diferença é a arte na carta e a rapidez com que estas dão level up na fase de jogo de tabuleiro, ou seja, uma carta de personagem “N” vai por norma sair sempre mais fraca do que uma carta de qualidade “S” depois dos 50 turnos que passamos com ela no tabuleiro.

Existem cerca de 10 cartas de bónus para cada personagem e tratam-se de bónus passivos que auxiliam na fase de jogo de tabuleiro e na de JRPG dando bónus como “+5% de dano” ou assim. Estas cartas não têm arte nova.

Danganronpa S: 1 ano após o seu lançamento, vale a pena? — ptAnime

Este chamado “gameplay loop” é muito satisfatório. Ver as nossas personagens favoritas a sair no gacha, dar-lhes level up e lutar com elas é uma experiência divertida e durante a fase onde percebemos a melhor rota no jogo de tabuleiro, interessante.

Infelizmente ficamos por aqui porque como já devem adivinhar após passarmos pelo tabuleiro 20-30 vezes já sabemos bem o que se passa e assim que algo corre mal sabemos que a nossa carta de personagem não vai ter nível suficiente para nos ser útil mais adiante. As interações são poucas para o que se pretende e a variedade oferecida pela fase do jogo tabuleiro simplesmente não é suficiente para qualquer um de nós estar contente por passar por lá à 30ª vez.

Ainda por cima existem sidequests baseadas em grind e farm reduzindo a fase de tabuleiro a farm, algo que já acontece naturalmente na fase de JRPG… veem aonde quero chegar? Quando chegamos a esse ponto, o gameplay é carregado pelas interações entre personagens e a satisfação de sacar personagens no gacha. Fixem bem estes 2 pontos para a conclusão, mas primeiro quero falar da história, da música e da apresentação. É rápido.

Danganronpa S: 1 ano após o seu lançamento, vale a pena? — ptAnime

História, Música e Apresentação

Para reunirem todas as personagens na ilha e fazer sentido das lutas contra as criaturas do Monokuma foi necessário quebrar muitas regras e reviver personagens. E isso não tem mal nenhum, é um jogo para celebrar a década de Danganronpa, os seus 4 jogos e os seus 4 animes. O importante era mesmo juntar todos os elencos e criar algo de especial nas interações entre estes que ocorrem quando se cai em determinados quadrados do tabuleiro.

A música não traz peças novas e utiliza pouco a biblioteca vasta dos jogos de Danganronpa. Num jogo onde se repetem ações vezes e vezes sem conta, isto pesa-me na alma. Ainda hoje consigo ouvir a música que toca durante a fase de jogo de tabuleiro na minha cabeça e não sou fã dessa peça em específico. Isto é mau sinal.

Danganronpa S: 1 ano após o seu lançamento, vale a pena? — ptAnime

A apresentação no gacha e no tabuleiro é decente não e tenho grandes queixas. Mas quero deixar aqui apontado que as UI’s dos JRPGS da SNES eram mais bonitas do que a UI da fase de JRPG deste jogo. Com tantos sprites e sendo Danganropa uma franquia carregada pelo amor às personagens como é que estas mal aparecem na UI sendo representadas apenas por um quadradinho que não se mexe com a cara delas.

Vale a pena? Apreciação final

Provavelmente já adivinham, mas se não forem fãs da franquia – não. E se forem fãs da franquia… também não. De certeza que ficarão desiludidos pelos atalhos tomados no desenvolvimento deste jogo. Faltam interações! Faltam sprites e faltam eventos! A única arte nova são os designs dos personagens em fato de banho e muitos destes pareces errados com tons de pele de personagens a mudar de cor (Tenko), e outros a ficarem mais magros (Nagito).

Danganronpa S: 1 ano após o seu lançamento, vale a pena? — ptAnime

Apenas temos 3 imagens para eventos novas, o que está muito mal porque na minha opinião para o jogo ser bom deveriam haver 300! Estas 3 que temos é o que se vê na imagem acima e são utilizadas nas primeiras 5 horas do jogo.

Uma coisa seria fazer tarefas repetitivas para ver interações e artes novas. Adoro estes personagens, esta é uma das minhas franquias favoritas. Mas se já vi 97% do que havia para ver em menos de 5 horas… como fã da franquia já não há nada para mim. A partir desse momento passa a ser uma questão se gosto de dar grind e de farmar… e eu não gosto.

Análises

Danganronpa S: Ultimate Summer Camp

40% Pontuação

Um jogo com ideias novas e boas, mas com uma execução muito pobre

Os Pros

  • Elenco de todos os jogos
  • Novas sprites
  • Gameplay loop genuinamente interessante

Os Contras

  • Elenco de todos os jogos pouco interage
  • Novas sprites aquém da expectativa
  • Demasiado repetitivo
  • Arte parece feita à pressa
  • Escrita desinteressante

Análise

  • Pontuação 0%
Tags: AnálisesDanganronpaNintendo SwitchPCPlaystation 4Spike ChunsoftVideojogos
PartilharTweetPinEnviarPartilharPartilhar
Lucas Gonçalves

Lucas Gonçalves

Um jovem consumidor das animações, dos mangas e dos jogos, na sua maioria de origem japonesa. Ptanime é a sua cidade. Contribuí com artigos e notícias sobre tópicos variados para ver se a coisa cresce mais e espalha-se. Não vê Vtubers mas vê números de Vtubers. Não sabe bem o porquê disso... Escreveu uma descrição na 3ª pessoa onde quebra a 4ª parede na sua 5ª revisão no 6º dia de Janeiro.

Artigos Recomendados

ptAnime High Score – Dragon Ball Z: Kakarot e Tekken 8
ptAnime High Score

ptAnime High Score – Dragon Ball Z: Kakarot e Tekken 8

por António Barreiro
11/05/2025
Pokémon TCG Scarlet & Violet - Expansões Black Bolt e White Flare Anunciadas
Notícias

Pokémon TCG Scarlet & Violet – Expansões Black Bolt e White Flare Anunciadas

por António Barreiro
07/05/2025
ptAnime High Score – Novidades Mario Kart World
ptAnime High Score

ptAnime High Score – Novidades Mario Kart World

por António Barreiro
20/04/2025
Mickey 17 - Um filme de culto 'in the making'
Análises

Mickey 17 – Um filme de culto ‘in the making’

por Inês Paredes
15/04/2025
ptAnime High Score – Street Fighter 6 e Zenless Zone Zero
ptAnime High Score

ptAnime High Score – Street Fighter 6 e Zenless Zone Zero

por António Barreiro
13/04/2025
Próximo Artigo
Cavaleiros do Zodíaco Live-Action - Análise

Cavaleiros do Zodíaco Live-Action - Análise

Skip to Loafer Episódio 9 – Opinião

Skip to Loafer Episódio 9 - Opinião

Suki na Ko ga Megane wo Wasureta Revela Dia de Estreia

Suki na Ko ga Megane wo Wasureta Revela Dia de Estreia

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Segue-nos!

Anúncio

Recomendamos...

Conhece o Hentai que surpreendeu com uma excelente animação destaque
Curiosidades

Conhece o Hentai que surpreendeu com uma excelente animação

30/07/2023
O que significa Yamete Kudasai destaque
Curiosidades

O que significa Yamete Kudasai?

26/08/2023
Overflow - Manga recebe Anime [Aviso +18]
Anime

Overflow – Manga recebe Anime [Aviso +18]

22/11/2019
Overflow - Anime revela Vídeo Promocional [Aviso +18]
Anime

Overflow – Anime revela Vídeo Promocional [Aviso +18]

11/12/2019
Usa o cupão ptanimemeshi no website da Prozis

Últimas Análises

Mickey 17 - Um filme de culto 'in the making'

Mickey 17 – Um filme de culto ‘in the making’

15/04/2025
Cinema Neo-Noir Asiático - Um beijo é mais do que um beijo, e uma arma é mais do que uma arma

Cinema Neo-Noir Asiático – Um beijo é mais do que um beijo, e uma arma é mais do que uma arma

07/04/2025
Momo e no Tegami – Análise do Filme

Momo e no Tegami – Análise do Filme

ptAnime

© 2024 ptAnime. Todos os direitos reservados.

  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos & Condições
  • Contactos

Bem vindo de volta!

Iniciar Sessão

Esqueceste a tua password?

Recuperar password

Por favor, introduz o teu username ou email para recuperares a tua password

Iniciar Sessão

Adicionar nova playlist

Não foram encontrados resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Anime & Manga
    • Textos/Opinião
    • Análises
    • Indústria Anime e Manga
    • Notícias
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
    • Análises Videojogos
  • TOPs
  • Contactos

© 2024 ptAnime. Todos os direitos reservados.

AdBlocker detetado!

Pedimos que apoies a escrita independente do ptAnime através do visionamento dos anúncios que exibimos.

Só assim conseguimos manter este conteúdo grátis para todos.