Estava eu à procura de um anime antigo, como é habitual, e eis que me deparo com Le Portrait de Petit Cossette (Kozetto no Shōzō em japonês). O trailer é bastante misterioso e, como tal, não pude conter a vontade de fazer uma análise deste OVA. Vamos a isto?
Cossette no Shouzou – Análise do OVA

Cossette no Shouzou – Origem
Criado em 2004, este OVA de 3 episódios foi produzido pela Aniplex e animado pelo estúdio Daume. Confesso que não conheço muitos trabalhos do estúdio mencionado mas no que toca à produtora posso frisar, de imediato, animes como Fullmetal Alchemist, Sword Art Online, Rurouni Kenshin e, mais recentemente, Demon Slayer.
Já vos deixei curiosos?
Cossette no Shouzou – Enredo
Este OVA conta-nos a trágica história de Eiri, um pintor que se apaixona (de forma bastante peculiar) por Cossette, uma menina com um trágico passado. O encontro destes dois personagens, tão singulares, traz-nos uma história de amor dolorosa e aterrorizante. De alguma forma, esta obra fez-me recordar alguns poemas gótico românticos que li quando era mais jovem. Sombrios, mas empolgantes.
Cossette no Shouzou – Características
- Animação: posso avaliar como sendo razoável. Confesso que não sou fã de juntar animação 3D ali pelo meio, mas como não houve muitas partes dou um 6/10. Achei que também não havia muita fluidez de movimentos nos personagens e notava-se uma melhoria significativa na qualidade da animação ao perto. O que mais me impressionou foram as cenas gore. Não estava à espera 🙂
- Banda Sonora: as músicas, apesar de serem poucas, são lindas! Gostei bastante da escolha da banda sonora para esta obra. Achei que estava bastante simbiótica com o tipo de filme e “tiro o meu chapéu” à artista Yuji Kajiura, cantora e compositora.
Cossette no Shouzou – Juízo Final
Não foi um super filme. Não que estivesse à espera de mais, mas houve algumas partes bastante paradas. Além de tudo, penso que o filme é muito confuso. Na minha perspectiva, o autor quis transmitir uma mensagem demasiado forte e acabou por fazer uma bagunça de animação.
Gostava de dizer que gostei do filme, mas achei que ficou aquém daquilo que poderia ter passado para o público. Acho mesmo que, por trás de toda esta balbúrdia, possa estar uma bela, porém desconcertante, mensagem de amor.
E vocês? Querem dar uma oportunidade a esta OVA?
Análises
Kozetto no Shōzō - Análise do OVA
Um filme com uma mensagem forte, mas um pouco confuso.
Os Pros
- Ambiente sombrio e desconcertante
- Banda sonora
Os Contras
- Enredo confuso
- Animação 3D em algumas partes