Afro Samurai | Análise

por Tiago Fonseca
Anime Afro Samurai

Hoje o ptAnime conta a história de Afro, um samurai solitário que vive a sua vida com o único objetivo de conseguir vingar a morte do seu pai. Vistam o kimono, saquem a espada da bainha e acompanhem-me nesta viagem.

 

Afro Samurai | A História

Devido ao curto tamanho da série, a história também é algo pequena. No entanto, não se pense que o facto de ser pequena a torna menos boa ou desinteressante. A maneira como é contada torna uma ideia, à partida simples, numa história cativante que nos absorve desde o primeiro minuto. A gestão do timing das revelações, sempre no momento certo, faz com que com que 100% do tempo seja aproveitado, e nós agradecemos.

Quanto à história em si, acompanha a vida de um samurai chamado Afro e o seu percurso para completar uma missão de vingança. Filho de um guerreiro samurai, que em tempos fora o melhor e mais temido guerreiro dos quatro cantos do mundo, teve a infelicidade de assistir à última batalha do seu pai.

Depois de defender muitas vezes a sua bandana de samurai número um, encontrou um adversário que o superou e acabou por ser morto, mesmo na frente do seu pequeno filho. Em Afro nasceu uma mistura de emoções. Por um lado, revolta e vontade de vingança, por outro uma sensação de impotência por saber que não tinha hipóteses contra tal adversário.

Do assassino do seu pai, Afro recebe a bandana de samurai número dois, o único que pode desafiar o número um. A partir daí, Afro começa a sua viagem para amadurecer e tornar-se mais forte, sempre com o objetivo de um dia voltar ao topo da montanha e defrontar o homem que matou o seu pai.

 

 

Afro Samurai | Ambiente e Enredo

O elenco de Afro Samurai tem poucas personagens principais. Na maioria do tempo, enquanto Afro luta para manter a bandana número dois, as únicas personagens no ecrã são Afro e um amigo imaginário algo peculiar, que pode ser alvo de várias interpretações.

Pela personalidade de Afro, que é calado, introvertido, destemido e não mostra sentimento algum, esta personagem pode bem ser como que a consciência de Afro. Uma espécie de encarnação de todos os sentimentos que o fazem querer, a todo o custo, chegar ao topo da montanha, que ganha vida aos olhos de Afro e o incentiva e avisa durante o seu percurso.

De resto, temos também uma organização, chamada Empty Seven Clan. Este grupo de velhos anciãos tem como objectivo capturar Afro para, com base nas suas capacidades, criarem um cyborg samurai perfeito.

Quanto ao ambiente de Afro Samurai, este pode ser descrito, em poucas palavras, como equilibrado. Existe um ótimo balanço entre o Japão clássico: com cenários, vestuários e tradições típicas desta época; e a tecnologia bem mais avançada do que a dos nossos dias.

 

 

Afro Samurai | Juízo Final

Existem várias razões para este anime ser, a partir de agora, uma recomendação minha para quem gosta de Anime!

O aspecto visual é fantástico, o nível de detalhe do desenho é altíssimo e há sempre movimento no ecrã, o que torna esta série bastante fluída. A juntar a isto o nível está sempre bastante alto, com batalhas frenéticas, bastante violentas e sem medo de encherem a tela de sangue, pausadas apenas por alguns flashbacks para se compreender o passado das personagens.

Um dos aspectos que, a meu ver, torna Afro Samurai um ótimo anime para alguém que não gosta de Anime, que leve a pessoa a possivelmente mudar de ideias, é o facto de ser dobrado em inglês. Apesar de uma ou outra infelicidade, o diálogo é muito bom, e o elenco também, liderado pelo mais que conhecido Samuel L. Jackson, que como é conhecido, não tem medo de decorar as suas frases com bastante calão.

Ter apenas 5 episódios, o que equivale ao tempo de duração de um filme, também pode ser um atrativo para quem quer ver anime mas fica desencorajado pela longa duração da maioria das séries.

Ao longo desta análise muito foi dito, mas muito mais foi o que ficou por dizer. Isto porque não quero, de maneira nenhuma, roubar-vos o prazer de acompanharem vocês mesmo esta (pequena) grande série que recomendo vivamente!

 

 

 

 

Comentários via Facebook
0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.