Akira | Análise

por Renato Sousa
Live Action de Akira aprovado

Nestes últimos dias, o mundo do anime tem sido constantemente bombardeado com notícias sobre Akira. Uma obra de Katsuhiro Otomo que vai ter direito a um Live Action no próximo ano. Como tal, o ptAnime achou por bem recuar até ao ano de 1988 para fazer uma análise ao filme, em formato anime, que nesse ano foi lançado com o mesmo nome.

 

Akira | A História

A história de Akira passa-se em 2019 em Neo-Tóquio. Uma cidade que há 30 anos atrás foi palco da 3ª Guerra Mundial, tendo sido totalmente destruída nessa altura e ressurgindo mais tarde com este novo nome.

Já no presente, abalada por graves problemas políticos e sociais como a corrupção, a criminalidade entre outros, a cidade é o lugar escolhido para os confrontos entre dois grupos rivais de motoqueiros. Os Capsules, liderados por Shotaro Kaneda, e os Clowns. Durante um destes confrontos, Tetsuo Shima, um dos membros dos Capsules e amigo de infância de Kaneda tem um grave acidente por causa de Takashi. Esta “criança” possui poderes telepáticos devido às muitas experiências de que foi alvo nos laboratórios governamentais.

Por ter entrado em contacto com Takashi, Tetsuo é também ele capturado pelas forças militares para ser objeto de estudo. Uma vez nos laboratórios, este irá desenvolver habilidades paranormais de tal forma extraordinárias que o próprio Akira (ser responsável pelo caos e destruição de há 30 anos atrás) irá estabelecer contacto mental com este de forma intermitente.

Apesar de Tetsuo encarar com grande satisfação os seus poderes, o rapaz irá perder grande parte do bom senso e da capacidade de raciocínio que possuía. Este vai mesmo olhar para Kaneda como seu principal inimigo para desespero do líder dos Capsules que a todo o custo tenta trazer Tetsuo de volta à realidade, contando para isso com a ajuda de Kei. Mas não só! Ao descobrir a história de Akira e a sua localização, Tetsuo irá em sua perseguição. Isto vai colocar as forças militares lideradas por Shikishima em alvoroço, que temem que o pior aconteça caso o contacto com Akira seja estabelecido e todo o seu secretismo seja perdido.

 

Filme Anime Akira

 

Akira | Ambiente e Enredo

Apesar de ser um filme de 1988, Akira aborda problemas que hoje abalam mais do que nunca a nossa sociedade. A corrupção dos sistemas políticos. A criminalidade que cresce a cada dia que passa e que vai desde roubos a homicídios. A invasão de grupos nos vários concelhos e cidades, e ainda teorias paranormais que são questionadas cada vez mais.

Não sei se é correto chamar visionário a Katsuhiro Otomo. Mas a verdade é que ao fazer um filme situado em 2019 que aborda todos estes temas, olhando para a direção em que o nosso planeta caminha, não sei se irá falhar por muito.

No que toca ao enredo em si podemos destacar 3 planos. As forças militares e governamentais, que apesar de entrarem em conflito em certas alturas guardam em segredo a verdadeira realidade de Akira e as experiências desenvolvidas em seres humanos que lhes acabaram por proporcionar poderes telepáticos.

Em segundo, as forças resistentes anti-governamentais, constituídas por Nezu, Kei e Ryu. Apesar de pretenderem descobrir tudo o que de mal o governo tem feito e lutarem contra isso, nem todos os membros são tão corretos e justos quanto parecem.

Em último plano temos o que nós já melhor conhecemos. Os grupos de motoqueiros de Neo Tóquio, onde se incluem as personagens principais do filme, Kaneda e Tetsuo. Apesar de apenas a primeira parte do filme ser focada nestes confrontos, já que depois coisas mais importantes vão acontecer, as motas personalizadas vão estar sempre presentes.

Todos estes planos estão bem interligados uns com os outros. Contudo, não seriam a mesma coisa sem a chamada “cereja no topo do bolo”. Falo da parte paranormal do filme, que vem dar cor e relevo a todos estes planos e que o torna num grande filme de ficção científica.

 

Filme Anime Akira

 

Akira | As Personagens

A este nível, para além de Kaneda e Tetsuo que já falamos bastante, convém referenciar mais algumas personagens que pouco ou nada falamos até agora. Temos o Coronel Shikishima, que de certa forma controla o que se passa nos laboratórios experimentais. Shikishima não quer voltar a passar por uma situação do género daquela que Akira provocou.

Kiyoko, Takashi e Masaru representam as experiências do governo em seres humanos. Apesar do aspeto desagradável que apresentam e da forma de criança que ostentam, ao contrário de Tetsuo conseguiram preservar o bom senso e a capacidade de raciocínio.

De referir ainda Yamagata e Kai. Dois amigos de Kaneda, pertencentes aos Capsules, que irão sofrer com a falta de auto controlo de Tetsuo. E, por último, Kei. Como já referi, esta personagem pertence a um grupo de resistentes. A jovem irá formar uma espécie de aliança com Kaneda, embora desconheça que também ela tem alguns poderes telepáticos.

 

Akira | Relação Manga/Anime

Esta obra de Katsuhiro Otomo não conta com uma série de anime como é habitual acontecer com a maioria das mangas. Tem sim este filme que acaba por ser um resumo do que se passa na manga. Alguns factos são ligeiramente diferentes e certas personagens são muito melhor exploradas nos livros do que num filme que não tem tempo para tudo.

O importante é que o essencial da história está lá e quem vir a longa metragem fica bastante bem servido. Uma série de anime seria excelente mas tantos anos depois não será fácil isso acontecer. Penso que nem mesmo o sucesso do Live Action que aí vem conseguirá dar um “empurrão” nesse sentido.

 

Akira | Juízo Final

Concluindo, vale a pena ver este filme que mesmo sendo antigo em data de lançamento é bastante atual em certos conteúdos. Um Live Action está para chegar e não será por acaso que esta obra teve direito a tal.

Este é mais um daqueles animes que um fã de filmes de ficção cientifica iria ver e adorar mesmo sem gostar de anime. Quem sabe o Live Action não leve algumas pessoas a fazer isso. Será excelente se tal acontecer. Um prémio justo para a história. Ação, mistério, drama e poderes sobrenaturais é do que mais há em Akira.

Se andam no mundo do anime há algum tempo, certamente que já ouviram o nome deste filme várias vezes. Agora só têm de fazer como eu. Dar uma oportunidade ao filme e tirar conclusões. Termino com um trailer e espero pelas vossas respostas às perguntas em baixo e a tudo o mais que queiram dizer sobre Akira, na secção de comentários.

Já viram Akira? Estão a pensar dar uma oportunidade ao filme depois de lerem esta análise?

 

 

 

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.