Cantinho do Beto – Leitmotif em One Piece

Que One Piece é bom, todos nós já sabemos. Afinal, um anime não dura mais de 900 episódios se ele não for bom. Claro que grande parte do mérito vai para o nosso amado Oda-sensei. De forma magistral, e por 25 anos, prende-nos a atenção nas suas 16 páginas semanais. Mesmo assim, um bom manga não significa um bom anime, podemos ver animes como Naruto e Bleach que são muito inferiores se quando comparados a seus mangas. One Piece, por outro lado, consegue manter um bom nível e fidelidade de adaptação, parabéns Toei. Quero, neste Cantinho do Beto, falar de um dos motivos pelos quais a animação de One Piece capta o meu coração: leitmotif.

 

Cantinho do Beto – Leitmotif em One Piece

Dividirei este artigo em duas partes “o que é leitmotif” e “o impacto de leitmotif em One Piece”. Antes, porém, para aqueles que não conhecem, vamos falar de One Piece! Escrito e desenhado por Eiichiro Oda, One Piece vem sendo publicado na revista Shounen Jump, da editora Shueisha, desde 1997, contanto hoje com 1013 capítulos. E é adaptado para anime pelo estúdio Toei Animation, desde 1999, contanto hoje com 974 episódios.

One Piece conta a estória de Monkey D. Luffy, um menino que sonha em tornar-se o Rei dos Piratas. Na sua jornada, Luffy forma uma tripulação única, com Zoro, o espadachim; Nami, a navegadora; Ussop, o atirador; Sanji, o cozinheiro; Chopper, o médico; Robin, a arqueóloga; Franky, o carpinteiro; Brook, o músico; e vou parar por aqui, para não causa tantos spoilers. O mundo de One Piece é formado por diversas e misteriosas ilhas e seus habitantes ganham poderes ao consumir as Akuma no Mi, as Frutas do Diabo.

 

Cantinho do Beto – Leitmotif em One Piece

 

O que é Leitmotif

Feita esta pequena, e super reduzida, apresentação, vamos ao que interessa, o que é Leitmotif.

Leitmotif é uma frase, ou ideia, musical que repete-se de forma constante. Essa técnica foi criada por Richard Wagner, compositor alemão que viveu entre 1813-1883. Motif, dentro do contexto musical, é a menor parte musical que contém uma informação temática. Desta forma, o leitmotif tem que representar algo na narrativa em que foi usada. Leitmotif pode ser usada dentro de jogos, filmes, animes e música.

De forma simples podemos dizer que leitmotif é quase como se a música se tornasse um personagem dentro da história, com uma representação própria. Podemos ver claramente este uso em filmes como Star Wars, onde a “Marcha Imperial“, música tema de Darth Vader, encontra-se escondida nas melodias de “Anakin’s Theme“. Normalmente leitmotif é usada para nos passar os sentimentos e emoções que o diretor da obra quer que sintamos. Em Harry Potter a “Hedwig’s Theme“, que representa mistério e aventura é revisitada em “Harry’s Sacrifice“, a representar a perda da esperança.

 

 

O impacto de Leitmotif em One Piece

Depois desta pequena aula sobre música e banda sonora, vamos falar sobre o que interessa: One Piece. Aqueles que gostam de prestar atenção em bandas sonoras já devem saber o que irei falar aqui, para aqueles que não são tão ligados assim, aguentem comigo. Animes de forma geral usam leitmotif de forma constante, seja a música tema de algum personagem ou mesmo o tocar de “Brave Heart” a cada nova dige-evolução. Quem está a assistir Shaman King 2021 foi presentado com “Over Soul” há alguns episódios. Mas isso não é leitmotif.

Leitmotif é quando usa-se aquela pequena frase musical, e dá-se a ela um significado totalmente novo! E sim, isso conecta-nos emocionalmente com os acontecimentos. Em One Piece as principais leitmotifs vem de “We Are”, primeira abertura do anime.

 

 

Podemos revê-la de forma bem nítida em “More and Yet More, The Adventure Continues“, mas aqui ainda vemos uma repetição exata da música.

 

 

A magia acontece quando temos os pequenos relances, realmente as pequenas frases musicais implementadas em outras músicas. Como em “We did it! Party!

 

 

E a minha absoluta favorita, que tira lágrimas de mim sempre que toca “Mother Sea

 

 

We are!

É isso pessoal! Finalizo aqui meus comentários! One Piece é incrível, mas somente o trabalho conjunto de história, animação, banda sonora e Gomu Gomu noooooooooo seria capazes de fazer este anime durar tanto tempo com tanta qualidade e fãs. Da próxima vez que estiverem a ver algum anime, atentem-se a banda sonora, nas melhores encontrarão pérolas como esta!

 

Artigos Relacionados

To Your Eternity Episódio 16 – Opinião

Digimon – Franquia recebe Novos Projetos Anime

Studio Ghibli Publica Crossover com Filme da Pixar