K-Pop – O Melhor do Mês de Novembro de 2020

O fim do ano está a chegar e o mundo do K-Pop não abranda, apresentando lançamentos atrás de lançamentos (de grande qualidade). Novembro foi um mês fantástico em termos de estreias e regressos.

Como já é norma, esta lista é constituída por 10 entradas, sem qualquer ordenação, apenas listando os lançamentos de novembro que considero serem os melhores.

Obviamente, poderão haver omissões que são escandalosas para vocês, mas espero que compreendam.

Sem mais demoras, deixo-vos aqui 10 recomendações relativas ao mês de novembro de 2020!

 

K-Pop – O Melhor do Mês de Novembro de 2020

 

MONSTA X – Love Killa

 

Esta abertura do Joohoney com a sua homenagem ao Joker está fantástica.

Gosto bastante do conceito mais elegante que os MONSTA X têm usado desde a “Fantasia“. Para além do Joohoney, acho que o destaque deste comeback tem de ir para o Hyungwon, que também está fantástico. Adorei o facto de o terem colocado como centro em algumas secções da coregrafia. A nível de visual ele arrasa completamente com aquele estilo de cabelo e guarda-roupa.

Acho que este comeback supera o da “Fantasia”. São músicas diferentes e gostos diferem, mas penso que, em termos gerais, este consegue ser melhor.

 

Chungha – Dream of You

 

Todos os singles da Chungha em 2020 têm sido de grande qualidade e “Dream of You” não foge a isso.

Penso que o facto desta se tratar de uma música completamente em inglês seja benéfico para a artista a solo, pois assim consegue chegar a mais gente.

Neste MV podemos ver toda a qualidade da Chungha, tanto enquanto cantora como dançarina. Ela tem tudo. Vamos a ver o que nos reserva “X” que sai já no próximo mês.

 

Taemin – IDEA

 

Pouco tempo depois de nos fascinar com “Criminal”, o Taemin regressou com “IDEA”. São duas músicas de excelente nível, mas também não esperava menos deste artista a solo de topo.

A transição súbita no rumo da música é fascinante. Acho que esta tem duas facetas, uma delas bastante classy, talvez um pouco vogue, sendo a outra o completo oposto, bastante obscura, a roçar no assustadora.

Um ponto desfavorável é que a transição que por um lado atrai, por outro é um pouco frequente demais.

Ao contrário de “Criminal” acho que esta música foca-se muito mais no aspeto da atuação, como podemos ver naquele cenário fantástico em que o Taemin dança com os restantes membros naquela espécie de escadaria.

Mais um ótimo lançamento do Taemin.

 

TREASURE – MMM

 

E os TREASURE já vão no seu terceiro lançamento (tendo em conta que são singles). Nota-se que tanto os TREASURE como a YG querem mostrar a qualidade do novo grupo masculino.

Embora tenha um refrão menos explosivo quando comparado com “BOY” e “I LOVE YOU“, consegue ser bastante impactante com o seu aspeto mais sedutor (alguém que agarre no Haruto, ele está louco). Apesar de não ter aquele drop super satisfatório, penso que “MMM” é um single de grande qualidade.

 

GFRIEND – MAGO

 

O culminar de uma saga bastante experimental para este grupo feminino, o que permitiu que encontrassem novos sons e expandissem o seu fandom (certamente conseguiram). Todas as três faixas principais que as GFRIEND lançaram nesta saga de álbuns são bastante diferentes umas das outras. A “MAGO” tem obviamente uma inspiração disco, algo que nunca me ocorreu para um grupo como as GFRIEND. Tenho a dizer que fiquei bastante surpreendido com o resultado, tendo ficado igualmente um pouco chocado na primeira impressão, mas contente com o MV e a música.

Mais uma vez, o Bang Shi Hyuk teve alguma influência na criação desta música, tal como alguns membros, e eu acho isso fantástico.

Para mim, o destaque desta era “MAGO” tem de ir para a Yuju, acho que ela está deslumbrante (como sempre). Gostei bastante da parte dela da dança de varão e na bola de espelhos. Também gostei bastante da Yerin, que ficou fantástica com o guarda-roupa que lhe foi atribuído.

 

aespa – Black Mamba

 

Aqui está o novo grupo feminino da SM Entertainment. Ainda que envolvidas em alguma polémica devido ao seu conceito, acredito que poderão ultrapassar essa situação.

Gostei bastante da música. Acho que este MV deu a possibilidade a todas as membros de se mostrarem ao mundo.

As aespa estrearam-se a todo o gás com uma música a um ritmo bastante acelerado, com uma bassline ótima e um instrumental cativante. Este MV é uma explosão de cores, contudo acho que aquela inclusão do teaser era um pouco escusada. Poderia, talvez, ser utilizada num MV diferente, mas acho que neste não se enquadrou muito bem .

 

BTS – Life Goes On

 

Penso que esta música tocou no coração de todos tendo em conta o momento pelo qual nos encontramos todas a passar atualmente. Percebe-se perfeitamente que esta música é sobre a situação atual. Mas, ao contrário de muitos artistas que lançam músicas sobre a pandemia, os BTS conseguiram algo tocante e especial. Esta música não torna a pandemia o foco principal, o que permite que numa era pós-pandemia, a música continue a ser apreciada e mantenha um significado especial no coração de ARMY e não ARMY.

Esta é uma música mais suave, ao contrário de outros lançamentos deste grupo. Uma música que quer transmitir esperança a todos. Fico muito mais impressionado e feliz ao saber que os membros tiveram impacto direto no resultado final.

 

GOT7 – Last Piece

 

Contrastando com a vertente mais cinematográfica da sua última faixa principal, “Not By The Moon“, os GOT7 e a JYP optaram desta feita por um MV mais artístico. Penso que “Last Piece” está muito bem conseguida e curiosamente aparenta dar seguimento aos mesmos cenários vistos na faixa de pré-lançamento “Breath“, um aspeto interessante que cria uma espécie de uma storyline entre os MVs.

Adoro a transição súbita e estrondosa que acontece no refrão. Nada fazia prever uma alteração tão profunda, mas tenho a dizer que gostei bastante do resultado. A parte mais brutal do refrão faz-me lembrar outros tempos dos GOT7 – vejo um pouco da era “Hard Carry” – pelo menos a nível do estilo dessa parte em específico.

 

Kai – Mmmh

 

Tudo o que se poderia esperar de uma faixa a solo do Kai.

Dança excelente, sensualidade, voz suave e angelical.

 

A quantidade de talento dos artistas a solo que a SM Entertainment tem produzido nas últimas décadas é impressionante. Membros dos TVXQ, dos SHINee, dos EXO… Nunca mais acaba. (Isto só a falar nos grupos masculinos!)

Considero esta uma ótima estreia e a SM conseguiu mostrar tudo aquilo em que o Kai é bom. A dança: a qual mistura grandes movimentos com a suavidade, precisão e sensualidade que só o Kai consegue executar. A voz: que, não puxando por notas muito altas, permite ao Kai demonstrar a sua qualidade vocal. A música: que apresenta um instrumental fenomenal.

 

ENHYPEN – Given-Taken

 

Finalmente chegou a tão aguardada estreia. Após grande antecipação, senhoras e senhores: ENHYPEN. Honestamente, considero esta uma das melhores estreias dos últimos tempos.

Ultimamente, temos visto um surgimento de conceitos de uma espécie de “culto” – mais especificamente os CIX com “Jungle” eos  ONEUS com “To Be or Not To Be“. Gosto bastante de como esse conceito está a ser desenvolvido e gostei de como os ENHYPEN o desenvolveram.

Gosto da batida da música e da forma como a mesma se desenrola. Achei apenas um pouco estranha a ligação (ou falta dela) da brigde entre as estrofes e o refrão.

Vamos ver o que aguarda os ENHYPEN, mas prevejo que seja um futuro risonho.

 

Podem ouvir todas as músicas desta lista no Spotify (inclui mais sugestões para além das mencionadas acima):

 

E damos por concluída a lista relativa a novembro de 2020! Concordam com as minhas escolhas?

Até ao próximo mês!

 

>> Para mais notícias sobre K-pop, cliquem AQUI

 


Artigos relacionados:

Kai dos EXO confirma a sua Estreia a Solo

GFRIEND conseguem 2ª Vitória para “MAGO”

aespa estreiam-se com MV para “Black Mamba”


 

Artigos Relacionados

Tantei wa Mou Shindeiru – Light Novels recebem Anime

Capa Manga One Piece Volume 98 – Wano Arc

Nanatsu no Taizai recebe Filme Sequela Original este Verão