Katsuhiro Otomo revela Pintura inspirada na Tower of Babel de Bruegel

Katsuhiro Otomo (Akira, Steamboy, Memories) é um grande fã do pintor holandês renascentista, Pieter Bruegel the Elder. Esse interesse tornou-se claro a 13 de abril, quando o mestre revelou o projecto no qual tem estado ultimamente a trabalhar: uma recriação da pintura de Bruegel, The (Little) Tower of Babel com uma porção em corte que revela o interior. A revelação ocorreu num evento no DNP Ginza Building, em Tokyo.

 

Katsuhiro Otomo revela Pintura inspirada na Tower of Babel de Bruegel:

 

A pintura de Bruegel (um de dois do mesmo assunto) retrata a Torre de Babel, uma enorme torre construída, de acordo com a Bíblia, para atingir o céu. Deus ficou perturbado com a perspectiva de humanos invadirem o Céu, então Ele descarrilou o projecto ao introduzir diferentes línguas entre os construtores, confundindo-os. Otomo-sensei explicou que ele imaginou o interior como oco porque, de outra forma, a torre teria colapsado, e “existe mérito em dar uso aos poucos materiais de que se dispõe”.

 

 

 

Otomo-sensei foi assistido pelo artista de colagem Kōsuke Kawamura, que coloriu a pintura para estreitamente igualar o original. Kawamura-san diz que usou mais de 25,000 camadas no seu software de edição “a maior quantidade que já fiz na minha vida”. Ele teve, ainda, que cuidadosamente estabelecer a perspectiva correcta para cada tijolo. No final, ele nem reconheceu o seu próprio trabalho.

 

Um dos estudos de Katsuhiro Otomo.

 

Otomo-sensei visitou a pintura original no Museu Boijmans Van Beuningen, em Roterdão, de modo a poder cuidadosamente estudá-lo em detalhe. Ele até deixou perplexo os curadores residentes com as suas questões. Por exemplo, eles não tinham a certeza onde era a entrada da torre, mas Otomo-sensei pensa tê-la encontrado. Ele reparou ainda num rio a fluir para a torre e no background, então ele incluiu-o no seu corte.

 

 

O mestre incluiu, também, “monstros” no interior do corte como uma jovial referência à obra de Bruegel, The Fall of the Rebel Angels, a qual contém grotescas criaturas.

 

 

Um peixe andante, uma referência a um desenho de Bruegel, pode ser visto ao centro.

 

Felizmente, o povo Japonês não vai precisar de viajar até à Holanda para ver The (Little) Tower of Babel: esta está em exposição no Museu de Arte de Tokyo desde o dia 18 de abril. A obra de Otomo-sensei e Kawamura-san, Inside Babel, vai estar igualmente em exposição.

 

Fonte: Anime News Network

 

Artigos Relacionados

Himenospia – Manga de Shinya Murata Termina

Kyoto Animation absorve estúdio Animation Do

Tokyo Revengers – Filme Live-Action revela Trailer