Naruto Shippuden – Parte 1 | Análise

por Renato Sousa
Naruto Shippuden

AVISO: Esta análise, uma das primeiras do projeto ptAnime, foi escrita numa altura em que a série Naruto Shippuden ainda se encontrava em transmissão e estava longe de terminar. Depois do término do anime, foi publicado um outro artigo de análise a Naruto Shippuden neste espaço, desta feita focado na segunda parte da produção.

 

Naruto Shippuden – Os acontecimentos que destruíram a obra

 

A adaptação da manga de Masashi Kishimoto continua em “Naruto Shippuden“. Uma produção onde iremos encontrar um Naruto Uzumaki diferente. Mais velho, mais forte, e preparado para enfrentar novos inimigos e viver novas aventuras.

 

Naruto Shippuden – A História

Esta série começa dois anos e meio depois de Naruto ter abandonado Konoha para treinar com o seu mestre, Jiraiya. Agora, de regresso à Vila das Folhas, o jovem ninja está consciente que é um dos alvos principais da organização criminosa de nome Akatsuki.

Este grupo de ninjas assassinos tem como principal objetivo capturar os nove Jinchuuriki existentes. Este nome é atribuído a todos aqueles que têm poderosas criaturas dentro de si. É o caso do próprio Naruto que “transporta” consigo a raposa das nove caudas. A causadora de grandes danos em Konoha quando Naruto ainda era um bebé.

Mas este é apenas um dos pontos principais da história. Em grande plano estará também Sasuke Uchiha. Sob o olhar atento de Orochimaru, Sasuke irá evoluir de forma surpreendente todas as suas habilidades ninja. Especialmente o seu famoso Sharingan. Tudo para conseguir alcançar o seu grande objetivo: encontrar e aniquilar o seu irmão, Itachi Uchiha.

Como aconteceu ainda na primeira série do anime, também aqui Naruto irá tentar encontrar e trazer Sasuke de volta para a Vila das Folhas. Esta irá ser a prioridade número um deste rapaz hiperativo, partilhada em grande parte com a sua amiga, Sakura Haruno.

Isto não significa que o grande protagonista desistiu de ser Hokage. Simplesmente, como o jovem Jinchuuriki diz, como é que ele pode ser Hokage se nem um amigo consegue salvar?

 

Naruto Shippuden

 

Ambiente e Enredo

A mudança para Naruto Shippuden trouxe mudanças significativas a esta parte mais adiantada da história. Começando pela Akatsuki, é importante referir que iremos ter muitos combates com elementos deste grupo envolvidos. Mas não é por isso que merecem destaque neste ponto. É sim, pelos jutsus que apresentam.

Quando compararmos os jutsus dos elementos da Akatsuki com os apresentados pelas personagens da primeira série, iremos rapidamente constatar que estes são mais surreais e surpreendentes. Isto pode ser bom ou mau para os fãs. De certeza que alguns irão gostar mais deste novo nível de poderes. Outros podem desgostar e acha-los francamente estúpidos.

Como já referi na parte da história, Naruto Shippuden é um anime focado em três pontos. Naruto, Sasuke/Orochimaru e Akatsuki. Não se surpreendam se os episódios andarem sempre a saltar de cena em cena.

Da parte de Naruto é o que nos habituamos a ver. Se bem que grande parte das personagens de Konoha vão perder ainda mais protagonismo e andar muitos episódios sem darem de si. Relativamente a Sasuke, iremos ter realmente um aumento bastante significativo no tempo atribuído a esta personagem. A Akatsuki dispensa notas adicionais depois do que já aqui foi dito.

Resumindo, preparem-se para uma segunda adaptação da manga de Masashi Kishimoto bem diferente da primeiraE lembrem-se. Esta é uma análise a um anime ainda em transmissão. Grandes reviravoltas irão acontecer e voltar a acontecer vezes sem conta. Estejam preparados para tudo.

 

Naruto Shippuden – As Personagens

Esta é uma parte que já estava bastante preenchida e que agora volta a crescer.

Finalmente serão conhecidos os membros da Akatsuki. Deidara, Sasori, Hidan, Kakuzu, Tobi, entre outros. Relembro que no final dos 220 episódios de Naruto só eram conhecidos Itachi Uchiha e Kisame Hoshigaki desta organização.

E ainda os vários Jinchuuriki! Uns de uma forma muito breve. Já outros terão muito para nos contar e mostrar. Como disse em cima, estes são apenas nove, variando o número de caudas e as transformações que cada um tem. Nii Yugito, Killer Bee e o Gaara que todos nós tão bem conhecemos são alguns dos Jinchuuriki existentes.

Nota ainda para Sai. Personagem nova que irá tomar o lugar de Sasuke na equipa liderada por Kakashi e Yamato. Também este último irá assumir o lugar do Copy Ninja em várias missões.

 

Naruto Shippuden

 

Relação Manga – Anime

Nesta parte vamos mais uma vez ao encontro do que se passou em Naruto. Ou seja, muitos fillers. Continua a ser imperdoável a manga ir com tanto tempo de avanço e estarmos a ser bombardeados com fillers aborrecidos e totalmente sem interesse. O calendário de Novembro para Naruto Shippuden não nos deixa mentir. Mês 100% filler.

 

Naruto Shippuden – Juízo Final

De uma forma muito sucinta, Naruto Shippuden é indispensável para quem viu e gostou da primeira série. Os que não viram têm aqui mais uma oportunidade de se interessarem por uma das séries de anime mais famosas em Portugal, nos dias que correm. Arrisco-me mesmo a dizer que o que tínhamos de bom em Naruto, no Shippuden temos a dobrar. Mistério, acção, aventura, drama e suspense. Tudo isto numa história que ainda tem muito para dar.

Agora digam de vossa justiça! O que gostaram mais na passagem de Naruto para Naruto Shippuden? O que é que para vocês melhorou e piorou nesta transição? O ptAnime conta com as vossas opiniões.

 

 

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.