As origens de inspiração até ao resultado final desta obra são indubitavelmente um pouco peculiares. Até onde se sabe, B★RS (Black★Rock Shooter) teve a sua origem num artista que decidiu desenhar uma personagem sem qualquer tipo de ligação com uma história. Depois enviou o resultado final para um blog.
O líder dos Supercell gostou tanto da personagem que decidiu escrever uma música com base nela e depois um video clip que por fim deu origem a esta animação.
A História
Esta é uma pequena história que segue Mato e Yomi. Duas jovens que acabam de entrar para o primeiro ano do secundário. Até à data elas não se conheciam, mas rapidamente desenvolvem uma amizade muito forte. Com o avançar do tempo, são colocadas em turmas separadas. Mato conhece uma nova amiga chamada Yuu, com a qual começa também a criar uma nova relação de amizade.
Visto que passa mais tempo com ela do que com Yomi, a relação começa a ficar mais fraca, as dúvidas e ciúmes começam a assolar a cabeça de uma e de outra. No entanto, vemos Mato sempre a lutar pela amizade que se vai perdendo aos poucos. Em contrapartida, Yomi tenta sempre afastar-se mais e mais para não sair muito magoada da situação.
Ambiente e Enredo
Em tão pouco tempo é difícil desenvolver um enredo equilibrado. Assim sendo, esta OVA dá-nos apenas um cheirinho do potencial que um filme ou até uma série bem explorada poderia ter tido.
Mesmo assim, a linha de história possui o seu nível de complexidade. Este não tem apenas um segmento de história, mas sim dois que se vão desenrolando em paralelo. Existe o mundo designado como o real e um mundo fantasiado e sombrio. Uma vez que não nos é explicado o que é um e o que é o outro, podemos ir mais longe e “afirmar” que o real não é na verdade o real, mas sim o fantasiado. E o verdadeiro é aquele que aos nossos olhos parece ser o fantasiado.
Ora, aqui existem e podem existir imensos tipos de teorias para o que poderá ser um e o outro. Podem ser mundos paralelos que acontecem em simultâneo. Pode um ser real e outro sonhado. Ou um dos universos ser consequência das acções que são tomadas no outro. E estas são apenas as teorias que me ocorreram enquanto assistia à OVA, com certeza que se procurarem por mais visões, encontrarão teorias semelhantes e até mais complexas.
De qualquer das formas, vou assumir que o mundo real e o mundo de fantasia, são duas linhas de história ligadas por acontecimentos em simultâneo. Ou seja, o que acontece no real acontece ao mesmo tempo no outro mundo, mas de uma forma metafórica quando comparado com as ações do mundo real. Por exemplo, se no mundo real a Mato e a Yomi estiverem chateadas, o caminho que a Black Rock Shooter percorre é mais escuro, mais destruído, mais difícil. Concluo então que a Black Rock Shooter e a Dead Master são as personificações das emoções, acções, desejos, vontades e vidas da Mato e Yomi respectivamente.
Vamos então à parte que considero ser a mais bem conseguida neste todo. A distinção entre os dois mundos é mais que visível. O (suposto) mundo real possui um visual preenchido na sua maioria, por cores leves e claras. O passo da animação acompanha esta serenidade e leveza na maior parte do tempo, tirando uma ou outra excepção.
Quanto ao mundo sobrenatural, o predominante são os contrastes escuros com cores pesadas de forma a demonstrar o peso das emoções negativas que pertencem aquele mundo. Mesmo assim, os tons softs não abandonam completamente os cenários, mantendo uma ou outra cor presente a destacar-se na escuridão. A arquitectura dos edifícios, tanto nas estruturas interiores como exteriores, possuem um detalhe de nível bem elevado. A animação acelera juntamente com a Black Rock Shooter que se mostra incansável até atingir o seu objectivo.
As Personagens
Como já referi em cima, as personagens de um mundo correspondem ao do outro. Ou seja, BRS será a personificação emocional e física de Mato e assim sucessivamente.
Mato Kuroi é a personagem principal desta história. É uma rapariga nova com uma grande inocência e ingenuidade. Confia rapidamente no próximo, contudo, no que toca a pessoas que ela não conhece, tem alguma dificuldade em lidar com elas socialmente. Em pouco tempo, Mato evolui, fica mais corajosa e determinada nos seus objectivos, no entanto nunca deixa de ser, um ser incrivelmente sensível.
Yomi Takanashi é a melhor amiga de Mato. Extremamente educada, gentil, calma, sossegada e muito tímida. Devido a problemas pessoais, Yomi teve que andar sempre a viajar, o que fez com que ela não tivesse tempo para conseguir desenvolver boas relações no local onde se encontrava. Desta forma, tornou-se uma pessoa com bastantes dificuldades sociais, até encontrar a Mato, que lhe devolveu temporariamente alguma estabilidade emocional e social.
Yuu Koutari é a terceira personagem nesta equação. É Yuu que acaba por causar sentimentos como inveja e ciúmes em Yomi, relativamente a Mato. Bastante extrovertida e um pouco egocêntrica, ainda que de forma inocente, Koutari é extremamente possessiva no que diz respeito à sua relação com a Mato, o que mostra um grande lado negro.
Black★Rock Shooter divide com Mato Kuroi a definição de personagem principal. Possui uma característica física peculiar, o olho esquerdo dela está em constante labareda azul. Pouco se pode dizer desta personagem, visto que a maior parte do tempo é passado em constantes batalhas. Contudo, nota-se que é uma personagem calma, determinada e, independentemente do que acontecer, esta cumpre sempre com o objetivo estabelecido.
Dead Master é a personificação de todas as emoções e energias negativas da Yomi. Depressão, desilusão, ciúme, inveja, rejeição, isolamento e muito mais numa só personagem que luta desesperadamente para destruir todas as esperanças da BRS.
Juízo Final
Esta animação perde pelo pouco tempo de duração que possui. Desta forma, a narrativa não pôde ser explorada no seu máximo potencial. Em contrapartida, os bons aspectos técnicos vão compensando a falta de desenvolvimento narrativo. A banda sonora é mais que satisfatória. No que diz respeito ao desenho das personagens, é um pouco simplista mas agradável. Apesar de ter um traço um pouco minimalista possui grande qualidade, principalmente no mundo sobrenatural, onde todo o ambiente e desenho fica mais detalhado e agressivo.
Em suma, apesar dos seus pontos positivos, não considero esta OVA um “must see“. Mesmo assim, se tiverem 50 minutinhos de sobra, não será – de todo – tempo perdido.
Trailer
Análises
Black★Rock Shooter (OVA)
Esta animação perde pelo pouco tempo de duração. Desta forma, a narrativa não pôde ser explorada no seu máximo potencial. Em contrapartida, os bons aspectos técnicos vão compensando a falta de desenvolvimento narrativo.
Os Pros
- Animação
- Estética
- Uso de Cores
Os Contras
- Desenvolvimento da história