Um animador freelancer chamado Mushiyo explicou o porquê de ter abandonado o estúdio MAPPA, através de uma série de tweets no passado dia 14 de maio. De acordo com este, que trabalhou na mais recente temporada de Attack on Titan (ou Shingeki no Kyojin), a empresa proporcionou pobres condições de trabalho durante o decorrer da mesma.
De notar que estes tweets eram inicialmente públicos, tendo Mushiyo posteriormente tornado a sua conta privada.
Ver também: Attack on Titan – Último Capítulo está Finalizado e Editores lutam contra Pirataria
Animador descreve as más condições de trabalho na MAPPA

O trabalhador explicou que a sua decisão foi motivada pelo facto de ter de estar sempre a “arranjar desenhos” repetidamente, até o sol nascer, dando a entender que trabalhou muitas vezes durante a noite. Ele também criticou a decisão da MAPPA de trabalhar em quatro séries anime ao mesmo tempo, em vez de treinar bem a sua equipa para que estas correcções não fossem necessárias e ainda comparou o ambiente de trabalho a uma fábrica, onde os animadores de nível inferior possuem a tarefa de corrigir problemas em vez de desenhar.
Mushiyo ainda afirmou que as suas queixas não foram as únicas, afirmando, “Tanto quanto sei, cerca de 80% dos funcionários tinham reclamações semelhantes na época.”
A MAPPA assumiu a animação do popular anime Attack on Titan, do Wit Studio, com a primeira parte da temporada final. A série estreou em dezembro de 2020, enquanto o estúdio também estava a trabalhar em Jujutsu Kaisen e Gymnastics Samurai. Zombie Land Saga Revenge estreou em abril.
Mushiyo foi partilhando regularmente no Twitter a sua arte, enquanto trabalhava na temporada final de Attack on Titan.
Artigos relacionados:
RE-MAIN – MAPPA revela Anime Original de Polo Aquático
Chainsaw Man – Manga recebe Anime pela MAPPA
INX revelam Horríveis Condições de Trabalho na agência
Fonte: ANN