Anime Split Cour – O que são?

por Nayuki
Anime Split Cour

Como já devem saber a indústria dos animes é um universo enorme no Japão. Com o passar dos anos esta tem de se ajustar aos novos padrões. Por este motivo vão surgindo novas táticas para continuar a expansão deste mundo. Primeiramente vamos tentar entender o que é um cour. Cour é uma palavra de origem francesa e é a designação que se dá ao conjunto de doze/treze episódios de um dito anime. Ou seja, quando ouvem por aí que um determinado anime terá dois cour, significa que este terá 24/25 episódios.

Split cour é uma jogada dos estúdios japoneses para aumentar o tempo de produção de uma obra. Muitas vezes, ficámos impressionados em como um anime que estreou muito recentemente já tem uma segunda temporada confirmada que sairá dali a três meses. Achamos então que, o anime deve estar a ser um sucesso de vendas e que o estúdio apostará novamente naquela história. Porém, quase nenhum anime se produz em três meses – quando isso acontece é por algo muito errado ocorreu.

Já surgiram por aí muitas notícias sobre o quão mal pagos os animadores da indústria são, o quanto eles trabalham e o quão intensa e cansativa é a produção de um anime. Existem boatos sobre situações mais extremas, contudo o ptAnime não tem como objetivo alimentar teorias da conspiração. No entanto, quando esses rumores caiem na Internet e nos fóruns de anime, é o nome do estúdio que fica em maus lençóis. Esse foi um dos principais motivos para ter surgido a moda dos split cours.

 

Anime Split Cour

 

Vamos usar o exemplo de Bungo Stray Dogs – anime da corrente temporada. Quando a adaptação animada desta obra foi decidida, ficou automaticamente acordado que seriam vinte e quatro episódios. Porém, para haver um tempo maior de produção, opta-se por dar um intervalo de três meses entre a primeira metade da série e a segunda. Desta maneira o estúdio tem uma margem de manobra de três meses extra para produzir o anime e garantir a qualidade do mesmo.

Contudo, as vantagens dos split cours não se ficam por aqui. O facto do anime ter uma pausa, faz com que este fique mais tempo no hype. Em vez de se manter no destaque por seis meses, acaba por permanecer nove meses. Isto ajuda nas vendas do material original e na audiência da obra.

“Isto não sairá, então, mais caro para a produtora?”. Seria de esperar que sim, uma vez que terão de financiar um período de produção maior. Mas vale lembrar que animes de vinte e quatro episódios têm, normalmente, de oito a dez volumes de DVD/Blu-ray, sendo que cada volume tem dois ou três episódios. Usando o split cour, o anime terá seis volumes na primeira parte, e outros seis na segunda.

 

Anime Split Cour

 

Resumindo: Nós ficamos contentes porque o anime sairá, na teoria, com mais qualidade e entra mais dinheiro para a indústria. Todos saem a ganhar.

Posto isto, muitas vezes o anime tem segunda temporada não necessáriamente pelo sucesso de vendas, mas sim porque era algo planeado pelo estúdio desde o início. É impossível saber se um anime vendeu muito ou pouco em termos de DVD/Blu-ray nas primeiras semanas de lançamento. Então quando repararem numa segunda temporada de uma obra no MyAnimeList e o anime tiver estreado recentemente, o mais provável é ser split cour.

Vamos agora conferir os animes split cour dos últimos anos:

 

Anime Split Cour

Anime Split Cour

Anime Split Cour
Como podemos confirmar, a moda do split cour parece ser uma tendência para seguir nos próximos anos.

Concluindo: O estúdio tem mais tempo para produzir o anime e nós do ptAnime temos mais animes para fazer análise – o que seria uma alegria se nós não tivéssemos mais nada para fazer e se todos os animes fossem maravilhosos. A meu ver é uma estratégia como qualquer outra – e diga-se de passagem que é bem inteligente.

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.