Asako I & II – Filme Japonês estreia em Portugal pela Leopardo Filmes

por Usagi Wright
Asako I & II - Filme Japonês estreia em Portugal pela Leopardo Filmes destaque

A distribuidora criada para dar continuidade ao trabalho de 40 anos do produtor, exibidor e distribuidor Paulo Branco, Leopardo Filmes, anunciou recentemente a estreia em território nacional da longa-metragem japonesa de Ryûsuke Hamaguchi, Asako I & II.

 

Asako I & II – Filme Japonês estreia em Portugal pela Leopardo Filmes

Filmes Asiáticos no Espaço Nimas em Lisboa - Outubro 2019 Asako I & II de Ryûsuke Hamaguchi

 

O drama e romance japonês de 2018, Asako I & II, será lançado em Portugal no próximo dia 17 de outubro de 2019 em várias salas do país.  Com a presença de Masahiro Higashide, Erika Karata, Sairi Itô, a longa-metragem com duas horas de duração descreve-se da seguinte forma:

O filme começa quando Asako e Baku, dois estudantes universitários, se conhecem e se apaixonam à saída de uma exposição de fotografia. Contudo, Baku abandona subitamente Asako, sem qualquer explicação. Anos mais tarde, em Tóquio, Asako pensa ver Baku a trabalhar num bar de saké, mas na verdade trata-se de Ryohei, um simpático jovem de voz suave, confuso com as súbitas atenções de Asako. Começam a namorar e Asako não conta ao namorado que este se assemelha fisicamente à sua antiga paixão. Quando Baku reaparece anos depois, a jovem vê-se confrontada com os seus antigos sentimentos.

 

Asako I & II – Filme Japonês estreia em Portugal | Ficha Técnica

Título: Asako I & II
Realizador – Ryûsuke Hamaguchi
Argumento: Sachiko Tanaka
Baseado no romance: Netemo Sametemo de Tomoka Shibasaki
Ano – 2018 – Japão – Data de estreia em Portugal: 17-10-2019
Com – Masahiro Higashide, Erika Karata, Sairi Itô
Duração – 2h
Classificação – M/12
Locais de exibição – Salas Medeia Filmes: Espaço Nimas (Lisboa), Teatro Campo Alegre (Porto), Cinema Charlot (Setúbal), TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente (Coimbra), Theatro Circo (Braga) e CAE – Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz
TrailerVer AQUI

Festivais e Prémios:
Festival de Cannes 2018 – Selecção Oficial Em Competição
Lisbon & Sintra Film Festival 2018 – Selecção Oficial Em Competição

 

Asako I & II - Filme Japonês estreia em Portugal pela Leopardo Filmes imagem 1

 


 

Nota do Realizador

Eu, pessoalmente, não conheço nenhuma história de amor como “Netemo Sametemo” (da qual surgiu Asako I&II), que fosse tão verdadeiramente convincente ao descrever como o amor é o resultado de uma força mística, como magia, ou mesmo como uma maldição. Quando acabei de ler o romance, autopropus-me à produção de um filme baseado nele.

Quando, felizmente, se tornou realidade, tentei que fosse o mais fiel possível ao estilo da autora, a Sra. Tomoka Shibasaki, de forma a tornar possível a coexistência da minuciosa descrição do dia-a-dia, e a súbita sucessão de eventos absurdos. O personagem de Baku/Ryohei pode ser pensado como um símbolo dos eventos do imprevisto versus a rotina, e eu penso que conseguimos a encarnação deste princípio graças à interpretação do Sr. Masahiro Higashide, que tem essa dupla natureza na sua aparência exterior (beleza e mistério) e nas suas qualidades internas (gentileza, honestidade).

O filme retrata um período de quase 10 anos e, escrevendo-o nos dias de hoje, tornou-se natural incluir eventos como o desastre do terramoto. Penso que foi verdadeiramente essencial para este filme, que descreve a confusão do dia-a-dia com o extraordinário. Hoje, a rotina que vivemos é simplesmente o quotidiano pós-desastre. O desastre trouxe a luz sobre essa verdade básica: “hoje é um dia completamente diferente de ontem”. Considerando-o como normalidade ter-nos-ia tornado naturalmente incapazes de sermos sensíveis a esse sentido de “dia-a-dia”. Contudo, a sociedade japonesa, no seu todo, inflexivelmente insiste na realidade ficcionada de que a “rotina” continua igual e de que “ontem era mais ou menos parecido com o dia de hoje, e amanhã poderá muito bem ser igual a hoje”. Isto deve-se, certamente, ao facto de que ninguém aguentaria, no Japão, a concepção de um mundo sem quotidiano. Para começar, dificilmente se distingue o “ordinário” do “extraordinário”. As pessoas questionam-se sobre como viver a sua vida não sabendo o que vai acontecer amanhã. Em Asako I&II, os amantes vivem precisamente esta questão.

 

Asako I & II - Filme Japonês estreia em Portugal pela Leopardo Filmes imagem 2

 

Não percam o filme Asako I & II no dia 17 de outubro, nas várias salas espalhadas pelo país (que podem verificar acima). Iremos lançar em breve uma entrevista com o realizador Ryûsuke Hamaguchi e ainda uma surpresa para todos os leitores do ptAnime. Não se esqueçam de seguir a nossa página de Facebook clicando AQUI para ficarem a par das novidades!

 


– Artigo Relacionado – 

Filmes Asiáticos no Espaço Nimas em Lisboa – Outubro 2019

 

Fonte e imagens por: Press Leopardo Filmes
Imagem de destaque: Medeia Filmes

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.