Muitos fãs do manga acreditaram que seria impossível dar continuidade ao manga Berserk sem a presença do seu criador: Kentaro Miura.
Após o falecimento de Kentaru Miura-sensei, o seu grande amigo e experiente mangaka Kouji Mori, aliado ao Studio Gaga, deu continuidade às páginas de Berserk, com o objectivo de concluir a obra-prima que Miura deixou ao mundo.
Numa recente entrevista a Mori-sensei, o escritor revela os desafios que tem encontrado neste processo e algumas das perspectivas que tem para o futuro.
Berserk – Escritor revela processo para a criação do Final
“Estava preocupado. De facto, quando soube do falecimento dele, fiquei tão paralisado que nem consegui reunir forças para ler o meu próprio manga. Embora, na altura, o manga não estivesse em publicação há bastantes meses, eu sentia que tinha de dar conhecer ao mundo o final de Berserk, fosse na forma de romance ou de livro. Na altura, nem tinha considerado, de todo, a opção de dar continuidade à publicação do manga“.
“Contudo, os discípulos de Miura do Studio Gaga, que têm trabalhado na série, conversaram comigo: ‘nós vamos desenhar o manuscrito do capítulo actual até ao fim, queremos que o vejas’. Na verdade, pensei que seria impossível, mas o que é certo é que olhando para o capítulo 364 (publicado na Young Animal #18, em Setembro de 2021) era mesmo difícil apontar o que era verdadeiramente trabalho do Miura e o que era deles. Momentos de desespero são capazes de, por milagre, elevar as pessoas. Foi aí que nos foi perguntado se podíamos dar continuidade à série e pela primeira vez senti que talvez fossemos capazes de o levar até ao ponto final“.
Berserk – Escritor revela processo para a criação do Final | Haverá continuação depois do final de Miura?
Embora Mori não se queira comprometer já com uma previsão, nem com um número de capítulos que poderão ser necessários para terminar Berserk, insinuou saber quantos capítulos e volumes serão necessários para fechar esta épica jornada, prometendo que não tem interesse, nem capacidades, para o levar para além do final que Miura tinha pensado.
“Por enquanto, não posso revelar com certezas. Mas tenho uma ideia de quantos anos, e quantos livros, serão necessários para completar este projecto. Ainda assim, quando tento dar-lhe continuidade, ainda existem partes da história que não fazem sentido. Quando isto acontece, especulamos todos e conversamos sobre estes detalhes, enquanto solidificamos o trabalho original“.
Mori terminou a entrevista, sublinhando que nunca será um substituto para o seu falecido amigo, Kentaro miura.
“É mesmo assim que me sinto. Embora esteja a decifrar a história, é algo muito difícil. Por vezes as pessoas reclamam comigo no Twitter: ‘seja como for, o Mori só quer fazer o que bem entender com Berserk, então vai dar-lhe continuidade depois do final.’ Isso é absolutamente impossível. Com as minhas habilidades, nunca teria capacidade para criar ou desenhar Berserk“.
Por falar na publicação do manga de Berserk, recordo que esta tem sido consecutivamente adiada nos últimos meses. O Capítulo 376 foi adiado pela terceira vez:
Caso não estejas a par da história de Berserk, deixo-te a sinopse sem spoilers:
Marcado para a morte e destinado a ser assombrado por demónios até ao seu último dia, Guts embarca numa jornada para desafiar um destino terrível, enquanto ondas de bestas o perseguem implacavelmente. Armado com determinação e a sua monstruosa espada, jura vingança contra o responsável, caçando o mesmo homem que admirava e considerava um amigo.
Pelo caminho, encontra alguns aliados improváveis, como um pequeno elfo chamado Puck e Isidro, um jovem ladrão que quer aprender a lutar com o ex-mercenário. À medida que o grupo se vai lentamente formando, após terem decidido juntar-se à missão de Guts, todos enfrentarão um perigo incrível como nunca experienciaram.
Fonte: Comic Book