Título: Bungou Stray Dogs
Adaptação: Manga
Produtora: Bones
Géneros: Mistério, Seinen, Sobrenatural
Ficha Técnica: Indisponível
Primeiras Impressões: Disponível
Bungou Stray Dogs | Opening
“Trash Candy” – GRANRODEO
Bungou Stray Dogs | Enredo
Nakajima Atsushi foi expulso do orfanato onde residia, sem que lhe fosse explicado o motivo. Sem sítio para viver, nem qualquer forma de se subsistir sozinho, Atsushi vagueia moribundo e esfomeado até salvar Dazai de morrer afogado. O fatídico encontro muda radicalmente a vida do jovem sem-abrigo, compenetrando-o num mundo fantástico e sobrenatural.
A história gira em torno de uma agência de detetives privados, composta por investigadores especializados nas mais diversas áreas e com poderes a fazer jus ao seu estatuto. No entanto, essa linha narrativa não é o ponto fulcral da história, servindo apenas de ligação para a linha principal: a relação dos integrantes com a Port Mafia.
Bungou Stray Dogs concede ao espetador um divertido e interessante serão com a mistura equilibrada entre drama, comédia, mistério e ação. O conceito da série é bastante interessante e, mesmo tratando-se de algo repetitivo e muito trabalhado no universo da animação japonesa, consegue ser agradável e explorado de um ponto de vista invulgar dentro do contexto.
Não se trata de uma obra dramática na sua essência. Houve uma tentativa clara de a tornar em algo mais dramático ao realçar o passado sôfrego do protagonista, no entanto, a ligação a esse passado não foi feliz com o restante enredo cómico. É uma série de entretenimento com uma dose de mistério adequada para vermos sem um comprometimento exagerado. Ou seja, apesar de tratar-se de uma obra de demografia seinen sem elementos demasiados fortes do ponto de vista emocional, ficando-se pelo visual mais sanguinário.
Bungou Stray Dogs | Ambiente
A demografia ajudou a diminuir a censura, permitindo ao público o desfrutar em pleno das belas coreografias de batalha, tiroteios e assassinatos. O estúdio Bones continuou a fazer um bom trabalho, pelo que além dos cenários deslumbrantes, um dos pontos fortes da animação, manteve a fluidez dentro da média. Nada é extraordinário do ponto de vista técnico, no entanto, também não podemos apontar erros flagrantes nesse quesito.
A fotografia e os planos de imagens tiveram grandes momentos, sobretudo nos clímax dos episódios. Seja na “libertação do poder”, nas batalhas ou aquando a resolução de algum mistério, a animação conseguia-nos fazer babar por mais.
O character design foi dos melhores da temporada. É forte, com cores garridas e marcantes que se distinguem das demais produções. O visual é cuidado e a harmonia obtida entre animação, character design e voice acting é simplesmente na medida certa.
A banda sonora variou entre ritmos com traços jazz e eletrónico. Manteve-se original na sua produção e no geral bem colocada. Os temas de abertura e encerramento merecem especial destaque, sendo particularmente muito bons.
Bungou Stray Dogs | Juízo Final
As expetativas para Bungou Stray Dogs aparentavam ser elevadas. Como toda e qualquer obra seinen, a atenção e o olhar crítico sobre a mesma é intensificado, e os julgamentos surgem de todos os lados. Claro que não é uma obra ideal, e muito menos algo representativo do género. No entanto, pode ser encarada como uma agradável obra de entretenimento para assistir sem qualquer tipo de expetativa, para quem quiser rir ao mesmo tempo que assiste a um universo envolto em mistério com personagens interessantes e poderes fantásticos. Além disso, esta série é repleta de referências literárias (as personagens representam um autor e o nome dos seus poderes uma das suas respetivas obras literárias), pelo que para qualquer amante de literatura, sobretudo japonesa, o gozo é intensificado.
No entanto, para quem procura uma obra mais “dark” do ponto de vista emocional e narrativo, esta não será a melhor escolha. Possui drama sim, mas mal explorado e sobretudo mal colocado, pelo que sugiro que não iniciem Bungou Stray Dogs a desejar uma complexidade dramática de qualidade.
Análises
Bungou Stray Dogs
Bungou Stray Dogs foi uma das séries da temporada de Primavera.
Os Pros
- Ambiente
Os Contras
- Falta de desenvolvimento narrativo