So The Flower Has Wilted
Chihaya Ayase, Taichi Mashima e restante comitiva estão de volta ao mundo do anime para nos contarem mais peripécias sobre as suas vidas e respetiva participação nas competições de Karuta. Neste novo ano letivo que agora se inicia, o grupo começa por tentar recrutar novos membros para o clube e definir prioridades, algo que vai gerar alguma discordância entre os Mizusawa.
Galeria de Imagens: Chihayafuru 2 – Episódio 1
Por vezes nova temporada é sinónimo de novas personagens. Este foi o caso de “Chihayafuru 2”, que logo nos primeiros minutos nos apresentou Sumire Hanano, uma adolescente que acabou de ingressar na Escola Secundária de Mizusawa, mas não da melhor maneira. Isto porque o namorado decidiu acabar o relacionamento, por agora os dois estarem mais distantes e por se iniciar ali uma nova fase das suas vidas. Depois de libertar algumas lágrimas, Sumire deixou a tristeza daquele momento de lado para se focar imediatamente na procura de um novo namorado, que tem de ser obrigatoriamente o mais bonito e atraente da escola. Incrível como somos capazes de mudar tão rapidamente os nossos sentimentos na adolescência. Como é que nesta fase da vida e com estas reações queremos ser considerados verdadeiros adultos? Definitivamente, somos incríveis, para o bem e para o mal.
Ora estando-se aqui a falar do primeiro dia do novo ano escolar em Mizusawa, é normal este ser aproveitado para várias apresentações, inclusive a de grupos e clubes existentes na escola, de forma a que os novos alunos se possam integrar melhor e participar em algumas atividades dentro do estabelecimento sem serem as habituais aulas. Quem não faltou à apresentação foi o clube de Karuta que, por intervenção de Kanade, teve um enorme sucesso. A rapariga escolheu Chihaya e Taichi para subirem ao palco e publicitarem o clube, pois sabia que estes dois iriam atrair rapazes e raparigas pela sua beleza exterior. Assim aconteceu, e a prova disso veio nas horas seguintes, quando à porta do clube estavam vários caloiros, maior parte raparigas, com a candidatura para o clube de Karuta pronta a entregar. No meio de tanta gente encontrava-se também Sumire que, à semelhança de grande parte das amigas, estava ali por Taichi e não pelo Karuta. Ao ver tanta gente, Chihaya desfez-se em lágrimas.
Após receberem os candidatos no seu espaço, o quinteto que deu vida ao clube no ano transato iniciava um pequeno discurso onde explicava as dificuldades do Karuta, a sua essência e outras coisas. Mais uma vez, ficou claro que a maior parte da plateia queria era saber de Taichi, ou não fosse Sumire logo perguntar se este tinha namorada, despertando a curiosidade em todas as raparigas que a rodeavam. Felizmente parece que Kanade tem uma vertente mais autoritária que logo pôs a malta em sentido. Depois dos novatos abandonarem a sala com todos os poemas do jogo para memorizar, surgiu um dos momentos mais importantes do episódio, a discussão entre os membros mais velhos do clube sobre prioridades. Enquanto uns apontavam o ensinamento dos novos candidatos como o mais importante, outros escolhiam antes o torneio individual, ou até mesmo o de equipas. Esta foi uma altura em que nós, espetadores, nos devemos ter apercebido da mesma coisa que a própria Ayase, isto é, que as prioridades daquelas cinco pessoas não coincidiam, facto que nunca tinha saltado à vista durante a primeira série. Estaria à vista uma rutura no grupo por causa da receção de novos membros? Claro que não! A amizade dos cinco é bem forte e, com calma, voltaram-se a reunir depois das aulas para debaterem mais uma vez o assunto. Uma reunião em que ao interrogarem Chihaya sobre qual seria a sua prioridade, a jovem respondeu todas as opções possíveis como se estas fossem conciliáveis a um nível de aplicação elevado. Os ouvintes simplesmente caíram para o lado perante tanta ambição da rapariga. Todavia, isto é mais do que ambição. Este desejo de conseguir fazer tudo está muito mais relacionado com a paixão enorme que a protagonista tem pelo Karuta.
Mais tarde, na reunião com os candidatos ao clube, Chihaya explicou que iria ser a professora deles, e que os outros quatro iriam focar-se nos treinos para melhorarem as suas capacidades como jogadores de Karuta. Deverá, portanto, ter sido esta a decisão final da reunião, parte que não foi exibida. Durante essa mesma aula, Sumire viu pela janela Taichi abandonar a escola e, fingindo estar muito triste e sensível, aproveitou para abandonar a lição e perseguir o seu grande alvo. Reunida com ele na estação de comboio, e depois de já estarem dentro do mesmo, Hanano tentou suavemente atirar-se ao rapaz, mas a resposta dele deixou-a completamente “K.O.”. Mashima afirmou que não queria ser escolhido por uma rapariga mas, ao invés disso, ser ele a escolher a rapariga a qual se iria entregar. Recuperada psicologicamente daquelas palavras fortes segundos mais tarde, Sumire, pelo que deu a entender, fará nova investida sobre o rapaz nos próximos tempos.
A terminar, de referir que foi muito bom ter de volta esta obra ao mundo do Anime. Para além das peripécias que este episódio inicial nos trouxe, o mesmo serviu também para recordar muitas personagens conhecidas desta produção, que há muito nos deixavam saudades. Com o sucesso que foi a primeira temporada, e com as questões que deixou em aberto no que toca à história, esta parte dois tem tudo para ser ainda melhor e para cativar ainda mais fãs para Chihayafuru com mais do mesmo, ou seja, muito Karuta, romance e peripécias da vida escolar.