Vencedor de vários prémios de Anime de renome, o ptAnime não podia deixar passar “Code Geass Lelouch of the Rebellion” sem uma análise. Este anime apresenta grande qualidade em todos os aspetos. Desde as personagens ao enredo, da imagem à música e, portanto, todos os adjetivos são poucos para se elogiar esta obra.
Code Geass Lelouch of the Rebellion | A História
Code Geass leva-nos até à história de Lelouch Lamperouge. Um rapaz que outrora pertencera à família real do Império Britânico, mas que devido ao assassinato da sua mãe foi afastado da nobreza sofrendo inclusive uma alteração de identidade.
Mais tarde, Lelouch é recambiado para uma escola britânica, situada na “Area 11”. Uma região maioritariamente de japoneses (também conhecidos como eleven’s) mas controlada pelas forças britânicas. O rapaz leva então uma vida sem sentido, devido ao ódio que desenvolveu pela sua nação, e por não ter poder suficiente para poder fazer alguma coisa contra Britannia.
Até que um dia, o rapaz vê-se apanhado no meio de uma perseguição a uns japoneses que roubaram um artefacto secreto do Império. Tal objeto, que apontava ser uma bomba é, pelo menos aparentemente, nada mais nada menos que uma “simples” rapariga de nome C.C..
Os ladrões são apanhados e assassinados na hora, sem piedade. Lelouch parece ser o próximo a ter o mesmo destino já que, apesar de ser britânico, presenciou tudo o que aconteceu. A vida deste jovem parecia estar a chegar ao fim quando, inesperadamente, C.C. decide fazer um contrato com ele, transmitindo-lhe um poder, Geass. Quem usa o Geass pode manipular as pessoas da forma que quiser. Com este novo poder, Lelouch consegue assim livrar-se dos seus perseguidores e escapar. O rapaz volta assim a sentir-se vivo. Mais do que isso. Com capacidade para fazer frente ao Império Sagrado de Britannia.
A partir daqui, a história vai-se desenrolando de forma bastante inesperada. A resistência dos japoneses vai-se tornar mais forte. Muito graças à ajuda de Lelouch. que irá atuar como Zero. Um líder mascarado que ele próprio criou para não revelar a sua identidade.
Desta forma, Lelouch vai assumir “dupla identidade”. Num lado, será mais um britânico e fiel amigo de Suzaku Kururugi (soldado britânico de origem japonesa). No outro, o grande líder dos japoneses.
Ambiente e Enredo
Code Geass Lelouch of the Rebellion transporta-nos para uma espécie de Grande Guerra Mundial onde o Império Britânico procura o controlo total do planeta. Algo que ainda só não aconteceu devido à resistência apresentada pelos japoneses. Estamos perante um anime do estilo “mecha”, pois os robôs são as grandes armas utilizadas no combate entre estas duas forças.
Contudo, é importante salientar que esta série é divida em três grandes planos. Uma parte de combate, como acabei de referir. Um plano mais juvenil. Muitas das cenas passam-se no colégio (Academia de Ashford) onde estuda Lelouch e os seus amigos, entre os quais se destacam Suzaku, Milly, Shirley e Rivalz. Em terceiro, as cenas focadas na realeza britânica e no que se passa no seio da sua comitiva.
Isto leva-nos então a reter o seguinte. Mesmo que não sejamos adeptos de “mechas”, isso não é razão para descartarmos Code Geass Lelouch of the Rebellion. Esta obra de Ichiro Okouchi e de Goro Taniguchi é muito mais do que isso.
A par de Death Note, esta é uma das séries com grande capacidade para nos “colar ao ecrã“. Pela capacidade que tem de nos surpreender quando menos esperamos. Pela intensidade presente em cada episódio.
Code Geass Lelouch of the Rebellion | As Personagens
Para além das personagens anteriormente mencionadas existem ainda mais algumas de grande importância. Nunnally, irmã de Lelouch, que no fundo é a razão principal para o jovem organizar toda esta revolta. Nunnally entrou em estado de choque ao ver a mãe ser assassinada e acabou por ficar cega e presa a uma cadeira de rodas.
Kallen Stadtfeld, grande admiradora de Zero e que irá estar sempre a seu lado. Kallen desconhece que Zero é Lelouch, seu companheiro de turma na Academia de Ashford.
Por fim, temos Charles zi Britannia (chefe supremo de Britannia), juntamente com Cornelia li Britannia e Euphemia li Britannia. Todos estão ligados à Coroa do Império Britânico e à família de Lelouch. Outros se poderiam destacar, mas isso já seria estar a contar a história toda. Isso não é o que se pretende nesta análise.
Relação Manga/Anime
Ao contrário do que acontece com a maioria dos animes, Code Geass Lelouch of the Rebellion não é adaptado da manga. Passa-se precisamente o contrário. O anime foi criado pelos dois senhores que falei em cima. Só mais tarde surgiu a manga adaptada da série. Existem também outras mangas com o nome “Code Geass”, mas que são spin-offs da série. Isto é, histórias alternativas. Mais uma forte razão para dar valor a esta grande criação. Pela qualidade que apresenta sem ter adaptação de manga.
Code Geass Lelouch of the Rebellion | Juízo Final
Para resumir tudo isto faço uma pergunta com resposta. O que destaca esta série das outras? Simples. Não estamos perante mais uma típica história cor-de-rosa. Diante de nós temos uma produção que nos leva a perguntar o que é certo e o que é errado. Indiretamente, um conjunto de situações onde decisões difíceis têm de ser tomadas.
Code Geass Lelouch of the Rebellion é um anime que nos questiona se vale mais a vida de algumas pessoas ou a de uma nação inteira. Acima de tudo, que a ânsia e o desejo de poder pode apoderar-se de nós próprios e destruir-nos.
Caros leitores, se há animes que cativam qualquer pessoa, este é definitivamente um deles. Recomendo! Vejam o trailer que está muito bom.
Aos nossos leitores que já viram e conhecem Code Geass Lelouch of the Rebellion convido, como sempre, a deixarem a sua opinião na nossa secção de comentários.
Análises
Análise de Code Geass: Lelouch of the Rebellion
Apesar desta ser apenas a primeira temporada de Code Geass, já por esta altura todos os adjetivos parecem ser insuficientes para elogiar a obra.
Os Pros
- A História: mesmo os que não são adeptos do estilo mecha (um dos pontos fortes desta produção) vão ficar agarrados ao ecrã e esquecer esse "desgosto", tal a força do enredo em cativar o espectador.
- Banda Sonora.
Os Contras
- Nada a apontar.