Death Note | Análise

15 Setembro, 2011  Por Renato Sousa
0


Um caderno que irá transformar o seu portador num verdadeiro Deus da Morte. Um nome e uma cara é tudo o que é preciso para matar. Quem terá a coragem de usar um caderno tão poderoso? Com que propósito? Pelo bem? Ou pelo mal? Bem-vindos ao mundo de Death Note.…

Death Note

Enredo - 10
Personagens - 9.9
Produção Visual - 9.7
Banda Sonora - 9.8

9.9

Fenomenal

Death Note, provavelmente a melhor série de sempre do género.

Avaliação dos Leitores do ptAnime: 4.65 ( 17 votos)
10

Um caderno que irá transformar o seu portador num verdadeiro Deus da Morte. Um nome e uma cara é tudo o que é preciso para matar. Quem terá a coragem de usar um caderno tão poderoso? Com que propósito? Pelo bem? Ou pelo mal? Bem-vindos ao mundo de Death Note.

 

Death Note | A História

Desenvolvido por Tsugumi Ohba e Takeshi Obata, também criadores do recente Bakuman que o ptAnime já analisou, Death Note é uma história de confronto entre vários masterminds com vidas de seres humanos em jogo.

Light Yagami, um estudante de topo, leva uma vida aborrecida e monótona devido à falta de verdadeiros desafios. Isto até ao dia que a sua vida irá mudar por completo. O dia em que Light se cruza com um Death Note, um caderno que permite ao seu utilizador matar quem este desejar. Os únicos dados requeridos são o nome e a presença na mente da face da pessoa alvo.

Julgando tratar-se de uma brincadeira, Light decide experimentar o estranho caderno. O inesperado acontece! O homem que foi usado como cobaia morre mesmo. Mas a surpresa não acaba aqui para este jovem estudante. Segundos depois, Ryuk, um Shinigami (Deus da Morte) aparece diante de Yagami. Ele era o verdadeiro portador do Death Note, mas agora que Light o encontrou, o Shinigami só poderá reaver o caderno quando Light morrer e até lá terá de o acompanhar.

Enganados estão aqueles que pensam que Light se irá assustar. Pelo contrário, rapidamente este decide aceitar o que lhe aconteceu, considerando mesmo uma dádiva dos Deuses.

Rapidamente os testes ao Death Note são feitos e os planos traçados. Está em marcha o projecto do novo Deus, Kira (pseudónimo utilizado por Light), que irá acabar com todos os criminosos do planeta. Tudo parece bem encaminhado até ao momento em que L aparece. Um detective famoso por resolver os casos mais importantes da polícia pelo anonimato e que foi agora chamado para investigar o porquê de tantos criminosos mortos assim do nada.

Mesmo com o poder do Death Note, o jovem Yagami irá ver os seus planos ruírem perante um adversário tão astuto e inteligente. O que irá Light fazer então? Tentar matar alguém que nem sequer se encaixa no seu conceito de criminoso? Uma escolha terá de ser feita. Será que o jovem Yagami irá pôr a mão na consciência perante esta situação? Ou irá deixar-se absorver pelo poder do Death Note?

 

Death Note

 

Ambiente e Enredo

Apesar de estarmos no mundo da ficção, Death Note acaba por retratar o que se passa na sociedade actual. Uma sociedade assolada por crimes e tragédias de toda a espécie. Detectives e polícias lutam por manter a paz. Criminosos e ladrões pelo caos.

Com este plano de fundo, esta série tenta-nos pôr a pensar se vale a pena sujar as mãos para fazer justiça. Se é correcto fazê-lo ou se devemos manter o bom caminho porque é a única maneira. Uma série de questões deste tipo são abordadas, que lá no fundo nos deixam interrogações sobre o que é certo e o que é errado. Não só para nós, mas também para a sociedade.

Além disto, Death Note, tal como a maioria que envolve masterminds, consegue absorver-nos de uma forma impressionante. O suspense e a dúvida que são criados durante os episódios e as interrogações que ficam no final de cada um são factores determinantes neste aspecto.

A enriquecer os parâmetros do enredo, e na impossibilidade de passar despercebida, está uma belíssima banda sonora que se ajusta de maneira perfeita a todos os acontecimentos. O mesmo se pode dizer da parte visual que encaixa na nossa realidade. A concepção das personagens, com excepção dos Shinigamis, assemelham-se a nós – Seres Humanos – e os planos de fundo repletos de tom cinza transmitem indirectamente os géneros de suspense e mistério que melhor caracterizam esta produção.

 

Death Note | As Personagens

No resumo da série falamos essencialmente de Light Yagami, Ryuk e L. Mas outras personagens de grande importância irão surgir ao longo dos 37 episódios que compõem este Anime. Temos Near e Mello que são mais dois masterminds. Misa Amane, que irá trazer um pouco de romance à história cativando assim outro tipo de espectadores. Também outros Shinigamis irão aparecer como Rem ou Sidoh. Acrescento ainda a família de Light, que indirectamente acabará por influenciar as suas decisões em certas alturas. Ficam ainda por referir muitas outras que deixo para quando virem a série.

 

Death Note - Ryuk

Ryuk

 

Death Note | Juízo Final

Na minha opinião, Death Note é daqueles animes que cativa qualquer pessoa. Se alguém que não vê anime tivesse que ver um por qualquer razão, então eu recomendaria imediatamente Death Note. Não é o único como é óbvio, mas é daqueles que mostra às pessoas o quanto elas estão enganadas no que toca ao conceito de Anime.

Se duvidam da minha palavra, então vejam e depois tirem as vossas próprias conclusões. Ver Death Note é uma sugestão que vos deixo quer gostem de anime ou não, pois contam-se pelos dedos o número de produções que conseguem chegar aos níveis de qualidade desta série. Tenho dito!

Quem já viu pode sempre partilhar a sua opinião connosco e com os outros leitores do ptAnime na secção de comentários.

 

 

Comentários do Facebook




Renato Sousa
Licenciado em Engenharia Informática. Adora ver Anime e Liderar este Projeto. Colecionador de DVDs, Blu-rays, Mangas, Livros e Videojogos. Viciado em Corrida.







Também deverás gostar de




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Outras Histórias
Novo Opening One Piece | We Go Foi confirmado pela revista semanal japonesa Shonen Jump que One Piece vai ter uma nova abertura. Esta vem marcar o fim da saga...
Partilhas