A curta anime da Production I.G, Pigtails que se baseia na obra manga de Machiko Kyō, Mitsuami no Kami-sama (Braided Pig-Tail Deity), venceu o Diamond Award na categoria de Filme Animado nos 2016 California Film Awards. O vencedores foram anunciados no dia 6 de janeiro.
A curta teve a sua estreia internacional em abril, no WorldFest Houston International Film Festival, onde venceu o Platinum Remi Award na categoria Classic Cel Animation. O 20º. anual Fantasia International Film Festival também exibiu a curta, entre 14 de julho e 3 de agosto, em Montreal.
Curta Anime da Production I.G vence Diamond Award – Pigtails:
A Production I.G descreve a curta:
A terra abanou. O mar rugiu. E depois… Existe uma pequena casa solitária à beira-mar. Uma rapariga de trancinhas está a viver lá, sozinha, desde aquele dia. O correio já não é entregue, mas ainda esta manhã, ela está a estender a roupa, como habitualmente.
A animação de 28-minutos integrou uma produção mix-media em palco, apresentada em Tokyo em outubro 2015. Yoshimi Itazu (diretor de animação chefe de Miss Hokusai) comandou a curta, sendo a sua estreia directorial.
A produção de palco combinou leituras de argumento, animação, música, e arte em areia para apresentar a história. A Production I.G foi co-produtora da encenação, e tem direitos internacionais pela peça completa, mas irá forcar-se, apenas, na parte de animação.
O manga original é uma reflexão de sentimentos pessoais de Kyō-sensei, relativos ao tsunami e terramoto de 11 de março, apesar de nunca ser explicitamente afirmado na história, por consideração àqueles afetados pelo desastre.
Kyō-sensei publicou o manga na, agora “defunta”, Jump X (Jump Kai) da Shueisha, em 2013, e a editora publicou o primeiro e único volume compilado da obra, no mesmo ano. O manga venceu um prémio no 18º Annual Osamu Tezuka Cultural Prize, em março 2014.
Fonte: Anime News Network