Aquando a estreia de Demon Slayer Mugen Train – O Filme nos cinemas portugueses tive o privilégio de o ir ver. Sim, privilégio. A experiência foi inesquecível e, mesmo tendo lido a manga, a natureza dos acontecimentos deste arc tiveram uma força em mim que me surpreendeu.
Quando soube que “dividiriam” o filme em 7 episódios com algumas melhorias e cenas extra senti-me um pouco indiferente face a essa “novidade”.
Afinal, o que havia para melhorar em algo já tão bom?
Demon Slayer Mugen Train Arc – Valerá a pena assistir à série?
Melhorar a história não estava a ver como o iam fazer sem alterar o material fonte, só se alongassem um pouco mais a presença de Rengoku – dado que a senti mais no manga do que no filme. Ainda assim, um pormenor difícil de concretizar tendo em conta o material fonte. Seriam as cenas extra assim tão relevantes? Iriam melhorar a animação? Mas como se ela é PERFEITA?!
Posto isto, existirá algo que a série poderá adicionar que quem viu o filme tenha que assistir também à série anime?
Demon Slayer Mugen Train Arc – Valerá pena assistir à série?
Resposta rápida para quem não quer ler mais: não, com excepção do primeiro episódio…
Resposta mais longa: depende se querem rever ou não este maravilhoso arc com um opening e ending maravilhosos e com cenas finais extra muito fofinhas.
A partir daqui irei incluir spoilers. Se quiseres ler a minha análise SEM SPOILERS entra AQUI.
Salvo o primeiro episódio, não-canon, não senti que existisse qualquer tipo de adição narrativa ao filme. Houve uma ou outra cena que senti mais longa e, pelo que pesquisei, é verdade! Até vos deixo aqui o link de um artigo muito completo com a descrição de todas as cenas que a incrível equipa da Ufotable adicionou a esta série.
De qualquer das formas, e dado que já assisti o filme há algum tempo, não senti qualquer diferença na história. Não houve nada que sentisse: “É isto! Que bom que adicionaram”. Claro que as cenas extra do final de cada episódio foram um bónus com teasers interessante e com as personagens em formato chibi ou modo “recort” tudo extras fofos mas nada mais que isso.
Demon Slayer Mugen Train Arc – Episódio 1 no-canon
Agora o primeiro episódio… ai mãe… Assistir aquilo tendo visto o filme é de partir o coração. “Quando voltar passe por aqui (Rengoku)”… Noooooo – malditas cebolas….
Foi um bom primeiro episódio, genuinamente que gostei. Não só pelo feeling embebido em torno da GRANDE personagem que é o Rengoku mas porque, de facto, fazia sentido a autora ter escrito algo assim para dar um maior contexto à personagem, ao seu pai, no fundo ao contexto familiar algo que será importante no episódio final quando Tanjirou visita a família do Hashira de fogo.
Tal como todos os outros episódios, também o primeiro foi impecavelmente animado, com cenas de luta de suster a respiração e com um vilão que se enquadra dentro da história canon. Mais, personagens, momentos que se parecem pertencer à obra original! Não quero revelar mais para não spoilar este primeiro episódio porque adorei aperceber-me da genialidade da escrita deste guião e do quão bem ligaram-no com um dos momentos mais emblemáticos desta personagem: Rengoku a comer ramen – UMAI!!!
Em suma, conseguiram adicionar um episódio que, se não tivesse lido a manga acreditaria piamente que se tratava de um capítulo não adaptado do filme, só para terem ideia! Um episódio must see da franquia e que, na pior das hipóteses, quem já assistiu ao filme irá soltar aquela lágrima de despedida de uma das personagens mais carismáticas de Demon Slayer.
Assisti ao filme Demon Slayer Mugen Train Arc – Valerá a pena assistir à série também?
Não me vou repetir quanto à análise do conteúdo do arc, caso queiram saber mais SEM SPOILERS sugiro que leiam a minha análise ao filme Mugen Train Arc: AQUI.
Agora com spoilers!
O que vi a funcionar como filme confirmei que funciona igualmente como anime com a diferença em que as paragens entre episódios só aumentam o suspense para o que há de vir. Por exemplo, apesar de saber perfeitamente o que as cenas que viriam a acontecer, vi-me envolvida de novo:
- gritei quando Tanjiro cortou o pescoço pela primeira vez,
- delirei com Inosuke a ser badass;
- a minha ansiedade atingiu valores perigosos enquanto esperava pelo momento que sabia que ia acontecer – quando o demónio enganou Tanjirou para fazê-lo suicidar-se sem querer na vida real;
- choraminguei por antecipação quando, no final de terem morto a Lower Moon 1, o horizonte ainda estava escuro…
- E a batalha final… chorei que nem um bebé, no shame, just facts.
Eu AMO este arc. Já foi dos meus preferidos em manga, em filme babei, repetir em formato série veio apenas confirmar o quão bom este Mugen Train é.
Demon Slayer Mugen Train Arc – Juízo final
Demon Slayer pode ter muitos defeitos em termos de material de fonte, mas é uma obra incrível e que me faz apaixonar por ela sempre que me atrevo a revê-la. Como todo o arc é construído de forma a assumirmos o “happy ending“ para no final dar-nos uma chapada emocional proporcionou-me das melhores experiências manga/anime que tive o prazer de ler/assistir nos últimos anos.
Lembro-me bem de no manga estar super na descontra a voltar a página a achar que tudo acaba bem e que vão todos treinar com o Rengoku para, de repente, dar de caras com quem menos queria: a terceira Lua Superior. Ainda assim, fiquei na esperança de que no final o Hashira mais good guy ever fosse triunfar. Afinal era dos mais poderosos e badass, o que poderia dar errado?
Mas aí surge uma das maiores – na minha humilde opinião – surpresas de Demon Slayer: a morte de Rengoku. A personagem que todos ficamos a adorar após este arc. Para escarafunchar a dor e nos fazer soluçar de emoção, os gritos de Tanjiro enquanto que o COBARDE do demónio fugia… sim, Rengoku venceu!!!
E ali, com Tanjiro a chorar, Inosuke a soluçar e Rengoku a morrer, temos uma das cenas emocionalmente mais fortes da série. No final, ainda revemos todos os Hashiras a receber a notícia da morte do Hashira de Fogo, e termina com o ending do filme com a música da Lisa no fim. #Lisaévida
Rever Rengoku? Bora!
Agora, emocionei-me menos por estar a rever em anime? Nope, solucei igual, chamei a besta demoniaca de cobarde juntamente ao Tanjiro, e chorei ainda mais por ver o durão do Inosuke a afogar-se em lágrimas.
Por isso, quando me perguntam se vale a pena assistir, sim, vale! Porque não haveria de ser igualmente bom rever algo por si bom com cenas extra e uma animação ainda mais polida? Se tiverem tempo e quiserem chorar-se todos de novo, façam um favor a vocês mesmos e vejam! Caso não pretendam perder tempo e queiram saltar logo para o que há de novo, vejam o primeiro episódio, é worth it!
Análises
Demon Slayer Mugen Train Arc
No final da primeira temporada da série Kimetsu no Yaiba vemos Muzan a matar todos os Lower Moon excepto um, Enmu, o Lower Moon 1. Entretanto, Tanjiro e companhia recebem uma missão: acompanhar o Hashira/Pilar do Fogo numa investigação sobre o comboio do Infinito.
Os Pros
- Rengoku
- Voice Acting
- Animação
Os Contras
- Precisamos de mais Rengoku!